Em momentos de instabilidade econômica e de enorme competitividade do mercado brasileiro, é esperado que número de clientes das empresas reduzisse consideravelmente. Como resultado, os negócios enfrentam muitas dificuldades para manterem-se ativos e lucrativos. Por isso é preciso fidelizar o cliente.

Esse contexto de forte oscilação na demanda por serviços e produtos tem levado as empresas a buscarem novas maneiras para reduzir os custos ou aumentar os lucros.

A melhor forma de alavancar os lucros é elevando as vendas, o que está longe de ser uma tarefa simples. Uma ótima maneira de elevar o número de negócios fechados pela empresa é buscar vender para pessoas que já compraram na empresa, ou seja, fidelizar o cliente.

Para ajudá-lo a melhorar o relacionamento com os clientes e vender mais, separamos neste post 5 dicas de fidelização de clientes. Confira!

1. Capacite os atendentes e vendedores para fidelizar o cliente

As pessoas não esperam somente encontrar os produtos que procuram e adquirir itens de qualidade. Mas também desejam ser bem atendidas e tratadas com excelência.

Por isso, todas as empresas que desejam fidelizar o cliente precisam garantir que todos os funcionários atendam as pessoas de forma a solucionar suas dúvidas e auxiliá-las nas compras.

É muito importante que todos os gestores saibam que quando os clientes têm suas expectativas superadas e são tratados com excelência, tendem a tornar-se fiéis ao negócio e a realizar novas compras.

2. Crie promoções em compras futuras

O grande objetivo de fidelizar o cliente é fazer com que ele retorne e realiza novas compras. Logo, é fundamental que as empresas criem as condições ideais para que isso ocorra.

Uma das melhores formas de deixar as pessoas interessadas a retornar ao estabelecimento e comprar novamente é oferecendo promoções em compras futuras. Isso induz o cliente a retornar e ajuda no processo de fidelização.

3. Ofereça os produtos certos para o público

Para fidelizar o cliente é preciso que as empresas ofereçam a eles exatamente o que eles procuram. Dessa forma, ele vai comprar e retornar para novas aquisições. Para oferecer às pessoas exatamente o que elas desejam, é preciso conhecer o público!

Por isso, é muito indicado que os gestores façam uma pesquisa de mercado e tentem entender o perfil dos consumidores. Outra dica é utilizar os softwares modernos que permitem o cadastro dos clientes. Em que você consegue oferecer a cada um deles os produtos certos e tratá-los de forma personalizada.

4. Entregue aos clientes um conteúdo de valor

Atualmente, é fundamental que as empresas estejam presentes na internet para solucionar dúvidas dos clientes e entregar a eles informações relevantes que possam ajudá-los.

Portanto, toda empresa que deseja fidelizar os clientes não pode deixar de utilizar blogs, redes sociais e uma estratégia para atrair as pessoas e relacionar-se com elas. Isso é fundamental para as pessoas se aproximarem da marca e tornarem-se clientes fiéis!

5. Utilize softwares de ERP

Por último, mas não menos importante, para fidelizar os clientes é fundamental que as empresas utilizem um software ERP(Enterprise Resource Planning). Por meio das plataformas modernas, as empresas podem cadastrar os clientes, organizar todas as suas informações relevantes e oferecer às pessoas um tratamento mais personalizado.

Além de facilitar o dia a dia das empresas, essa rotina permite que os clientes sejam melhor atendidos. Auxiliando no processo de fidelização.

Agora que você já sabe como fideliza o cliente, não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais — e ajude também seus amigos em seus respectivos negócios!

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2 Comentários

  1. Carlos André

    05/09/2017 at 08:07

    Eu acrescentaria neste post a importância do pós-venda na fidelização de clientes. Clientes que tem um bom atendimento no pós-venda tendem a fidelizar suas compras por se sentirem seguros.

    1. Bling

      Bling

      05/09/2017 at 08:11

      Oi Carlos, ótimo comentário!!! Com certeza seria mais um tópico em nosso texto.

      Abraços da equipe Bling ?

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