Há épocas em que as promoções de vendas tomam conta do varejo: shopping centers, e-commerces e lojas em geral anunciam os mais diversos tipos de oferta em busca de atrair compradores e aproveitar o mercado aquecido. 

Contudo, para aproveitar esse movimento do mercado, os empresários que não querem ficar para trás e precisam renovar o estoque, além de movimentar o fluxo de caixa, devem criar condições especiais que atendam às necessidades do seu negócio e ajudem a impulsionar as vendas. 

Logo, antes de realizar uma promoção, é necessário estabelecer seu propósito e prever os impactos financeiros que os descontos podem trazer à empresa. 

Com tantos métodos e tipos de promoção de vendas, às vezes fica difícil escolher a opção mais adequada para sua empresa.

Por isso, neste post você conhecerá algumas dicas de como criar promoções de vendas para alavancar seu resultado. Confira!

Como fazer promoções de vendas? 

Na lista de etapas de um planejamento para fazer promoções de vendas, sugerimos que siga as quatro etapas descritas abaixo: 

  • Estabeleça os objetivos das campanhas promocionais
  • Defina o público-alvo da promoção
  • Cumpa o prazo da promoção
  • Escolha o tipo de promoção que irá realizar

Entenda como aplicar cada uma, a seguir. 

Estabeleça os objetivos das campanhas promocionais

Quando o gestor percebe que as metas de vendas não estão sendo atingidas e o estoque está lotado, é hora de traçar estratégias temporárias para tentar reverter a situação. 

Nesse sentido, os objetivos mais comuns das campanhas de promoção de vendas é:

  • impulsionar as transações;
  • divulgar mercadorias;
  • conquistar novos clientes;
  • fidelizar os antigos.

Para isso, é importante saber que a oferta deve ser muito bem planejada e para isso é preciso considerar alguns pontos importantes como:

  • estabelecimento de descontos que não comprometam a rentabilidade da empresa;
  • período de vigência definido;
  • comunicação direcionada para o público-alvo da marca ou da ação.

Com um plano de descontos bem delineado, metas sólidas e uma mãozinha da tecnologia para chegar aos consumidores certos (além de garantir o bom desempenho do back office), pequenos e médios varejistas podem recorrer às promoções para divulgar sua marca e seus produtos

E para não gastar muito, a dica é apostar em campanhas de marketing digital.

Fique ligado: os maiores e principais fornecedores costumam oferecer alguma promoção em determinados produtos, então fique atento para possíveis parcerias.

Defina o público-alvo da promoção para impulsionar as vendas

Defina o público-alvo da promoção

Não há chance de realizar uma promoção criativa de vendas que seja bem-sucedida sem conhecer o público-alvo, ou, pior ainda, sem definir um público-alvo (o famoso “atirar para todos os lados”). 

Portanto, analise quem tem potencial para ser cliente naquela determinada ação e direcione as ações de marketing para esse nicho. Alcançando maior êxito na divulgação.

Procure pensar a longo prazo: melhor do que um cliente que vai comprar durante a oferta é o cliente que retorna para comprar de novo – com ou sem oferta.

Pense que as promoções podem ser seu cartão de visitas para fidelizar consumidores!

Sobre esse assunto, indicamos que leia o artigo, “5 dicas fundamentais para fidelizar seus clientes!” e tire suas dúvidas sobre como usar as ações de vendas e marketing para reter compradores. 

Defina como divulgar uma promoção 

Anunciar em jornais e revistas de grande circulação é uma estratégia geralmente cara para pequenos empresários e, no caso de loja virtual, não é um método muito eficaz, já que os clientes costumam transitar pelo ambiente virtual como:

  • portais de notícias, 
  • blogs, 
  • marketplaces
  • redes sociais.

Por isso, a tecnologia traça rumos cada vez mais direcionados ao universo online. Oferecendo ferramentas mais acessíveis para os empresários se comunicarem diretamente com seu público-alvo, inclusive durante as campanhas de promoção de vendas.

Diante disso, e respeitando seu orçamento, tente organizar um plano de marketing que contemple divulgação em canais como:

  • redes sociais, 
  • Google Ads,
  • social commerce,
  •  banners, 
  • e-mail marketing, 
  • newsletter,
  • participação de digital influencers, por exemplo.
Divulgação eficiente é a alma da promoção

Cumpra o prazo da promoção

Toda promoção para vender mais precisa ter um prazo, e ele deve ser respeitado. 

Mesmo que o desempenho das vendas esteja excelente, cumpra o prazo anunciado, encerrando a promoção no tempo indicado. 

Pois quando a campanha se estende demais, o senso de urgência (aquele apelo de “compre logo”) acaba se perdendo e pode passar a impressão de que a oferta com desconto é falsa.

A urgência é um dos principais gatilhos mentais para vendas, que direcionam e aceleram a decisão de compra dos consumidores.

Escolha o tipo de promoção que irá realizar

Existem diversas ideias de promoção para serem aplicadas durante uma campanha de vendas. 

Para escolher a oferta mais adequada ao que você deseja alcançar com a ação, você deve focar no objetivo, que pode ser variado, entre eles: 

  • gerar o aumento de vendas;
  • fazer a queima de produtos em estoque;
  • divulgar a marca;
  • conquistar novos clientes, etc.

Para te dar aquela força na definição da sua estratégia, listamos alguns mais eficientes tipos de promoção de vendas do mercado: 

  • Leve 3 pague 2
  • Desconto progressivo
  • Frete grátis
  • Torra-torra
  • Vale-compra
  • Sorteio
  • Promoções exclusivas
  • Brindes e amostras
  • Kit

Entenda como e quando aplicar cada uma dessas promoções de vendas, a seguir. 

Leve 3 pague 2

Esse modelo é bastante comum em lojas físicas, principalmente de vestuário, cosméticos e alimentos. 

O “leve 3 pague 2” é uma ótima opção para lojistas que têm uma determinada mercadoria com estoque muito grande e precisa reduzi-lo

Seja por necessidade de espaço, seja pela data de validade ou tendência chegando ao fim. 

A técnica consiste em incentivar um cliente que compraria apenas um item a comprar três. Sendo que o terceiro sai de graça.

Desconto progressivo

Esse tipo de promoção de vendas ajuda o lojista a impulsionar as transações de produtos relacionados, aumentando o ticket médio da empresa

Funciona deste modo: o desconto começa a partir da segunda mercadoria inserida no carrinho de compras. É você quem determina a faixa de descontos, por exemplo: duas peças, 10% de desconto, três peças, 20%, cinco ou mais, 30%.

Frete grátis

Oferecer a vantagem de o cliente não pagar o frete é sempre uma boa dica para alavancar as vendas do seu e-commerce. Especialmente quando o valor mínimo da compra não é muito alto. 

O frete grátis funciona como um importante diferencial para o comprador, e pode ser o elemento que faltava para gerar a compra. 

Essa promoção de vendas pode ser aplicada a todos os setores ou a seções específicas de uma loja, por exemplo,e-commerce de cosméticos e perfumaria pode organizar o dia do frete grátis para compras acima de R$99 em fragrâncias femininas, por exemplo.

Torra-torra

A campanha de torra-torra vale para qualquer comércio e costuma ocorrer em períodos com troca de coleção ou mostruário, com grandes descontos.

promoções de vendas

Vale-compra

O vale-compra é um método que funciona como “recompensa” ao cliente que compra em sua loja. 

É como se você dissesse: “Estamos tão felizes por ter comprado conosco que estamos te dando um estímulo para voltar e comprar novamente”. 

Ele provavelmente retornará, pois não vai querer perder a vantagem.

Sorteio

Sorteios geralmente funcionam para impulsionar vendas com quem já é seu cliente e tem o hábito de comprar em sua loja. Afinal, nesses casos, eles conseguem arrecadar mais cupons, sentindo que tem pode aumentar suas chances de ganhar. 

Contudo, uma promoção criativa de vendas que inclua sorteio também pode funcionar para divulgar sua marca e trazer curiosos à sua loja.

Promoções exclusivas

As promoções exclusivas são uma boa oportunidade para fidelizar clientes, apresentar novas linhas de produtos ou promover lançamentos de mercadorias. 

Com esse tipo de campanha, você concede descontos ou condições exclusivas para uma fatia de clientes.

Pode ser aos que seguem sua loja em uma rede social específica, aos mais assíduos ou aos que estão de aniversário.

Neste caso, uma boa opção para se comunicar com seus clientes é usando o e-mail marketing ou SMS.

Leia também: Como o e-mail marketing pode impulsionar seu negócio

Brindes e mimos

Todo mundo gosta de brindes e mimos, não é mesmo? Então que tal enviar alguns presentinhos especiais para seus clientes?

Você pode seguir alguns critérios, como “clientes que compram ‘tal’ marca” ou “clientes que comprarem acima de ‘tal’ quantia”. 

De qualquer modo, é um jeito de divulgar produtos (principalmente lançamentos) e conquistar o cliente pela experiência.

Kit

Oferecer kits é uma boa maneira de impulsionar vendas e aumentar o ticket médio da loja.

Considere, por exemplo, um kit com shampoo, condicionador e finalizador em que comprando separadamente os produtos sairiam a R$100, mas no kit fechado com os três itens o consumidor paga apenas R$85. 

No total, é como se o cliente ganhasse um desconto de R$5 em cada item e ainda leva o tratamento completo.

Essas são algumas ideias de promoções criativas de vendas que vão oferecer à sua loja a possibilidade de gerar mais negócios e até mesmo aproveitar um momento de mercado aquecido para atrair compradores para a sua loja.   

Isso sem contar que os tipos de promoções de vendas que apresentamos acima são boas respostas sobre como impulsionar vendas em épocas de baixa na movimentação financeira, como trocas de coleção e períodos pós Natal, Ano Novo e outras datas.

Ao aplicar as campanhas promocionais você amplia a receita e equilibra o fluxo de caixa

Benefícios das campanha promoção de vendas

Clientes adoram ter acesso a vantagens, logo, se o cliente conseguir acumular benefícios comprando com você, é bem provável que fique com a impressão de ter feito um bom negócio e recomende sua loja aos amigos. 

Vamos pegar o usuário do tópico anterior como exemplo. Se ele optar pelo kit de R$85, terá que pagar o frete – a menos que compre mais algum item para chegar aos R$99.

Se você também estiver oferecendo amostras grátis para compras acima de R$149, por exemplo, é possível que ele compre mais alguma mercadoria.

No final das contas, em vez de você vender apenas um shampoo ou um condicionador, vendeu um kit completo além de outros itens que para o cliente significam vantagens acumuladas e para você giro de estoque.

Contudo, antes de encerrarmos este texto, é preciso chamar sua atenção para dois fatos importantes:

1. Seja transparente

As promoções devem ser claras e honestas, pois o consumidor detesta se sentir enganado e, nesse caso, pode sujar sua reputação.

2. Seja realista

Para qualquer campanha promocional é preciso planejamento, pois o aumento de vendas pode significar tanto sucesso como fracasso. 

Se você comercializar as mercadorias por um preço muito abaixo do ideal, sem respeitar uma margem mínima de lucro, pode ficar sem capital de giro e acabar com as finanças no vermelho. 

Então seja realista e siga algumas etapas para planejar suas vendas antes de divulgar suas promoções:

  • compreenda qual é o valor mínimo pelo qual você precisa vender um produto sem prejuízo;
  • considere o investimento em anúncios e marketing para calcular a margem de lucro que o produto ainda dará a empresa;
  • escolha o tipo de promoção será feita de acordo com os objetivos e necessidades da loja;
  • avalie indicadores como volume de vendas de cada item;
  • alinha com o fornecedor opções para atender um possível aumento de demanda de vendas. 

Para fazer todos esses cálculos e acompanhar as suas metas e resultados financeiros, nada como uma ferramenta que automatiza tudo isso, com custo acessível e fácil de usar, não é mesmo? 

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E aí, gostou das dicas? Tem mais alguma dica de promoção para compartilhar com os empreendedores que acompanham o blog? Conte para a gente nos comentários!