planejamento de redução de gastos

Quando você percebe que a sua empresa está gastando mais do que está lucrando, é preciso rever o planejamento de redução de gastos.

Muitas vezes essa fase difícil serve para mostrar ao empreendedor que é possível fazer mais com menos, aumentando a competitividade da empresa no mercado. Portanto, veja este processo como um aprendizado e atente-se aos fatores a seguir!

Analise suas finanças

Se você tem as finanças bem organizadas, fica fácil saber quais são os processos e setores que demandam mais recursos. Assim é possível revê-los de modo a construir um planejamento de redução de gastos que não prejudique a sua operação. Faça cortes nos setores menos estratégicos da empresa, verificando o impacto de cada um nos lucros.

Mantenha foco na qualidade

O seu produto ou serviço é o que mantém o negócio em andamento. Sendo assim, não perca de vista a qualidade deles, pois isso impactaria diretamente nas suas finanças, tornando a situação ainda pior. Reduza custos montando laboratórios de inovação, nos quais seus funcionários possam criar alternativas viáveis para otimizar os processos.

Envolva as pessoas

Não há redução de custos se os funcionários não estiverem envolvidos e engajados. Sendo assim, comunique a todos os objetivos dos cortes de gastos, porque é necessário realizá-lo e peça a colaboração de todos. É possível tornar este período mais divertido se forem criadas competições entre setores, para ver qual é mais eficiente na redução de custos. Parte do que for economizado pode ser partilhado entre os vencedores.

Renegocie dívidas

Algumas dívidas podem ser renegociadas a fim de diminuir o capital de giro mensal, contribuindo para que sua empresa se restabeleça. Não esqueça de verificar os juros e analisar se vale a pena implementar essa medida, pois muitos fornecedores podem se aproveitar da situação para querer ganhar mais dinheiro.

Reveja processos

Analisar os seus processos e eliminar aqueles que atrapalham mais do que auxiliam, melhorando o fluxo de trabalho, é uma forma de reduzir custos com horas extras, que são uma das despesas mais onerosas no setor de recursos humanos. Evitar ter funcionários trabalhando por mais tempo do que o necessário também contribui para a qualidade de vida e maior disposição das pessoas, aumentando a produtividade.

Diminua o estoque

Se você tem um estoque muito grande, diminui-lo pode significar um capital de giro menor para mantê-lo e ainda contribuir para que você ganhe mais espaço em sua empresa. Trabalhar os conceitos de lean manufacturing é uma boa ideia, caso sua empresa ainda não os utilize.

Terceirize

Uma das opções para redução de custos permanentemente é a terceirização das atividades que não são essenciais para a manutenção do seu negócio. Contratar um escritório de contabilidade em vez de ter uma estrutura própria ou uma consultoria de RH para cuidar das contratações, podem ser boas alternativas – tudo depende do seu negócio. Avalie o que é atividade-fim e o que não é, e em seguida analise o que pode ser terceirizado ou não.

Fazer um planejamento de redução de gastos envolve ter um olhar crítico a respeito do seu negócio, observando o que é bom e o que pode ser melhorado. Fazer este exercício sempre, mesmo em tempos de bonança, pode contribuir para que você mantenha sua empresa mais competitiva e com maior rentabilidade.

E você, conhece outras formas de reduzir gastos? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários!