Até o final de 2014 todas as empresas tiveram que se adequar à Lei Federal 12.741/2012. A qual exige a apresentação do valor de ao menos sete impostos estaduais e federais sobre mercadorias e serviços nas notas fiscais emitidas pelas empresas brasileiras. E é preciso saber calcular o imposto na Nota Fiscal Eletrônica!

LEIA TAMBÉM: Fim do boleto sem registro: passo a passo para se atualizar

Esta medida criou uma relação de transparência. Informando ao consumidor quanto é o valor de impostos que se paga por uma mercadoria ou serviço. Levando a uma maior conscientização da população com relação à aplicação dos impostos em melhorias para a sociedade. Ou seja, o objetivo é abrir o olho do consumidor.

Diante desta exigência, as empresas que ainda não se adequaram devem dar uma atenção especial a esta mudança. Que traz benefícios para todos, mas ainda suscita dúvidas com relação ao cálculo dos impostos na Nota Fiscal de ServiçoNota Fiscal Eletrônica do Consumidor e o valor final a ser informado. Para auxiliar nesta questão. Resolvemos trazer algumas informações relevantes sobre a Lei 12.741/2012 para que a sua empresa saiba calcular o imposto na nota fiscal eletrônica e tenha maior tranquilidade para atender aos clientes da maneira correta.

Quais são os impostos que devem constar na Nota Fiscal?

Os impostos obrigatórios a constar na nota fiscal são: IOF, IPI, PIS/PASEP, COFINS, CIDE, ICMS e ISS. Os demais impostos estão dispensados de serem declarados na nota fiscal. Devido à complexidade de cálculo e detalhamento.

Posso calcular o imposto na Nota Fiscal por conta própria?

Sim, é possível calcular os impostos por conta própria, contudo, o sistema tributário brasileiro é bastante complexo e acaba inviabilizando um trabalho manual sobre este tema. Pois os custos seriam muito altos para os empreendedores.

O que fazer neste caso?

Os softwares de emissão de notas fiscais já foram adaptados para realizar o cálculo dos impostos automaticamente, de acordo com instituições econômicas de renome. Como é o caso do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário.

Para facilitar o cálculo dos impostos, o IBPT disponibiliza uma tabela de valores aproximados para cada mercadoria ou serviço, considerando a alíquota de cada um dos impostos listados anteriormente. O profissional que desejar utilizar esta tabela para o cálculo dos impostos na nota fiscal pode consultar o material no link a seguir: IBPT.

Bling e Moip

Como calcular o imposto na nota fiscal?

Para exemplificar, o cálculo seria feito da seguinte forma:

VALOR TOTAL     x      ALÍQUOTA DO IMPOSTO      =       VALOR DO IMPOSTO

Este mesmo cálculo deverá ser realizado para todos os sete impostos exigidos, somando-se todos os valores ao final. Entretanto, não é obrigatória a discriminação por item, somente o tributo aproximado com base na tabela IBPT. Como é possível observar, mesmo que com uma boa intenção, a medida ainda precisa ser trabalhada para oferecer ao consumidor valores reais e exatos. Assim como proporcionar uma visão mais clara sobre a porcentagem de impostos que pagamos a cada item comprado.

Por enquanto, se você ainda não possui uma solução para calcular os impostos na sua nota fiscal eletrônica. Acesse ao Bling e teste por 30 dias Grátis nosso sistema completo de soluções ERP para o seu negócio!

Aproveita para ler:

– Bling e Moip: ganhe agilidade na emissão de boletos registrados

 

Posts Relacionados

10 Comentários

  1. Ariane

    25/04/2017 at 14:48

    Boa tarde. O cálculo é feito pelo valor bruto dos produtos ou o valor total da nota (incluindo frete, despesas, descontos)?

    1. Bling

      Bling

      25/04/2017 at 16:14

      Oi, Ariane! Tudo bem?
      O cálculo é baseado pela NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) informada no produto.
      Abraço da equipe Bling e sucesso nos negócios! =D

      1. Ariane

        25/04/2017 at 17:22

        Obrigada pelo retorno. Mas a base de cálculo será o valor bruto do produto ou o total, quando houver frete, desconto, etc?
        Ex.: NCM 84433221 – Aliq. IBPT 24,03%
        Valor do produto: 100,00
        Frete: 10,00
        Desconto: 5,00
        Valor total: 105,00

        O cálculo deverá ser feito em cima do valor do produto (100,00) ou sobre o total (105,00)?
        Teria de IBPT R$24,03 ou R$25,23 ?

        Até mais!!

        1. Bling

          Bling

          25/04/2017 at 17:52

          Ariane, questões específicas devem ser consultadas com um contador, que saberá te orientar sem erros. 😉

  2. Joseval

    10/08/2017 at 09:32

    Mas na emissão de nota eletrônica dentro do sistema eu preciso preencher alguma coisa ou o sistema já faz o calculo automático com base na tabela, utilizando o ncm e o valor dos produtos? (dentro do sistema bling)

    1. Bling

      Bling

      10/08/2017 at 10:52

      Bom dia Joeval, tudo bem??

      Você configura os impostos uma única vez e o sistema faz o cálculo automático na emissão das notas, buscando as informações do NCM, valor do produto, tabela IBPT e cadastro do cliente (UF).

      Abraço da equipe Bling e sucesso nos negócios! ?

  3. GIL

    20/09/2017 at 15:17

    BOA TARDE GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO SOU DO INTERIOR DE PERNAMBUCO E COMPRO SEMPRE AQUI EM PE MESMO OS CÁLCULOS SERÃO NECESSARIOS DOS IMPOSTOS ? OBGA

    1. Bling

      Bling

      21/09/2017 at 10:44

      Oi Gil, bom dia!
      Você deve sempre configurar os impostos de acordo com o regime tributário e as CFOPs que utiliza para emissão de notas. Sempre consultar seu contador para possa te orientar melhor.
      Abraço da equipe Bling e sucesso nos negócios ?

  4. Fagner

    05/12/2017 at 21:51

    Artigo muito Legal!

    Uma duvida, minha empresa é cadastrada com o CNAE – Serviços de Pintura de Edifícios em Geral, também gostaria de revender tintas e produtos de pintura, ou seja na mesma nota de prestação de serviço, colocar a venda do produto, é possível?

    OBS: Ex: Compro uma tinta por 100 quero vender por 300, na mesma nota da prestação de serviço!

    1. Bling

      Bling

      06/12/2017 at 16:20

      Oi Fagner boa tarde!
      Existe cidade que a nota é conjugada (serviço e produto vem na mesma), já outras que isso não acontece! Na maioria vem separado (NF-e NFS-e) qual é a sua cidade?

      Abraços da equipe do Bling e sucesso nos negócios! 😉

Deixe um comentário