Com o segmento de lojas virtuais indo de vento em popa, tornou-se essencial pensar em estratégias para manter a competitividade do negócio. E não podemos ignorar os investimentos em inovação quando o assunto em questão é venda on-line! Sendo assim, reunimos, neste post, três tendências de e-commerce para 2018.
São ferramentas e inovações já populares no nosso país e que, em pouco tempo, serão decisivas para o sucesso de empreendedores virtuais. Confira!
O que você verá no artigo:
1. Chatbots
Os chatbots estão claramente ligados ao conceito de comércio conversacional. Esse mecanismo utiliza apps de troca de mensagens — Facebook Messenger, Twitter e Whatsapp — para automatizar diálogos e efetuar vendas.
Os bots podem realizar atividades de rotina, como responder a perguntas simples ou frequentes dos consumidores, e tarefas mais complexas, como a oferta de um produto específico. Esse último exemplo é possível por conta da inteligência artificial. Dependendo da configuração dos chatbots, eles podem examinar o histórico de relacionamento do cliente com a marca e descobrir normas de comportamento no público.
Ao investir nesse tipo de tecnologia, sua empresa consegue reduzir os custos de operação e também elevar o nível de satisfação da clientela, uma vez que o atendimento é realizado rapidamente sem nenhuma espera por um atendente.
2. Aplicativos mobile
Se você achou que iríamos falar de sistemas que funcionam como varejo on-line se enganou completamente. Pois as maiores lojas já contam com seus próprios aplicativos de venda.
Uma das tendências de e-commerce, entretanto, nada tem a ver com isso. O propósito é fomentar a possibilidade de seu negócio investir em softwares mobile com outras intenções, como entreter e encorajar o relacionamento entre os clientes.
Sua marca pode ter uma solução, por exemplo, para que o usuário possa gerenciar seus pontos de fidelidade, outra com uma comunidade de consumidores de uma mercadoria popular da loja ou com algum jogo para melhorar o engajamento com o público. Enfim, fazer uso da criatividade para ampliar a experiência com as pessoas que entram em contato com sua loja por meio de dispositivos móveis.
3. Softwares especializados em gestão
Para que os e-commerces garantam serviços cada vez mais eficientes e otimizados, os softwares de gestão devem ser adotados com mais frequência em 2018. O intuito disso é diminuir a incidência de falhas humanas e agilizar processos.
Entre as diversas operações que podem ser automatizadas sem perder a qualidade, estão:
- previsão de preferência dos clientes, identificando automaticamente os itens com maior visualização e conversão;
- precificação, considerando os custos, a definição de preços e a busca atual por alguma mercadoria;
- integração do e-commerce com sistemas de logística, mantendo os clientes informados sobre as entregas;
- emissão e envio de boletos e de notas fiscais;
- controle das contas a pagar e a receber;
- detecção de fraudes, diminuindo os riscos para os empreendedores;
- gerenciamento de estoques;
- algumas abordagens de marketing, como o retargeting, por exemplo, que engaja os usuários que já visitaram sua loja;
- recomendação de soluções para os consumidores, apresentando mais informações para melhorar a segmentação de ofertas durante a navegação.
Se as tendências de e-commerce para este ano forem implantadas no seu negócio, você certamente terá sucesso nessa empreitada.
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