A Black Friday é conhecida pelos consumidores como o dia de liquidações e promoções. Nesta data, as pessoas desejam comprar produtos com preços abaixo da média, em quase todos os setores do comércio. 

Por isso, as lojas virtuais e físicas têm lucrado muito desde a adesão do evento no país!

Porém, para você conseguir vender bastante, é indispensável planejar suas ações e ajudar o fluxo de trabalho para não cometer nenhum erro e ter os resultados desejados.

Quer saber como fazer isso? Então, confira as principais dicas para atrair clientes e alavancar os lucros nesse dia

Qual a importância da Black Friday para o comércio?

A Black Friday é uma tradição americana, uma data marcada pela venda de produtos em promoções e/ou com descontos. Lá fora, o dia é utilizado para queimar o estoque após o Dia de Ação de Graças.

Aqui no Brasil, a data passou a fazer parte do calendário comercial em 2010. No início, o mercado de eletrônicos era que mais faturava, mas, hoje, praticamente todas as categorias se beneficiam da campanha. 

Isso porque, além de movimentar as vendas em um mês que antes era considerado fraco, a data é vista como uma oportunidade de reduzir os estoques das lojas, e liberar espaço para os novos produtos que serão ofertados no Natal.

E tem dado muito certo! Para se ter uma ideia, nas últimas edições, a Black Friday movimentou mais de R$ 5,8 bilhões e R$ 3,1 bilhões em vendas no e-commerce em 2021 e 2022, respectivamente. 

Demais, não é? Então, se você quer aproveitar a oportunidade este ano, é hora de começar a se preparar. 

Afinal, para conseguir o resultado financeiro desejado, a experiência de compra deve ser satisfatória, desde a navegação no site, até a logística de entrega dos produtos. 

Quando a Black Friday acontece?

A Black Friday no Brasil acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Por ser um dia muito conhecido, os clientes ficam na expectativa quando a data se aproxima. 

No entanto, para os comerciantes, ela começa bem antes, com o planejamento interno e as campanhas de antecipação. 

Como preparar a loja para a Black Friday?

Para não perder nenhuma venda nessa data, é imprescindível planejar ações e colocá-las em prática antes da Black Friday. Afinal, você precisa “arrumar a casa” para receber as pessoas em sua loja física e/ou virtual. 

Não sabe como fazer isso? Fique tranquilo! A seguir, confira os principais passos para preparar sua empresa para a demanda. 

1. Faça um planejamento

Se você tem uma empresa, deve saber que o planejamento é uma etapa primordial, independentemente da data.

Porém, na Black Friday (e até mesmo em outros dias importantes) seu planejamento geral precisará sofrer ajustes significativos.

Afinal, você precisa rever cada aspecto com atenção e antecedência, como a precificação dos produtos, a logística de entrega, a emissão das notas fiscais, o preparo do estoque e por aí vai. 

Dentre esses passos, nossa dica é começar com os cálculos, ou seja, verificando o financeiro da empresa para entender a viabilidade de algumas ofertas. 

Para isso, pense nos produtos que entrarão na campanha, quais descontos irá realizar e qual será sua meta de faturamento.

Afinal, para bater de frente com a concorrência os descontos são imprescindíveis, entretanto, você precisa continuar lucrando, não é mesmo?

Se tem dúvidas sobre o assunto, confira o artigo: “Precificação de produtos: o que é e como simplicá-la” para aprender como fazer isso.

2. Revise e prepare seu estoque

Um dos maiores erros, durante uma campanha comercial tão grande, é realizar uma venda sem ter o produto disponível para entregar ao cliente.

 Afinal, isso pode arruinar a experiência do consumidor, e prejudicar a reputação da sua loja. 

Você deve lembrar que as vendas durante esse dia aumentam significativamente e, por isso, é importante ficar em alerta em relação ao número de itens em estoque.

Por isso, procure por dados das Black Fridays anteriores que sua loja virtual participou e use-os como medida para este ano juntamente de outras métricas, como a taxa de conversão; que é o percentual de visitas que se converteram em vendas.

O ideal é contar com um serviço de gerenciamento de estoque para acompanhar em tempo real a movimentação de produtos e indicadores, como o de estoque mínimo.

Esse tipo de recurso vai ajudar você a identificar o momento exato de fazer um novo pedido de mercadorias junto ao fornecedor. 

3. Treine sua equipe

O treinamento de sua equipe é mais um passo indispensável para o sucesso de sua campanha.

Garanta que eles estejam preparados para lidar com a alta demanda de atendimentos, dessa forma a chance de perder vendas ou ter problema com os clientes se torna muito menor. 

Outro ponto importante é alinhar a estratégia com todos, a equipe precisa estar em sintonia e falando a ‘mesma língua’ para ter um bom resultado.

Para facilitar, uma boa dica é fornecer um espaço para dúvidas recorrentes, como uma página de FAQ, em que as perguntas mais comuns são respondidas de forma prática, economizando o tempo da sua equipe de atendimento.

Com esses três aspectos definidos: planejamento e promoções, estoque e atendimento ao cliente, o próximo passo é pensar nas estratégias para vender mais. Abaixo, confira nossas dicas!

Como vender mais na Black Friday?

Uma Black Friday de sucesso depende de uma boa comunicação. Até porque, se as pessoas não souberem que sua loja está participando e dos descontos que está oferecendo, não irão comprar, não é?

Portanto, invista em e-mail marketing, banners, conteúdos para rede social, parceria com influenciadores e o que mais fizer sentido para sua empresa.

Os anúncios pagos também são uma boa opção para dar visibilidade às suas ofertas e te colocar à frente da concorrência. 

A seguir, veja as principais estratégias com mais detalhes! 

Faça um bom marketing para a sua campanha

O marketing digital no e-commerce é fundamental para alcançar resultados satisfatórios, seja na Black Friday ou no resto do ano. 

Afinal, ele é o meio pelo qual a sua loja virtual irá se destacar no meio de tantas ofertas nesta data, atraindo consumidores que possivelmente comprarão suas mercadorias. 

São várias as estratégias que sua loja pode usar, como:

  • SEO;
  • Inbound Marketing;
  • Anúncios;
  • E-mail Marketing;
  • Conteúdo nas redes sociais, e afins.

SEO

Search Engine Optimization (SEO) é uma ferramenta prática e econômica para impulsionar suas vendas. 

Ela consiste no uso de técnicas para que uma página ou conteúdo seja bem ranqueado no Google e outros mecanismos de pesquisa.

No caso das lojas virtuais, alguns aspectos que interferem o ranqueamento são:

  • o uso correto das palavras-chave;
  • a estrutura do site;
  • a descrição dos produtos;
  • o tempo de carregamento do site;
  • o tamanho e peso das imagens;
  • URLs amigáveis;
  • se o site é responsivo, entre outros. 

É importante lembrar que essa é uma estratégia de médio e longo prazo. Portanto, já passou da hora de rever esses pontos na sua loja virtual, se você quer colher os resultados até a Black Friday. 

Quer mais dicas sobre SEO? Então, veja o vídeo abaixo com diversas técnicas que podem ser aplicadas em seu e-commerce: 

Inbound Marketing

Essa estratégia consiste na produção de conteúdo, focada nas necessidades desejos do seu público-alvo, para oferecer seus produtos como a solução ideal.  

Ela considera todas as etapas da jornada do cliente, desde a descoberta de uma dor ou desejo, até a decisão de compra.

Dessa forma, te ajuda a se relacionar com o cliente desde as primeiras pesquisas sobre itens que serão comprados. Um tipo de contato que atrai, estreita relação e aumenta as chances de venda. 

Se você quer investir no inbound marketing para divulgar sua loja para a Black Friday, confira como essa e outras estratégias funcionam, em detalhes, no artigo: “Marketing digital para e-commerce: confira dicas para vender mais!

E-mail marketing 

O e-mail marketing permite que você dê continuidade no contato com clientes e leads interessados em suas ofertas e produtos. 

Vale a pena investir em campanhas para captação desses contatos. Uma forma de fazer isso é utilizando pop-ups de saída, as janelas que aparecem na tela do usuário quando ele está prestes a fechar o site. 

Ofereça um cupom de desconto especial para “ganhar” o endereço do visitante e manter o contato. Caso ele aceite receber conteúdos, você pode aproveitar o canal para divulgar as promoções da Black Friday.

Redes Sociais

As redes sociais são canais de comunicação muito eficientes que geram engajamento e aumentam o tráfego da sua loja online. Afinal, além de auxiliar no atendimento ao cliente, ajuda a alcançar novas pessoas. 

Você também pode usá-las para criar anúncios pagos dentro Facebook e Instagram, por exemplo. 

Seguindo essas estratégias, é possível conquistar vários benefícios, como:

  • o aumento do número de vendas;
  • maior divulgação da sua marca;
  • maior reconhecimento e autoridade dentro do seu segmento.

Dicas para a Black Friday da sua loja virtual

Agora que você sabe como organizar os bastidores e divulgar sua campanha, vamos falar sobre seu e-commerce e como prepará-lo para evitar imprevistos no grande dia. Confira!

1. Conte com uma boa plataforma 

Para que tudo ocorra bem durante a Black Friday na sua loja virtual, faça investimentos!

A Black Friday é sinônimo de muitos acessos na web. Por isso, reforce sua infraestrutura digital para que a loja permaneça no ar durante os picos de vendas e não decepcione os consumidores.

Claro que escolher a plataforma certa também influencia no rendimento da sua empresa, então, certifique-se de que a plataforma que sua loja está hospedada seja completa.

Outro aspecto importante para conferir são as integrações que ela permite, além do suporte para que você e seu negócio tenha toda ajuda que precisar.  

A iSET é uma plataforma de comércio online que ajuda seu e-commerce a lucrar mais na Black Friday, por meio de uma equipe de suporte e sucesso do cliente, sempre pensando no crescimento da sua marca!

2. Reforce a segurança do seu site

Na Black Friday de 2013, criminosos aproveitaram a data para clonar lojas online e roubar dados de cartões de crédito dos consumidores.

Esse cenário reforçou a importância da segurança nas transações financeiras digitais, sobretudo em dias como esse, que os clientes costumam ficar mais desatentos na urgência de conseguir as promoções. 

Para evitar que esta mesma história aconteça com os seus clientes, foque na segurança do e-commerce. Para isso, utilize certificados digitais, que são ótimas ferramentas para tranquilizar seus clientes e, de fato, aumentar a proteção do seu site. 

Além disso, ofereça a garantia de que os dados dos consumidores serão criptografados, impedindo que terceiros consigam acessá-los, por meio de protocolos de segurança HTTP e o certificado SSL.

3. Disponibilize canais de atendimento e suporte

Para fazer boas vendas é preciso que você escolha a plataforma certa, e que ofereça suporte aos clientes antes, durante e após a Black Friday.

Essa etapa é crucial para que tudo corra conforme o planejado, de forma fluida e positiva.

No site, ofereça o recurso de chat para que o cliente possa tirar suas dúvidas ali mesmo, sem precisar buscar por outro canal. Afinal, durante esse processo, ele pode acabar desistindo da compra.

Uma alternativa interessante é colocar um botão que direciona o usuário para o WhatsApp, por exemplo, para deixá-lo com outras opções. 

4. Melhore o layout da loja

Para essa campanha especial, invista no design da sua loja online, pois a aparência dela pode afetar sua credibilidade, de modo negativo ou positivo. 

Os usuários apenas absorvem superficialmente os pontos mais importantes da página, como o layout (aparência), banners animados ou outros itens chamativos, por isso, é importante dar atenção a estes fatores.

Aposte em um template simples, organizado, bonito e direto, além de criar banners e categorias especiais para a Black Friday.

Dessa forma, você pode melhorar a experiência de compra dos consumidores, e deixar seu e-commerce mais atrativo. 

Outro ponto importante é fazer descrições detalhadas e completas, que não deixem o cliente com nenhuma dúvida sobre o produto, além de usar imagens de qualidade e em vários ângulos do que está vendendo.

Agora você está pronto para a Black Friday!

A Black Friday apresenta muitas oportunidades de vendas, mas também uma série de desafios para o negócio. 

Por isso, é importante estar preparado para a campanha: o que envolve o controle do estoque, disponibilizar opções de pagamento, emitir notas fiscais, gerenciar a logística para fazer entregas mais rápidas, e por aí vai. 

Muita coisa, não é? Mas a boa notícia é que você pode contar com o Bling para te ajudar em todos os passos que antecedem a data e durante o grande dia.

Nele, você encontra diversas ferramentas que possibilitam o controle total da sua loja virtual, como:

  • fazer cadastro de fornecedores;
  • registrar entradas e saídas de produtos;
  • emitir as notas fiscais dos seus clientes;
  • integrar sua loja virtual aos principais marketplaces do mercado;
  • controlar e gerenciar seus envios.

Se ainda não é um cliente, faça um teste grátis e confira, na prática, tudo o que um ERP online pode fazer pelo seu negócio!