A Mozilla planeja abandonar o suporte para todos os plugins NPAPI (Java) quando o Firefox versão 52 for lançado. Em março de 2017. A mudança irá afetar quem utiliza o navegador Mozilla Firefox com acesso ao hardware via navegador (Verifique em preferências, configuração de Certificado Digital).

O que muda com o fim do suporte aos applets Java no Firefox

Com o fim do suporte aos plugins NPAPI’s, as aplicações web que utilizam a plataforma baseada em applets deixarão de funcionar. Atualmente, a tecnologia é utilizada para emissão de Nota Fiscal eletrônica (NF-e) por meio de certificados do tipo A1 ou A3 (cartão e token).

Leia também: O que é Certificado Digital e quais suas exigências?

Alternativas para emitir NF-e

Para continuar emitindo notas fiscais por esse meio, é necessário alterar o método de acesso ao seu Certificado Digital. Em “Configurações de Certificado Digital”, é necessário realizar os procedimentos para alteração do método de acesso ao hardware. Alternando do modo “navegador” para “aplicação”.

O passo a passo para instalação da aplicação pode ser encontrado em nossos manuais (confira aqui).

emita-nota-fiscal-eletronica-pelo-bling

Sistemas operacionais compatíveis com a aplicação

Atualmente o Bling disponibiliza a aplicação para os sistemas Windows, Linux e macOS.

Em relação aos demais brownsers, o Google Chrome já não permite o uso deste tipo de plugin e o Microsoft Edge também indicou que em breve abandonará o suporte.

Agora que você já sabe como emitir NF-e após o fim do suporte aos applets Java no Firefox. Que tal ler nosso conteúdo sobre o que são notas fiscais denegadas?