Quando alguém fala em “bom atendimento ao cliente”, o que você pensa? Atender com educação? Ser honesto? Tratar bem? A sua linha de raciocínio está correta, porém consideramos que você precisa ir além.

Atender bem os consumidores não é diferencial para nenhum negócio — trata-se de uma obrigação. Sendo assim, o atendimento deve ser encarado como um dos pilares do seu empreendimento que ajudará a fortalecer a base de clientes.

Da abordagem à conclusão de uma venda, o consumidor precisa receber um atendimento 100% qualificado para que ele, mais tarde, possa se lembrar do seu negócio. Onde ele foi bem atendido? Onde encontraram o que ele queria? Onde falaram com ele de uma maneira em que houve pleno entendimento? No seu negócio!

No texto de hoje, você vai ver como o atendimento ao cliente deve ser feito, com foco em fidelização. Deseja fazer um bom atendimento ao cliente? Confira todas as dicas a seguir.

1. Abordagem

O bom atendimento ao cliente deve começar por uma boa abordagem. Um sorriso no rosto e uma saudação dão ao cliente a abertura que ele precisa. O vendedor pode ir além, apresentando-se ao consumidor e perguntando como ele pode ajudar. Para os empresários do e-commerce, existem ferramentas de chat que possibilitam esse contato mais “casual”.

Se o cliente estiver procurando por algo específico, souber o que quer comprar ou desejar receber uma opinião, essa forma de abordagem ajuda a deixá-lo mais à vontade.

bom atendimento ao cliente

2. Atenção

Em alguns casos, diante da resposta de que está somente olhando alguns itens, o vendedor pode acabar se afastando e abandonando o cliente. Isso não pode acontecer! É importante que o vendedor esteja sempre por perto, pois a qualquer momento ele pode ser acionado para responder a uma dúvida ou pegar alguma peça específica.

Desprezar o cliente que está “só olhando” significa se afastar de futuras oportunidades de vender mais.

3. Empatia

Quem trabalha diretamente com o público sabe, melhor que ninguém, que as pessoas são completamente diferentes umas das outras. Esse é um desafio para o vendedor, que precisa adaptar o seu modo de atender de acordo com cada cliente: alguns são mais objetivos, outros gostam de pensar bastante e ainda tem aqueles que preferem negociar.

Para que haja empatia entre as partes, o vendedor precisa atender o cliente no ritmo dele.

4. Comunicação

Da mesma forma que o vendedor precisa se adaptar ao ritmo do cliente, ele também necessita alinhar a maneira de se comunicar. Determinados públicos não dominam jargões, tecnologias ou expressões específicas de um segmento.

Isso significa que o responsável pelo atendimento ao cliente deve garantir que a comunicação entre ele e o consumidor seja feita com clareza, objetividade e pleno entendimento.

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5. Fidelização

Cada cliente que entra no seu estabelecimento comercial não deve ser encarado apenas como “mais uma venda”, um “número” ou a “meta que precisa ser alcançada”. Diferentemente de outras épocas, atualmente temos inúmeros concorrentes em todos os segmentos que imaginarmos.

Se o cliente não se sente bem em sua loja, não encontra o que procura ou acha que está sendo enganado, ele vai procurar o que deseja no seu concorrente.

O consumidor está mais bem informado. Antes de finalizar uma compra, ele pesquisa, busca por referências e até pede a opinião de amigos e conhecidos que entendam mais do que ele. Por esse motivo, o seu negócio deve estar preparado para realizar um atendimento de excelência, criando o vínculo necessário para fidelizar o clienteUm bom atendimento transformará a experiência de compra de cada um dos seus consumidores.

Agora que você já conhece algumas dicas para realizar um bom atendimento ao cliente, conheça as vantagens de um ERP para micro e pequenas empresas.

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2 Comentários

  1. Carlos André

    08/06/2017 at 14:26

    Eu acrescentaria ainda “Credibilidade”. Passar credibilidade ao cliente para que ele confie na compra. O cliente que se sente seguro seja no vendedor ou no produto compra tranquilo e compra mais, o ticket médio dele é maior.

    1. Bling

      Bling

      09/06/2017 at 08:18

      Oi, Carlos!
      Isso mesmo, passar credibilidade é muito imortante tanto no atendimento quanto no pós-venda.
      :)

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