Acompanhar o fluxo de faturamento usando um sistema de gestão que integra os setores da organização e facilita a comunicação entre as áreas, é fundamental. 

Se há uma atividade empresarial, certamente há a necessidade de trabalhar com o intuito de otimizar processos e desenvolver projetos que culminam na redução de custos para a conquista de maiores lucros.

Imagine ter que controlar o estoque, saída pela venda e entrada pela compra e devoluções. Registrar os recebimentos das parcelas de vendas parceladas. E ainda ter que preencher, no emissor de notas da Sefaz, as alíquotas de impostos de todos os itens, manualmente em cada nota. 

Sem dúvida, esse conjunto de atividades representam trabalho contínuo, que não tem interrupções, extremamente repetitivo e cansativo. E, principalmente, uma ocupação que demanda muito do seu tempo como gestor.

Esse tempo poderia ser investido em melhorias de estratégia, avaliação de resultados, tomadas de decisão assertivas, e muito mais.

Por isso, nossa indicação para a gestão do fluxo operacional de faturamento é o uso de um ERP que otimiza esse trabalho  e o torna mais eficiente e inteligente. É sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira!O que é fluxo operacional de faturamento?

 O fluxo de caixa operacional é aquele que utiliza apenas as movimentações relativas à área operacional da empresa, considerando elementos como fabricação, distribuição e venda, sem considerar as entradas e saídas que não estão relacionadas a essas operações.. Neste caso, não entram os valores de custos ou ganhos financeiros. 

Fluxo de caixa descontado x fluxo de caixa operacional

É isso mesmo, existem diferentes tipos de fluxo de caixa e conhecer cada um deles é fundamental para fazer uma melhor gestão do seu negócio. 

Afinal, existem diferenças básicas entre essas  definições que precisam ser consideradas n ahora de avaliar os resultados do negócio. Confira, a seguir. 

Fluxo de caixa descontado

Avalia o valor de mercado da empresa, calculando além do fluxo operacional também as projeções de fluxo de caixa futuro

A conta pensa no valor presente, mas também no dinheiro que ela poderá ganhar no futuro

Sobre esse tópico, indicamos a leitura do artigo; “Como fazer uma projeção de vendas eficiente?”. 

Fluxo de caixa operacional

Utiliza apenas as movimentações relativas às operações da empresa, sem considerar as entradas e saídas que não estão relacionadas ao fluxo de operações. 

Qual a funcionalidade do fluxo de caixa operacional?

Então, para que serve o fluxo operacional de faturamento? Qual é a importância dele para a gestão do negócio?

De maneira geral, o fluxo de caixa operacional funciona para prever as movimentações financeiras que são necessárias para a operação continuar ativa

Como calcular o fluxo de faturamento  operacional?

Para calcular o fluxo operacional, é preciso subtrair os custos de produção, salários de funcionários e outros custos (fixos e também os variáveis), descontando também as tributações. 

Como um ERP pode otimizar o fluxo operacional do faturamento?

ERP é a sigla para o termo “Enterprise Resource Planning” que, em português, chamamos de Integrador de Gestão Empresarial. Trata-se de um sistema cujo objetivo é unificar informações de vários setores administrativos.

Entre as  funções do sistema de controle do fluxo de caixa operacional estão:

  • receber e pagar contas;
  • gerar NF-e;
  • armazenar contatos de clientes;
  • despachar produtos via transportadora.

Em resumo, o foco é fazer a gestão de todo o processo de compra e venda.

Com um sistema de gestão automatizado, a otimização do fluxo de faturamento operacional também ocorre. 

Além disso, o ERP permite ter uma visão estratégica e detalhada de tudo que acontece na sua operação, contribuindo para  um direcionamento mais assertivo dos investimentos e ganho de tempo. Solucionar dificuldades no ato da emissão da Nota fiscal

Essa pode ser a parte mais crítica: a emissão da nota fiscal. Tendo em vista que a pessoa tem que ter o conhecimento mínimo sobre alíquotas e tributação de uma forma geral.

Os riscos fiscais decorrentes de erros no ato do preenchimento podem gerar multas/autuações pelo fisco. Além de haver a possibilidade de se pagar imposto maior que o devido. 

Assim, sem um ERP de gestão de faturamento operacional a empresa teria que arcar com despesas com treinamento (ou aprender no dia a dia, o que pode ser pior) em algo que pode não garantir 100% de assertividade no ato da emissão da nota

Contabilização das movimentações

Agora imagine, depois de tudo isso, contabilizar todas as operações como:

  • baixa no estoque;
  • contas a receber;
  • reconhecimento da receita;
  • controle dos custos.

Pense também nos riscos da ocorrência de erros que podem acontecer em decorrência do fluxo operacional do faturamento mal feito.

É claro que você não quer isso para sua empresa! Também é muito óbvio que o empresário queira investir em algo que lhe dê a possibilidade de trabalhar de forma eficiente e sem risco de erros operacionais. Que venham a distorcer seu resultado ou gerar riscos fiscais.

Para evitar que tudo isso aconteça, o sistema de gestão do Bling! possibilita a integração entre todas as áreas do negócio e contribui para a otimização de todas as áreas. 

Faturar sem errar

Falar em faturamento é falar no pontapé inicial do fluxo acima descrito. A figura principal desse passo a passo provavelmente seja a emissão da nota fiscal. Que é o que vai acompanhar a mercadoria até chegar ao consumidor final.

Se o vendedor tiver em seu estoque uma quantidade diversificada de mercadoria e, entre elas, mercadorias com características diferentes, isso acarretará em uma incidência de tributos e alíquotas diferentes. O que pode gerar um gargalo logo no início desse fluxo operacional do faturamento.

Entre as informações que precisam estar corretas incluem:: 

  • importado que será revendido em território nacional;
  • produzido que será exportado;
  • produzido que será vendido no território nacional, ou quaisquer situações imagináveis. 

Assista ao vídeo abaixo e compreenda como emitir nota fiscal pode ser um processo simples com o sistema do Bling!. 

Evita erros em relação à tributação

É interessante que a empresa busque formas de, além de eliminar os entraves do fluxo, minimizar os riscos de erros. 

Automatizando principalmente questões pertinentes à tributação para a emissão das notas fiscais.

Com um sistema integrado (que faça a emissão de notas fiscais), no ato do faturamento já pode haver o registro da baixa do estoque e geração do título a receber no financeiro.

É o que foi falado anteriormente: uma movimentação já gera outras movimentações em outros módulos, e não precisa necessariamente terminar uma atividade para começar outra. Pois seria, nesses casos, um tipo de retrabalho potencialmente evitável.Em suma, é importante entender as diferenças entre o fluxo de caixa e o fluxo operacional para que se compreenda a funcionalidade de cada etapa e gerir o negócio de maneira fluida e controlada.

Dentro desse objetivo, o Bling! surge como um sistema de gestão completo que, além de fazer o controle e cálculo do fluxo de faturamento operacional automaticamente, também integra múltiplas áreas da empresa e processos indispensáveis para o seu sucesso, como:

  • emissão de nota fiscal;
  • integração com plataformas de e-commerce e marketplaces;
  • gestão de estoque e muito mais.

Entenda tudo sobre o Bling! no vídeo abaixo e aproveite para acessar nosso site e iniciar seu teste gratuito de 30 dias.