cliente de e-commerce

Cada dia que passa mais mais cresce o número de cliente de e-commerce, o que é uma boa notícia em geral. Contudo, o custo de aquisição de novos clientes é alto e nem sempre se pode bater a concorrência. Portanto, quanto mais estratégias para reter e fidelizar clientes o e-commerce possui, melhores as chances de manter um negócio sustentável ao longo do tempo. Sem a necessidade de grandes investimentos em publicidade e marketing.

Estudos apontam que converter um novo cliente pode ser até 5 vezes mais caro do que manter um cliente atual satisfeito. Ou seja, quem não investe na fidelização dos seus clientes está perdendo dinheiro sem necessidade! Para te ajudar a fugir dessa cilada, vamos te dar hoje 6 dicas para fidelizar cliente de e-commerce e deixar de jogar dinheiro pela janela. Pronto para potencializar seus resultados?

Destaque-se no pós-venda

O pós-venda é essencial para a fidelização do cliente de e-commerce. Se você envia o produto, mantém o cliente informado sobre a entrega e ainda pede um feedback sobre a compra, está investindo no relacionamento com o seu cliente.

Para isso, use formulários simples, com poucas perguntas — como, por exemplo. O que ele achou da navegação na sua loja virtual. Como foi a experiência de compra. Se o produto chegou em perfeitas condições e se ele está gostando do produto. Além de se sentir valorizado, isso vai fazer com que o cliente entenda que o e-commerce se preocupa com sua satisfação. Um diferencial que poucos negócios demonstram.

Cuide do envio do produto

Ao enviar os produtos para o cliente, tenha a certeza de inseri-los em caixas bem protegidas, que não sofrerão danos graves no transporte. Não se esqueça de manter os produtos firmes dentro das caixas. Com proteção para que não sofram avarias.

Se o seu e-commerce trabalha com caixas personalizadas, é possível utilizar uma segunda caixa mais resistente para evitar que a imagem da sua empresa, estampada na caixa e na mente do cliente, seja comprometida.

Proponha bônus por fidelidade

Para que os clientes se tornem fiéis ao seu e-commerce, você pode oferecer bônus depois de determinado número de idas à loja. Como no caso dos restaurantes em que o freguês ganha uma refeição depois de se alimentar nele por determinado número de vezes. Assim, quanto mais ele comprar, maior o bônus e maiores os seus rendimentos.

Envie brindes para os clientes mais fiéis

Clientes fiéis devem ser valorizados, por isso, se você tem algum produto parado em estoque e que possa estimular os seu cliente de e-commerce mais fiel a fazer uma nova visita, não hesite em enviar um presentinho para ele. A surpresa em si já é bastante agradável e vai fazer com que os seus clientes não se esqueçam do seu e-commerce na hora de fazer novas compras.

Utilize as redes sociais para aprofundar os relacionamentos

Quando falamos em fidelização, falamos de relacionamento com o cliente, e nada melhor para estimular esse diálogo do que uma boa presença nas redes sociais.

Compartilhe informação de qualidade com os seus seguidores. Divulgue promoções. Pergunte sobre preferências e mantenha-se informado sobre tudo o que seu público fala na internet através das ferramentas de monitoramento. Quanto mais você conhecer o seu público, mais fácil agradá-lo e fidelizá-lo.

Conceda frete grátis

O preço do frete é um dos grandes vilões dos e-commerces. Pois fazem com que muitos clientes desistam da compra online. Sendo assim, conceda frete grátis para compras que superem determinado valor. Estimulando não só o aumento do ticket médio do seu e-commerce como também a fidelização dos seus clientes. Pois eles consideram o frete grátis um benefício.

Lembre-se: fidelizar é surpreender, cuidar e mimar o seu cliente para que ele não se decida pela concorrência. Quanto mais estratégias você desenvolver, mais chances de construir uma base sólida de clientes fiéis você terá.

Quer continuar aprendendo sobre como fidelizar o cliente de e-commerce? Acompanhe nosso blog toda semana e aproveite nossas dicas!