Existem diversos processos que os gestores, especialmente os do meio digital, precisam dar atenção. Um desses quesitos é a segurança digital do site. É fundamental ter esse processo para evitar qualquer tipo de risco referente aos dados sensíveis de clientes, como cadastros, fluxos, lucros e despesas, além das informações de produtos e fornecedores.

Em qualquer negócio, o andamento contínuo das operações é de grande relevância. Para que isso aconteça sem grandes dores de cabeça ou prejuízos, dedique tempo na segurança do seu site e sistemas.

Quedas e falhas em um site afeta os usuários, atrasam vendas e geram grandes prejuízos, por esse e outros motivos a infraestrutura precisa ser otimizada e segura.

Pensando nisso, escrevi esse artigo com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas sobre segurança digital para sites.

As incidências ocorrem com mais frequência em plataformas open-source. As demais normalmente possuem uma gerência mais robusta e garantem diversos dos serviços citados aqui para a segurança do cliente. A maioria dos ataques acontece com a exploração de códigos inseguros.

Elementos da segurança digital:

  • Proteção: sistema que protege seu site, fazendo monitoramento e controlando o tráfego.
  • Detecção: faz o escaneamento e monitoramento de códigos e de banco de dados em busca de malware e falhas de segurança.
  • Resposta: a resposta consiste em remover ameaças, como malware, backdoor e phishing.

Tipos de ataques:

  • Força bruta: esse processo consiste em tentar adivinhar as senhas até encontrar a combinação certa.
  • Backdoor: recurso utilizado por malwares para garantir acesso ao um site, rede ou sistema.
  • DDOS: utiliza computadores “zumbis” para gerar tráfego falso até que um site fique fora do ar.
  • Ataque no host: quando um host é mal configurado ou utiliza softwares desatualizados.

segurança digital

Monitoramento de site

Um sistema ou site seguro é primordial para manter seus dados protegidos, evitando qualquer invasão e roubo de informações confidenciais. é importante investir em sistema de monitoramento.

Com esse serviço, é possível monitorar a infraestrutura do seu site 24 horas por dia. Facilitando as ações preventivas caso sofra algum ataque.

Tenha o acompanhamento de backups, alertas de consumo de recursos e de ataques, e notificações importantes, como por exemplo, uma parada no serviço.

Uso de Firewalls

Proteger seu site ou sistema pode parecer uma tarefa difícil, mas não é. O processo pode ser simples se você proteger sua infraestrutura e o planejamento for feito antes do sistema ser implementado.

O Firewall é a forma mais eficaz de proteger seus dados, pois é ele que bloqueia ameaças e ataques na sua rede. Ele protege seu sistema de todos tipos de spam, malwares, worms, trojans, spyware e outras ameaças.

Com o uso do Firewall é possível proteger seu site com a prevenção e detecção de vírus ou roubo de informações sigilosas. O uso de uma política de segurança digital robusta garante o máximo de segurança no seu ambiente.

segurança digital

A importância do backup

O serviço de backup permite que você tenha uma cópia dos seus dados em um ambiente seguro. Em caso de perda de dados, uma restauração pode ser feita de forma rápida, segura e prática.

Caso algum problema aconteça, como por exemplo perder todos os dados do seu site, o backup será seu grande aliado. Com alguns passos é possível recuperar todos os dados.

O Cloud Backup pode ser feito em data centers espalhados pelo mundo, garantindo ainda mais disponibilidade e segurança.

Melhores práticas de segurança digital

Garantir que um site ou sistema seja impenetrável não é possível, mas você pode usar camada de segurança para se proteger.

Software atualizado

A cada atualização lançada por um sistema, são feitas correções e melhorias. Essas correções podem ser a garantia de um melhor desempenho de segurança digital.

Fique atento as novas atualizações e assim que for lançado uma nova versão, procure fazer backups, caso algo de errado aconteça.

Proteja o banco de dados

O banco de dados é o um dos itens principais do seu site, independente se for blog ou loja virtual. É nele que estão informações sobre clientes, fornecedores  e, em alguns casos, financeiras.

O primeiro passo para proteger um banco de dados é registrar apenas informações necessárias, pois isso evita que dados estranhos possam causar danos. Claro que outros dados também podem ser salvos, desde que com estratégias de confidencialidade adequadas.

Recomendo também utilizar senhas fortes para acessos em dados sensíveis. Uma boa dica é usar tipos diferentes de caracteres, como letra maiúscula, minúscula, numérico e alfanumérico.

segurança digital

Procure falhas

Há diversos pontos de riscos em qualquer sistema, e procurar ou monitorar falhas e vulnerabilidades é essencial para protegê-lo. Procure localizar os pontos de riscos e quando encontrados, faça um planejamento para se proteger.

A rapidez com que você ou sua equipe reconhecem e respondem a uma falha determinará o tamanho dos danos causados.

Tipos de vulnerabilidades mais comuns:

  • Cross Site Scripting (XSS);
  • Ataques de Injeção SQL;
  • Software Desatualizado;
  • Métodos Bad GET ou POST;
  • Falsificação de Solicitações entre Sites (CSRF);
  • Execução Remota de Código;
  • Login Form Bypassing;
  • Exploits de Dia-Zero.

ERP Seguro

A utilização de um ERP seguro é o fator decisivo na hora da contração. A segurança nesse tipo de sistema deve ser priorizada, já que é nele que são armazenados dados importantes de clientes, fornecedores e financeiro. Portanto, opte por um sistema com antivírus, firewall e backups.

Se quiser saber mais sobre assuntos relacionados a segurança digital e infraestrutura, acesse o blog da SECNETUm grande abraço e até a próxima!

*Conteúdo produzido por Gustavo Kennedy Renkel da SECNET.