Um dos principais desafios na vida de um empreendedor é acompanhar as tendências do mercado e saber se utilizar das ferramentas para obter vantagem competitiva frente à concorrência. 

Por este motivo, hoje apresentamos a você um conceito inovador, capaz de oferecer uma série de benefícios para seu negócio, seja ele um comércio virtual ou um estabelecimento físico. 

Estamos falando do cloud computing. Quer saber mais sobre isso? Então, continue lendo para tirar todas as suas dúvidas e descobrir como implementar essa tecnologia na sua empresa!

O que é cloud computing?

Cloud computing é um modelo computacional que permite o uso, compartilhamento e gestão de recursos, informações e aplicativos sem precisar instalar os programas no computador. 

Ou seja, você consegue acessar os programas que usa no dia a dia pela internet, e ter acesso a todos os dados, pois eles ficam armazenados em “nuvens”.

É exatamente por manter as informações salvas em servidores que surgiu o termo cloud computing, que significa computação em nuvem. 

Pode ser que inicialmente você não reconheça o termo, mas com certeza já fez e faz uso de alguma tecnologia em nuvem, como o Google Drive, Dropbox e Microsoft Office Online

Esses programas são comuns na rotina de muitas empresas que, mesmo sem saber, já utilizam a computação em nuvem. 

Leia também: Home Office: Como um sistema de gestão te ajuda a gerenciar todas as tarefas sem sair de casa

Quais as vantagens do cloud computing para as empresas?

Entre os principais benefícios do cloud computing para as organizações, podemos citar: 

  • redução de custos;
  • maior agilidade nos processos;
  • melhoria na gestão;
  • flexibilidade no uso dos recursos;
  • maior geração de valor;
  • aumento da vantagem competitiva no mercado. 

A seguir, confira cada um desses ganhos em mais detalhes. 

Redução de custos

Reduzir custos é um processo essencial para as empresas, especialmente em períodos de crise. Nesse cenário, esse tipo de computação pode oferecer um grande benefício. 

Afinal, você não precisará se preocupar com altos investimentos na criação e manutenção de um data center, já que as informações empresariais serão geridas em um servidor na nuvem.

Além disso, os gastos com equipes de TI e com compras, implementações e manutenções serão drasticamente reduzidos. Um time enxuto dará conta do recado, e poderá focar no core business da empresa.

Agilidade nos processos

Outra vantagem dessa tecnologia é o ganho em agilidade. 

Como isso acontece? É simples: caso você precise adicionar novos recursos de TI para a gestão de seu negócio, basta ativá-los em poucos minutos, por meio do seu provedor de computação em nuvem. 

Além disso, a computação em nuvem otimiza a realização de projetos em equipe, tendo em vista que todos os membros do time poderão ter acesso online às informações e dar andamento remoto a uma ação sempre que necessário.

Melhoria nas práticas de gestão

Com a possibilidade do acesso em tempo real às informações gerenciais compartilhadas via nuvem, você pode aplicar um modelo de gestão mais efetivo.

Afinal, é possível acompanhar de modo integral o andamento do negócio, corrigindo falhas no momento em que elas ocorrem. Isso evita a perda de tempo com ações malsucedidas.

Flexibilidade no uso dos recursos

Como um dos benefícios do cloud computing é a redução de custos, automaticamente sobram recursos para serem usados em outras áreas

Além disso, você não precisa pagar caro em planos que não são usados diariamente. Com essa tecnologia, você pode fazer upgrades conforme as necessidades da sua empresa.

Por exemplo: imagine que seu negócio tenha um pico de vendas durante uma data comemorativa importante. É natural que, nestes períodos, você precise utilizar mais recursos do que o habitual para gerenciar a empresa, certo? 

Esta é mais uma vantagem! Por meio deste modelo de computação, você poderá aumentar ou reduzir os recursos contratados sempre que precisar, sem adquirir licenças de alto custo.

Maior geração de valor

Ao optar por esse modelo, você pode concentrar os esforços de sua equipe no desenvolvimento de projetos que ampliem os ganhos da empresa e tragam diferenciais para a marca. 

Afinal, seus colaboradores não precisam mais se preocupar com a manutenção de um data center ou questões de infraestrutura tecnológica.

Aumento da vantagem competitiva no mercado

Por fim, todos os benefícios do cloud computing, em conjunto, podem ser traduzidos no aumento da competitividade diante do mercado

Com a redução de custos, otimização da gestão de processos e concentração no core business empresarial, certamente seu negócio ficará mais forte e poderá crescer.

Cloud computing é seguro? 

Por ser um modelo de computação diretamente relacionado com a internet, uma das dúvidas mais comuns é sobre a confiança desse tipo de computação.

Se essa também é uma questão para você, já podemos adiantar que, de maneira geral, as aplicações de computação em nuvem são muito seguras

Isso não significa que você não deva tomar cuidado ao implementá-la em sua empresa. Afinal, precaver é melhor do que remediar, certo? 

Se seu medo é o vazamento de informações sigilosas, algumas medidas que podem garantir um uso mais seguro são:

  • fazer manutenções recorrentes para minimizar o risco de ameaças;
  • ter controle de acesso de dados para permitir que somente pessoas autorizadas acessem determinados dados e documentos;
  • gerenciar o acesso e conceder as permissões necessárias para cada colaborador conforme sua área de atuação na empresa;
  • investir em criptografia de dados para proteger suas informações nos programas na nuvem. 

Leia também: Loja segura: saiba como manter sua segurança online

Como usar o cloud computing no dia a dia?

As principais formas de utilizar a tecnologia em sua empresa são:

  • Infraestrutura como Serviço (IaaS);
  • Plataforma como Serviço (PaaS);
  • Software como Serviço (SaaS).

Basicamente, esses são serviços e ferramentas em nuvem que você pode implementar em sua empresa. A seguir, veja mais sobre cada uma delas.

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

O IaaS é como uma “assinatura de infraestrutura” para a transmissão e armazenamento de dados

Ou seja, sua empresa não precisa ter um servidor físico, pois as informações são guardadas na nuvem. 

A vantagem desse serviço é que você só paga pelo que usar, conforme a sua demanda. Diferente do modelo físico, em que é preciso investir mesmo que não seja usado totalmente. 

Plataforma como Serviço (PaaS)

Já o PaaS funciona como um serviço de desenvolvimento por demanda. Ele é indicado para empresas que precisam criar programas próprios, mas não querem investir nem monitorar ou atualizar a plataforma. 

Nesse caso, o time de TI da empresa desenvolve o sistema, mas o acompanhamento e possíveis manutenções ficam por conta da infraestrutura escolhida.

Software como Serviço (SaaS)

O Saas nada mais é do que a contratação de softwares sem precisar comprar licenças de uso. Nesse caso, a empresa paga pela assinatura do sistema e usa diretamente na internet. 

Esse modelo de computação é interessante porque reduz o custo com a compra, instalação e configuração de licenças. 

É importante lembrar que só é possível acessar o sistema se estiver conectado a uma rede. 

Um exemplo de SaaS é o ERP do Bling!, que você pode acessar online e fazer a gestão de toda a sua empresa em um único lugar. 

Conheça o ERP do Bling!

Agora que você sabe o que é computação em nuvem, que tal conhecer um sistema de gestão que pode facilitar a administração do seu negócio?

Com o Bling!, você pode:

  • fazer uma gestão financeira integrada;
  • emitir notas fiscais de forma descomplicada;
  • manter um controle eficiente do estoque;
  • fazer integrações logísticas estratégicas;
  • organizar o cadastro de clientes e fornecedores;
  • e muito mais!

Por isso, se você quer experimentar o cloud computing na prática, uma das melhores dicas é começar com um bom sistema de gestão empresarial. 

Quer saber mais sobre as funcionalidades do Bling e como elas podem facilitar o seu dia a dia? Então, confira aqui tudo o que o nosso ERP oferece!