No nosso tempo, com vendas online e o mundo automatizado, não faz sentido manter os velhos blocos de notas com vias coloridas para emitir Nota Fiscal de Serviço quando você pode fazer isso via internet, né?

A NFS-e substitui a emissão de notas em papel. Facilitando o dia a dia, principalmente, dos micro e pequenos empreendedores.

E para tornar a rotina ainda mais prática, um ERP de emissão de nota fiscal pode ser tudo o que você precisa. Afinal, não tem nada melhor para um empreendedor do que contar com ferramentas que ajudam a manter o controle fiscal e financeiro em dia. 

Por isso, se você deseja saber mais sobre esse assunto, e quer aprender como emitir nota fiscal no sistema ERP, continue acompanhando este artigo. Vamos lá! 

O que é uma nota fiscal eletrônica?

A Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFSe) é um documento digital que substitui a nota fiscal em papel, e é emitida e armazenada de forma eletrônica. Ou seja, não é mais necessário imprimir e guardar arquivos físicos. Sua função é registrar a transação comercial entre duas partes e servir como comprovante de pagamento e de impostos.

A nota fiscal registra os serviços nos quais se aplica o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Sua emissão é feita pelo prestador do serviço/vendedor do produto, que processa a operação por meio da interface oferecida pelas prefeituras.

Cada prefeitura tem um sistema diferente para a emissão, no entanto, existem ERP de emissão de nota fiscal que possuem integração com esses sistemas, como o Bling, facilitando a emissão da nota independentemente de onde está localizada sua empresa. 

Qual a importância da emissão e controle das notas fiscais? 

A emissão da nota fiscal é uma atividade obrigatória para empresas que prestam serviço ou vendem produtos. Ela é o documento que torna as transações comerciais legais. Além disso, a NF permite que a empresa tenha controle e registro de todas as transações feitas, o que é fundamental para a gestão financeira

Outro ponto importante sobre a emissão das notas é o pagamento dos impostos. É por meio dela que o cálculo e a apuração dos tributos são feitos, e o valor recolhido ao governo. 

Ou seja, a emissão da nota é indispensável para que a sua empresa fique em dia com o Fisco e evite fraudes fiscais, como a sonegação dos impostos, a venda de produtos sem nota, e outras práticas ilegais que podem causar sérios prejuízos para o negócio. 

ERP para emissão de nota fiscal: conheça o Bling! 

No Bling, você emite Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFSe) e envia o documento diretamente aos clientes e à Secretaria da Fazenda da cidade onde sua empresa está inscrita. Além disso, o sistema de gestão também integra o seu negócio aos canais de venda, sincroniza estoque, vendas e proporciona melhor experiência ao cliente. 

Contar com um ERP para emissão de nota fiscal completo é um dos melhores investimentos para qualquer negócio. 

No Bling!, por exemplo, você pode contar com benefícios, como:

  • Cadastro de contatos e serviços;
  • Facilidade de acessar os documentos fiscais da sua empresa;
  • Envio de recibo provisório por e-mail;
  • Cálculo automático de impostos;
  • Emissão de notas a partir de ordens de serviço e pedidos;
  • Controle financeiro do seu negócio. 

Além de tornar a emissão de notas fiscais mais rápida e prática, você ainda pode contar com diversos materiais de apoio e vídeos para entender exatamente como usar o ERP. 

Visite o canal do Youtube do Bling e confira diversos tutoriais sobre a emissão de documentos fiscais! 

Como emitir nota fiscal no Bling?

O Bling faz emissão de NFSe por meio da integração com várias prefeituras de 18 estados brasileiros, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Essa integração pode ser feita por meio de web service ou troca de arquivos de lotes de RPS (Recibo Provisório de Serviços).

Confira aqui se o seu município possui integração web service

No vídeo abaixo, você pode conferir como funciona a emissão de nota pelo Bling:

Agora que você entendeu como emitir nota fiscal no sistema ERP, vamos à algumas dúvidas que ainda pode ter sobre o assunto.

Minha localidade não tem integração web service. O que fazer? 

Para as cidades que ainda não estão integradas via web service, é possível realizar a emissão de NFSe via exportação do lote RPS XML no sistema da prefeitura (é necessário que ela utilize o padrão ABRASF).

Disponibilizamos um manual com o passo a passo para ajudar você a validar as notas no sistema da sua prefeitura.

Como emitir a segunda via da nota fiscal?

Caso precise emitir uma segunda via do documento fiscal, basta entrar novamente no sistema para emitir nota fiscal para ter em mãos uma cópia. É também no sistema que se pode cancelar uma nota, por exemplo. 

Ter autonomia para a emissão das suas notas é indispensável para a gestão do seu negócio, e um ERP permite que você emita notas e faça o gerenciamento da sua empresa em uma única plataforma.

Como emitir nota fiscal sendo pessoa física?

Além do cadastro na prefeitura, a empresa ou o prestador de serviço precisa ter um certificado digital. Geralmente, ele é oferecido pela prefeitura na qual a empresa está inscrita. Mas também pode ser adquirido em qualquer unidade certificadora.

O certificado digital contém todas as informações sobre o prestador de serviço, pessoa física ou jurídica. E deve ser usado em todas as emissões de Nota Fiscal de Serviço.

Vale lembrar que não emitir nota fiscal é crime, por isso, deixe o seu negócio regularizado com a emissão correta das notas fiscais.

Faça um teste gratuito do ERP Bling!

O sistema de gestão Bling também é um emissor de nota fiscal online que te ajuda de forma rápida, prática e integrada a emitir a NF-e. 

Com o Bling você pode:

  • Emitir de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e, NFS-e, NFC-e);
  • Enviar automaticamente as notas fiscais eletrônicas para seu cliente;
  • Integrar com a SEFAZ.

Além de ter diversos benefícios, como:

  • Mais agilidade na emissão de nota fiscal eletrônica;
  • Ajuda no cálculo de impostos;
  • Integração de todas as suas vendas, sejam elas em uma loja física ou pela internet.

Gostou? Então, aproveite para fazer um teste grátis e experimente tudo que o nosso sistema pode te oferecer para uma gestão mais eficiente.