Há épocas em que as promoções tomam conta do varejo: shopping centers, e-commerces e lojas em geral anunciam os mais diversos tipos de oferta. Mas os empresários que não querem ficar para trás e precisam dar uma renovada no estoque, além de movimentar o fluxo de caixa, devem criar condições que atendam às necessidades do seu negócio, afinal o que serve para um lojista pode não servir para outro.

Antes de realizar uma promoção, é necessário estabelecer seu propósito e prever os impactos financeiros que pode trazer à empresa. Com tantos métodos, às vezes fica difícil escolher a opção mais adequada para sua empresa. Por isso, neste post você conhecerá algumas dicas de como criar promoções para alavancar as vendas. Confira!

Campanhas promocionais devem ter objetivos claros

Quando o gestor percebe que as metas de vendas não estão sendo atingidas e o estoque está lotado, é hora de traçar estratégias temporárias para tentar reverter a situação. Nesse sentido, os objetivos mais comuns das campanhas promocionais são aumentar vendas, divulgar mercadorias, conquistar novos clientes ou fidelizar os antigos.

É importante saber que a oferta deve ter o planejamento bem estruturado, com alguns pontos importantes: descontos que não comprometam a rentabilidade da empresa, período de vigência definido e comunicação direcionada para o público-alvo da marca ou da ação.

Com um plano bem delineado, metas sólidas e uma mãozinha da tecnologia para chegar aos consumidores certos (além de garantir o bom desempenho do back office), pequenos e médios varejistas podem recorrer às promoções para divulgar sua marca e seus produtos. E para não gastar muito, a dica é apostar em campanhas no ambiente virtual.

Fique ligado: os maiores e principais fornecedores costumam oferecer alguma promoção em determinados produtos, então fique atento para possíveis parcerias.

Defina o público-alvo da promoção para impulsionar as vendas

Defina o público-alvo da promoção

Não há chance de realizar uma promoção bem-sucedida sem conhecer o público-alvo, ou, pior ainda, sem definir um público-alvo (o famoso “atirar para todos os lados”). Portanto, analise quem tem potencial para ser cliente naquela determinada ação e direcione as ações de marketing para esse nicho, alcançando maior êxito na divulgação.

E procure pensar a longo prazo: melhor do que um cliente que vai comprar durante a oferta é o cliente que retorna para comprar de novo – com ou sem oferta. Pense que as promoções podem ser seu cartão de visitas para fidelizar consumidores!

Divulgação eficiente é a alma da campanha

Anunciar em jornais e revistas de grande circulação é uma estratégia geralmente cara para pequenos empresários e, no caso de loja virtual, não é um método muito eficaz, já que os clientes costumam transitar pelo ambiente virtual – portais de notícias, blogs, marketplaces, redes sociais.

Por isso, a tecnologia traça rumos cada vez mais direcionados ao universo online, oferecendo ferramentas mais acessíveis para os empresários se comunicarem diretamente com seu público-alvo, inclusive durante ações promocionais. Respeitando seu orçamento, tente organizar um plano de marketing que contemple divulgação em redes sociais, AdWords, social commerce, banners, e-mail marketing, newsletter e participação de digital influencers, por exemplo.

Divulgação eficiente é a alma da promoção

Cumpra o prazo da promoção

Toda promoção precisa ter um prazo, e ele deve ser respeitado. Mesmo que o desempenho das vendas esteja excelente, cumpra o prazo anunciado, encerrando a promoção no tempo indicado, pois quando a campanha se estende demais, o senso de urgência (aquele apelo de “compre logo”) acaba se perdendo e pode passar a impressão de que a oferta é falsa.

Escolha o tipo de promoção que irá realizar

Existem diversos tipos de promoção para serem aplicadas durante uma campanha. Para escolher a oferta mais adequada, você deve focar no objetivo da ação (como mencionamos, o objetivo pode envolver aumento de vendas, liquidação de estoque, divulgação da marca, conquista de clientes, etc.).

Confira as campanhas promocionais mais utilizadas tanto no varejo quanto no e-commerce e escolha a que mais combina com o perfil do seu negócio para movimentar as vendas.

Leve 3 pague 2Tipos de promoção para vender mais

Esse modelo é bastante comum em lojas físicas, principalmente de vestuário, cosméticos e alimentos. O “leve 3 pague 2” é uma ótima opção para lojistas que têm uma determinada mercadoria com estoque muito grande e precisa reduzi-lo, seja por necessidade de espaço, seja pela data de validade ou tendência chegando ao fim. A técnica consiste em incentivar um cliente que compraria apenas um item a comprar três, sendo que o terceiro sai de graça.

Desconto progressivo

Essa promoção ajuda o lojista a vender produtos relacionados, aumentado o tíquete médio. Funciona deste modo: o desconto começa a partir do segunda mercadoria inserida no carrinho de compras. É você quem determina a faixa de descontos, por exemplo: duas peças, 10% de desconto, três peças, 20%, cinco ou mais, 30%.

Frete grátis

Oferecer a vantagem de o cliente não pagar o frete sempre chama a atenção, especialmente quando o valor mínimo da compra não é muito alto. Pode ser aplicado a todos os setores ou a seções específicas (um e-commerce de cosméticos e perfumaria pode organizar o dia do frete grátis para compras acima de R$ 99 em fragrâncias femininas, por exemplo).

Torra-torra

A campanha de torra-torra vale para qualquer comércio e costuma ocorrer em períodos com troca de coleção ou mostruário, com grandes descontos.

Como vender mais

Vale-compra

O vale-compra é um método que funciona como “recompensa” ao cliente que comprou em sua loja. É como se você dissesse “Estamos tão felizes por ter comprado conosco que estamos te dando um estímulo para voltar e comprar novamente”. Ele provavelmente retornará, pois não vai querer perder a vantagem.

Sorteio

Sorteios geralmente funcionam com quem já é seu cliente, pois tem o hábito de comprar em sua loja e consegue arrecadar mais cupons, sentindo que tem pode aumentar suas chances de ganhar. Mas a ação pode funcionar para divulgar sua marca e trazer curiosos à sua loja.

Promoções exclusivas

Uma boa oportunidade para fidelizar clientes e apresentar novas linhas de produtos ou promover lançamentos de mercadorias. Com esse tipo de campanha, você concede descontos ou condições exclusivos para uma fatia de clientes. Pode ser aos que seguem sua loja em uma rede social específica, aos mais assíduos ou aos que estão de aniversário (neste caso, faço uso de e-mail marketing ou SMS).

Brindes e amostras

Todo mundo gosta de comprar quando tem a oportunidade de experimentar antes. Então que tal dar algumas amostras como “mimo” aos seus clientes? Você pode seguir alguns critérios, como “clientes que compram ‘tal’ marca” ou “clientes que comprar acima de ‘tal’ quantia”. De qualquer modo, é um jeito de divulgar produtos (principalmente lançamentos) e conquistar o cliente pela experiência.

Kit

Oferecer kits é uma boa maneira de vender mercadorias que se complementam com preço diferenciado. Por exemplo: shampoo (R$ 40), condicionador (R$ 35), finalizador (R$ 25) = R$ 100. Kit fechado com os três itens = R$ 85. No total, é como se o cliente ganhasse um desconto de R$ 5 em cada item e ainda leva o tratamento completo.

entenda o cliente para empreender na crise

Clientes adoram benefícios

Se o cliente conseguir acumular vantagens comprando com você, é bem provável que fique com a impressão de ter feito um bom negócio e recomende sua loja aos amigos. Vamos pegar o usuário do tópico anterior como exemplo. Se ele optar pelo kit de R$ 85, terá que pagar o frete – a menos que compre mais algum item para chegar aos R$ 99. Se você também estiver oferecendo amostras grátis para compras acima de R$ 149, por exemplo, é possível que ele compre mais alguma mercadoria.

No final das contas, em vez de você vender apenas um shampoo ou um condicionador, vendeu um kit completo + outros itens que para o cliente significam vantagens acumuladas e para você giro de estoque.

Antes de encerrarmos este texto, é preciso chamar sua atenção para dois fatos importantes:

1. SEJA TRANSPARENTE

As promoções devem ser claras e honestas, pois o consumidor detesta se sentir enganado e, nesse caso, pode sujar sua reputação.

2. SEJA REALISTA

Para qualquer campanha promocional é preciso planejamento, pois o aumento de vendas pode significar tanto sucesso como fracasso. Se você comercializar as mercadorias por um preço muito abaixo do ideal, sem respeitar uma margem mínima de lucro, pode ficar sem capital de giro e acabar com as finanças no vermelho. Então seja realista!

E aí, gostou das dicas? Tem mais alguma dica de promoção para compartilhar com os empreendedores que acompanham o blog? Conte para a gente nos comentários! 😉

Categorias: Empreendedorismo

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