Comprar pela internet é uma tendência consolidada – hábito que só tende a crescer entre os consumidores. Atentos a isso, muitos empresários decidiram montar um e-commerce para conquistar esse mercado em ascensão.

Porém, antes de investir em uma loja virtual é preciso muito planejamento e dedicação, fatores que determinarão o sucesso do seu empreendimento. Além disso, para montar um e-commerce rentável é necessário focar em alguns detalhes. Confira a seguir!

Planeje suas ações

O planejamento é a etapa primordial para qualquer negócio. No que diz respeito ao comércio eletrônico, antes de montar um e-commerce defina seus diferenciais, produtos, público-alvo, formas de pagamento, plataformas, back office, etc.

O ideal é optar por um plano de negócio (miniplanos, model canvas, plano do que fazer, entre outros) e ser o mais detalhista possível. Pesquise sobre o mercado, clientes, os produtos que serão vendidos, concorrência e o que vai precisar, além de determinar metas e objetivos realistas.

Escolha a plataforma para montar um e-commerce

Com base no seu plano de negócio defina a plataforma de e-commerce que mais se adéqua ao perfil da sua loja. Opte por uma plataforma que atenda ao seu projeto e seu crescimento futuro, uma vez que a mudança nessa ferramenta pode trazer incômodos ao negócio.

Em linhas gerais, a escolha da plataforma vai depender dos recursos disponíveis, da sua familiaridade com a tecnologia e o ramo de atuação. Há modelos mais limitados, porém eficientes, assim como opções mais avançadas que demandam mais investimentos.

Defina o layout mais interessante

O layout faz toda a diferença e por isso é necessário que ele seja atraente, informativo e visualmente agradável para o cliente que entra em seu site. Para garantir uma boa experiência de compra, o visual da sua página precisa atender a alguns requisitos, são eles:

  • ter uma boa estrutura, com campos bem definidos, cores adequadas à proposta e informações completas;
  • diminuir o caminho até a finalização da compra;
  • ter filtros de buscas;
  • menus bem localizados;
  • imagens nítidas dos produtos, assim como descritivos que facilitem a experiência de compra;
  • design que seja confortável para usuários que acessam por dispositivos móveis.

montar um e-commerce

Pesquise as formas de pagamento

Além de oferecer o máximo de opções de pagamentos possíveis, um e-commerce deve estar atualizado quanto aos certificados de segurança das transações.

A maioria das plataformas de e-commerce oferece suporte para os mais variados sistemas de pagamento para o cliente, como cartão de crédito, transferência e boleto bancário.

Cuide da segurança

Ao montar um e-commerce você precisa de um certificado digital SSL, que serve para criptografar as informações trocadas entre cliente e loja virtual. Isso serve para garantir a privacidade dos dados dos clientes.

Sem ele, a sua página tende a perder vendas. Além desse certificado, há outras opções como blindagem de site e avaliação de risco para dar mais segurança às transações.

Tenha uma estratégia de marketing digital

Um e-commerce que não tem uma campanha digital é igual uma loja física que não investe em panfletagem, outdoor e propaganda na TV. Da mesma forma, que existe ações de marketing para o mundo físico, uma loja virtual precisa criar ações no meio digital.

O ideal é planejar também as ações e abordagens que serão utilizadas para atrair o público e gerar conversões. Explore as redes sociais, gere conteúdo relevante e assim mantenha o cliente próximo do negócio.

montar um e-commerce

Defina as opções de entrega

Outro detalhe que precisa ser cuidadosamente planejado é a logística do seu e-commerce. Atualmente, há diversas opções, desde transportadoras terceirizadas ou até mesmo pelos Correios.

A escolha mais assertiva dependerá do produto que você comercializa, assim como os seus diferencias na entrega.

Lembre-se que montar um e-commerce vai sempre exigir o aperfeiçoamento da estratégia e atualizações constantes. Afinal, o mundo digital está mudando a todo momento.

Gostou do que leu? Aproveite e compartilhe nas redes sociais para que seus amigos possam se beneficiar do contéudo!

Categorias: E-commerce

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. ELAINE

    20/07/2017 at 19:24

    EU GOSTARIA DE MONTAR UMA LOJA VIRTUAL,MAS PRECISO DE AJUDA,LI AS DICAS DE COMO INICIAR UMA PESQUISA E TALS..MAS PRECISO DE UM ACOMPANHAMENTO E MAIS DICAS..VCS FAZEM ISO ???

    1. Bling

      Bling

      21/07/2017 at 08:16

      Olá Elaine, bom dia!
      O bling é um software de gestão que ajuda a gerenciar sua loja. Mas você pode ter mais dicas em nosso blog nas categorias de gestão empresarial, e-commerce e empreendedorismo, por exemplo. No nosso site: bling.com.br também consegue ver os nossos parceiros para iniciar sua loja virtual e aproveite para testar o nosso sistema com 30 dias grátis!

      Abraços da Equipe Bling ?

Deixe um comentário