O boleto bancário é um importante método de pagamento para os e-commerces, especialmente por viabilizar a compra de quem não possui cartão de crédito.

Porém, quando seu registro não era obrigatório, as fraudes de boletos eram muito comuns. Isso prejudicava a disponibilidade desse meio de pagamento, sendo ruim tanto para os comerciantes, quanto para os consumidores. 

Felizmente, essa realidade mudou com o boleto registrado, e é sobre isso que vamos falar hoje. A seguir, veja o que é e quais as suas principais as vantagens. Para saber mais sobre isso, é só continuar a leitura! 

O que é boleto registrado?

O boleto registrado é um documento de cobrança registrado em um banco. 

Essa “associação” permite que o banco confira todas as informações do arquivo, como os dados do emissor e pagador, cancelamentos e atrasos no pagamento. 

Por ser um método supervisionado, é possível protestar o devedor em caso de atraso ou não pagamento. 

Esse procedimento gera mais custos para o emissor do boleto, já que pode ser necessário pagar tarifas pela emissão. No entanto, a garantia de recebimento é maior se comparado ao sem registro. 

Afinal, o boleto é considerado um documento oficial e pode ser usado como prova.

Em geral, esse tipo de boleto deve conter as seguintes informações:

  • Identificação do pagador e do emissor;
  • CPF ou CNPJ de ambos;
  • Endereço;
  • Valor da transação.

Leia também: Formas de pagamento: conheça as principais e seus benefícios

Quando o boleto registrado se tornou obrigatório? 

A mudança nas regras de identificação de compras começou em 2015, tornando-se obrigatória em 2018. Esse processo foi realizado pela Federação Brasileira de Bancos, mais conhecida como Febraban, com o intuito de trazer mais segurança e evitar fraudes. 

Qual a diferença do boleto sem registro?

Agora que você sabe o que é o boleto registrado pela Febraban, já consegue imaginar qual a diferença para o documento sem registro, não é?

Basicamente, o boleto sem registro é emitido pela empresa e enviado direto para o cliente, sem que o processo seja controlado por um banco. 

Isso quer dizer que o banco não sabe nada a respeito do documento, como o valor, o nome do pagador e data de vencimento, por exemplo. 

Por ter pouca interferência das instituições bancárias, esse modelo de boleto é mais barato para o emissor, já que, geralmente, só é cobrada uma taxa se o boleto for pago.

Porém, a falta do registro impede o protesto do pagamento, e pode tornar o golpe do boleto falso mais fácil. 

Por essas questões, o boleto sem registro não é mais permitido no Brasil

5 vantagens do boleto registrado

1. Mais segurança na emissão e recebimento

Os bancos passam a ser responsáveis pela emissão e gerenciamento dos boletos do e-commerce, que precisa apenas definir as datas limite de pagamento. 

Por isso, esse método de pagamento se torna mais seguro, já que, em caso de divergência de dados, é possível rastrear e averiguar a autenticidade do documento

2. Maior chance de negociação de taxas com o banco

Outra vantagem do boleto registrado é que, depois de um tempo trabalhando com eles, é possível reunir dados sobre suas emissões e compensações para negociar melhores taxas junto ao banco

Com um bom histórico, o banco pode auxiliar o serviço de cobrança e diminuir a inadimplência.

3. Possibilidade de baixar um boleto não quitado

Existe uma taxa de permanência cobrada pelos bancos. Após o banco informar quais boletos ainda não foram pagos, é possível negociar o pagamento diretamente com o cliente

Nesse caso, o cliente pode pagar direto a você, que em seguida deve retornar ao banco solicitando a baixa.

O boleto não precisa necessariamente ter sido pago, o que acontece é uma garantia de que aquele título não precisa ser protestado por algum motivo definido pela sua empresa. Comunicando que o banco não precisa mais preocupar-se. 

Por isso, a diminuição das taxas bancárias é mais uma das vantagens do boleto registrado.

4. O cliente pode optar por débito automático

Outro benefício do boleto registrado é poder cadastrá-lo em débito automático. O que também é ótimo para empresa quando falamos de fluxo de caixa, pois muitos clientes simplesmente se esquecem de pagar seus boletos.

5. Possibilidade de protestar a dívida

Depois da data de vencimento, caso o cliente não tenha feito o pagamento, mas tenha usufruído do produto ou serviço, a dívida pode ser protestada.

Claro, o mais indicado é fazer uma negociação amigável, no entanto, quando isso não é possível, saber que boleto registrado permite a cobrança extrajudicial para evitar inadimplência é uma vantagem a mais. 

No caso do e-commerce, existe ainda o benefício de só fazer a postagem do produto após o pagamento, portanto, reduz ainda mais as chances de sofrer com as dívidas dos clientes.

Leia também: Compensação bancária: PIX, boleto e cartão! O que é + tabela

Quanto tempo leva para um boleto ser registrado?

Se você conta com um emissor de boleto, em geral, a solicitação de registro é enviada para o sistema bancário imediatamente após a emissão, como acontece no Bling, por exemplo. 

Ou seja, assim que o documento é gerado, você pode enviá-lo para o seu cliente, pois ele terá registro no emissor bancário.

É importante lembrar que para começar a emitir boletos registrados, você precisa ir até à agência do seu banco e solicitar uma carteira de cobrança.

Embora a implementação do boleto registrado não seja complicada, contar com um sistema de ERP pode facilitar o processo.

Experimente o emissor de boletos do Bling! 

Agora que você já sabe o que é e como funciona o boleto registrado, que tal entender como o Bling pode facilitar a gestão financeira do seu negócio e automatizar a emissão desses documentos?

Nosso sistema otimiza a rotina da sua empresa realizando a cobrança de forma prática e rápida, enviando o boleto direto para os clientes por e-mail ou WhatsApp

Veja como é simples começar a emitir boletos com o Bling: 

Além disso, com o nosso ERP, você pode disponibilizar pagamentos via PIX e cartão de crédito para seus clientes.Quer saber mais sobre isso? Então, faça um teste gratuito do Bling e conheça, na prática, todos os benefícios do nosso sistema de gestão para o seu negócio.