O sonho de muito brasileiros é ter seu próprio negócio. Porém, existem alguns passos básicos que devem ser seguidos para não ter problemas futuros com seu empreendimento. Para isso é importante que você saiba como abrir uma empresa!

Para que o desenvolvimento do seu negócio seja um sucesso, é necessário planejar-se e, analisar previamente as possibilidades.

Pensando nisso, separamos um passo a passo para você! Continue lendo e descubra o que é necessário para abrir uma empresa.

1. Análise de viabilidade

Antes de qualquer coisa, você precisa verificar a aplicabilidade do seu negócio. Para isso, se faça as seguintes perguntas:

  • existe mercado para o meu produto?
  • quem são meus clientes?
  • quem são meus principais concorrentes?
  • onde será o local da minha empresa?

Com essas questões respondidas, agora é a hora da análise financeira. Você precisa estar ciente do quanto será necessário para o início do seu empreendimento.

Portanto, é preciso fazer um diagnóstico minucioso dos custos, das despesas e, uma projeção das receitas. Além de identificar quanto você precisará para investir no seu negócio, é importante você saber de onde será gerado esse capital.

Os recursos para o capital social serão próprios ou de terceiros? Lembrando que quando falamos em capital de terceiros, significa adquirir empréstimos ou financiamentos, ou seja, dívidas.

2. Registro da empresa

Agora que seu planejamento está pronto, vamos para a parte prática. A formalização do seu negócio é o pilar para o início das atividades. Portanto, pesquise toda a documentação necessária para estar formalizado.

Quando falamos em formalização é imprescindível lembrar que a documentação vai desde as exigidas pelo município até as esferas federais.

Contrato social

Basicamente, é o resumo de tudo que representa a empresa. Nele constarão os dados pessoais dos sócios e o capital social da empresa.

Assim como a classificação das atividades da empresa, essa etapa é muito importante, pois representa os serviços que a empresa vai desempenhar. A partir disso, é necessário classificá-la conforme o CNAE (Classificação Nacional de Atividade Empresarial).

É no contrato social que será definido o tipo de sociedade, as mais comuns são:

  • sociedade limitada (Ltda.);
  • sociedade anônima (S/A);
  • microempreendedor individual (MEI);
  • sociedade individual;
  • empresário individual.

Outro fator que deverá constar no contrato social é o regime tributário, vale lembrar que esse é um dos itens que possui um dos maiores encargos sociais. Por isso, um estudo aprofundado do melhor regime tributário para a empresa pode significar uma economia no recolhimento dos impostos.

Junta Comercial

Apenas depois de efetuado o registro na Junta Comercial é que a empresa existirá oficialmente.

Nesse momento, é necessário que você tenha definido o nome da empresa e que seu contrato social já esteja pronto. Portanto, lembre-se que é necessário fazer uma consulta prévia do nome que você quer usar para a sua empresa, ou seja, verificar se já não existe alguma empresa com esse registro.

Alvarás e licenças

Com o registro pronto e com a solicitação do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) já efetuada, é necessário providenciar os alvarás e as licenças pertinentes ao seu ramo de atividade.

O alvará de funcionamento é a autorização a nível municipal para abrir as portas da sua empresa. Porém, para obter esse alvará você precisa verificar diretamente com a prefeitura de sua cidade as particularidades exigidas.

Se seu ramo de atividade é do comercio, de comunicação, de energia, de transporte intermunicipal e interestadual ou uma indústria, você precisará de uma inscrição estadual.

Vale lembrar, que as autorizações ou licenças são particulares e intransferíveis de cada empresa. Assim como as exigências podem variar entre diferentes cidades e atividades desempenhadas.

Parece bem burocrático não é mesmo? Mas, com a ajuda de um profissional capacitado, você estará bem assessorado para tomar as melhores decisões sobre o seu negócio.

Agora que você já sabe como abrir uma empresa. Leia sobre como ser um empreendedor e continue adquirindo conhecimento para o seu sucesso profissional!