Cortar despesas desnecessárias e manter os custos sob controle é essencial para gerar maior economia e otimização para pequenas empresas. Com o rápido avanço da tecnologia, a cada dia surgem melhores opções para agilizar as operações diárias, não é mesmo?

Continue lendo este artigo para conhecer algumas dicas que vão ajudar você a economizar mais investindo em tecnologia!

Automação

A automação pode fazer uma grande diferença na redução de custos e aumento da produtividade. Com o aumento das opções de ferramentas SaaS (Software como Serviço), surgiram novas  alternativas para automatizar as partes mais rotineiras de um negócio.

Ferramentas de automação de email, CRMs, ERP para e-commerce, serviços de Contabilidade Online. Ferramentas e plataformas que oferecem suporte e constante melhoria, liberam tempo e recursos para você focar no crescimento do seu negócio.

Nuvem

Com o chegada da nuvem, é possível hospedar seu site em servidores como o GoDaddy ou o HostGator, e quando suas necessidades forem aumentando, você só precisa atualizar para um pacote mais alto sem custos fixos ou desvalorização envolvida. Os seus dados podem residir com segurança em sistemas de armazenamento em nuvem, como o DropBox ou o Google Drive.

Aplicativos e ferramentas gratuitas

Você pode reduzir seus custos mais ainda.

Existem versões de software gratuitas, e você pode mudar para a versão paga quando o seu negócio alcançar um maior nível de maturidade.

Se você não tem uma base grande de assinantes de email, pode optar pela versão gratuita dos serviços de email, como o MailChimp ou Mautic.

O Google Analytics é gratuito e incrível, e com um pouco de dedicação, despensa outras ferramentas por muito tempo.

Para as chamadas de vendas ou relacionamento, utilize ferramentas como o WhatsApp e Skype para reduzir significativamente os custos com comunicação.

Para Design, existe a versão gratuita do Canvas, uma plataforma que facilita a produção de conteúdo visual para diferentes canais de comunicação.

Busca orgânica em vez da paga

A maioria dos empreendedores acreditam que precisa investir logo em publicidade paga, como anúncios do Google, Facebook, LinkedIn, etc.

Em vez disso, é melhor investir em técnicas de SEO, tais como marketing de conteúdo, criação de links e otimização. Você verá seu tráfego crescer, aprender com os seus clientes e, aí sim fará sentido usar anúncios pagos para aumentar o tráfego ainda mais.

Tecnologia sustentável

Você pode adotar um estilo sustentável para o seu negócio. Pequenas empresas podem economizar muito anualmente investindo em tecnologias sustentáveis. Escolha luzes CFL e LED que usam 70% menos energia que as incandescentes.

Quando for realmente necessário imprimir, faça a impressão frente e verso em vez de um único lado, você vai economizar folhas e custos com papelaria.

Invista em canecas de cerâmica, esqueça os copos descartáveis, e compre um bom filtro no lugar da água engarrafada.

São pequenas ações que somadas, contribuem para a economia anual e, ainda promove a imagem da sua empresa. Investir nestas escolhas, ainda que de imediato seja mais caro, trará mais economia a longo prazo

Estas são algumas das muitas formas de como você pode economizar com tecnologia.

Gostou das dicas? Se tiver alguma para acrescentar, deixe um comentário aqui embaixo!

Conheça o serviço de Contabilidade Online da ContSimples e economize até 10 mil reais por ano! Simule a sua mensalidade aqui

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Karina Landes

    14/03/2018 at 17:52

    BOA TARDE

    GOSTARIA DE SABER SE HA POSSIBILIDADE DE HABILITAR A FUNÇÃO NA ORDEM DE PRODUÇÃO (MODO IMPRESSÃO POR LOCALIZAÇÃO).

    E TAMBÉM GOSTARIA DE CADASTRAR PREÇO PROMOCIONAL ACIMA DE 1 PEÇA OU MAIS (SENDO QUE NÃO É MUDANÇA DE VALOR E SIM PROMOÇÃO NO MÊS)

    AGUARDO RETORNO.

    1. Bling

      Bling

      15/03/2018 at 15:44

      Oi Karina boa tarde! Tudo bem?

      Através de um pedido de venda ou nota fiscal é possível imprimir a ordem de produção, temos 3 opções de impressão: por inserção, por ordem alfabética ou por localização.
      Através o módulo multiloja você pode definir preço de venda e preço promocional.

      Abraços da equipe Bling e sucesso nos negócios! 😉

Deixe um comentário