A comunicação interna para pequenas empresas tem ganhado cada vez mais destaque, afinal, ela permite o aumento da produtividade e beneficia a companhia de diversas outras formas. Por essa razão, é importante que você também dê uma atenção maior ao assunto.

Segundo Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, mais de 60% dos problemas de uma empresa são causados por falhas na comunicação. Isso, claro, torna o empreendimento menos competitivo, rentável e atraente para investidores.

Pensando em tudo isso, criamos um guia incrível para você. Hoje, será possível entender mais sobre a comunicação interna para pequenas empresas, seu benefício e por onde começar. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Melhora a produtividade dos funcionários

Uma pesquisa realizada pela Microsoft, com 38 mil participantes, identificou que cerca de 17 horas semanais de trabalho são improdutivas. Dentre os principais motivos, escolhida por 32% dos participantes, estava a falta de uma comunicação clara e eficaz.

Quando não há comunicação, é comum que os profissionais não realizem o que realmente precisa ser feito, ou mesmo que percam seu tempo em atividades desnecessárias para a empresa — como no uso excessivo do e-mail ou reuniões desnecessárias.

Para facilitar a comunicação com a equipe, além de investir na implementação de novos canais, como murais de recados, é preciso instigar a liderança nesse sentido. Todos os líderes, incluindo o CEO da empresa, devem se comprometer em cascatear com eficácia as informações devidas.

Aumenta a satisfação dos clientes finais

O diálogo dentro da empresa também afeta os clientes finais, que podem ser atendidos com qualidade, rapidez e assertividade. Uma recente pesquisa afirma que, no Brasil, 86% dos consumidores deixam de comprar em uma empresa pelo mal atendimento.

É importante destacar que os colaboradores são os maiores responsáveis pela satisfação dos clientes e pela qualidade do atendimento, por isso devem estar felizes e motivados. Mas isso depende de um bom clima de trabalho, construído com transparência, credibilidade e comunicação.

Garante crescimento e longevidade à empresa

É grande o número de empresas que têm fechado suas portas nos últimos anos. Dentre os principais motivos, é possível destacar o uso inadequado das forças internas, ou melhor, a incorreta gestão dos seus principais recursos, como o RH.

Sem uma boa comunicação, fica difícil direcionar os funcionários de acordo com os objetivos desejados, bem como alinha-los à estratégia previamente definida.

Por esse motivo, é crucial que a comunicação permeie cada um dos níveis da empresa. Todos, do alto executivo até o mais simples operário, devem entender claramente suas funções, ter espaço para dar boas ideias, tirar suas dúvidas e contribuir ativamente.

Nesse processo, é preciso apostar em ferramentas que facilitem a comunicação, como os softwares de gestão empresarial. Com eles, é possível integrar os diversos setores da empresa, aumentar a acessibilidade às informações, bem como atingir melhores resultados.

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