Os processos que envolvem a criação e a gestão de um comércio eletrônico parecem fáceis à primeira vista, mas sem um estudo detalhado e um planejamento eficaz, dificilmente a loja online conseguirá se destacar entre os concorrentes — que, acredite, são muitos.

Entre os desafios de tornar a sua loja virtual mais eficiente estão a melhora da logística, a reorganização do layout do site, a otimização dos sistemas de pagamento e de frete, dentre outros. Quer saber quais os pontos que você deve atacar para melhorar o seu negócio? Confira 10 dicas para tornar o seu comércio eletrônico mais eficiente!

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1. Torne o design do seu e-commerce responsivo

Você já notou quanto tempo as pessoas passam com os seus smartphones? Nossos telefones celulares se transformaram em terminais por onde produzimos e consumimos conteúdo, inclusive realizamos compras on-line. Com um design responsivo, o seu site passa a ser 100% acessível por meio de smartphones e tablets, sem que as informações e imagens fiquem desconfiguradas.

2. Realize testes A/B

Se você considera que algo pode melhorar no seu e-commerce, realize testes A/B para se certificar que está optando pelas soluções mais eficazes. No teste A/B, você pega um problema e testa duas soluções — por isso o nome A/B. Esse teste dura um período de tempo e, ao final, você avalia o resultado, optando pelo que funcionou.

3. Diversifique as formas de pagamento

As poucas formas de pagamento podem fazer com que o consumidor desista da compra durante o check-out. Quando o seu e-commerce possui diversidade nas formas de pagamento, o consumidor se sente mais confiante em adotar a solução que, para ele, é a mais adequada no momento. Invista em cartões de crédito, débito, boleto bancário e outras formas para que ele conclua a compra com sucesso.

dicas para melhorar seu e-commerce

4. Melhore o conteúdo explicativo dos produtos

O conteúdo explicativo dos produtos deve ser um dos diferenciais da sua loja virtual, pois é naquele espaço que o consumidor deverá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o funcionamento e os benefícios do que ele deseja adquirir.

5. Avalie se a sua logística está sendo eficaz

Os consumidores desejam que o prazo de entrega seja cumprido, assim como querem que o produto chegue em bom estado à sua residência. Avalie o tipo de logística que você adota e se uma outra forma otimizaria a entrega dos seus produtos.

6. Ofereça mais de uma opção de frete

Assim como na forma de pagamento, o frete precisa ter mais de uma opção (correio, transportadora, etc.). Dependendo do município onde o consumidor mora e o que ele está comprando, o frete pode sair mais caro que o produto — o que não compensa para ele e vai levá-lo a desistir da compra.

7. Tenha um sistema anti-fraude

A segurança dos dados dos seus consumidores é sua responsabilidade, portanto, instale um sistema anti-fraude e garanta que essas informações sejam tratadas com absoluto sigilo. O sistema anti-fraude também evita que hackers e outros criminosos virtuais apliquem golpes e roubem dados.

8. Segmente a sua base de clientes

A comunicação com o seu público deve ser dirigida, portanto, existe a necessidade de segmentar a sua base de clientes. Falar de uma única forma com todos pode não ser a solução mais eficaz. Estabeleça uma comunicação mais próxima com cada tipo de consumidor da sua loja.

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9. Faça uma estratégia de marketing para seu comércio eletrônico

Sem uma estratégia de marketing dificilmente o seu e-commerce vai alcançar o resultado que você deseja. Na estratégia de marketing, contemple a sua atuação nas redes sociais, as campanhas da loja online, as promoções e até mesmo a maneira como você vai se comunicar com os clientes por e-mail.

10. Integre todos os sistemas da sua loja on-line

Com um bom sistema de gestão empresarial (ERP), você consegue integrar todos os processos da sua loja virtual. Isso vai diminuir o tempo que se leva para fazer determinados trabalhos, possibilitando que uma parte do seu time execute outras tarefas e você economize tempo e dinheiro.

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