A pequena empresa precisa compreender que o primeiro passo para o bom andamento e crescimento do negócio é estruturar as suas finanças. Mas, como controlar as contas, não colocar nada em risco e ver o seu sonho prosperar?

Não existe fórmula mágica, mas alguns pontos são cruciais como o planejamento, conhecimento de mercado, dedicação, profissionalismo e muito mais. Entenda!

Baixo nível de Gestão Empresarial

Muitos empresários encontram problemas no início da carreira e acabam se complicando. Dados mostram que em média 25% das empresas fecham suas portas com aproximadamente dois anos de existência, agravando ainda mais quando pensamos em cinco anos, com índice maior que 50%.

Mas, porque isso acontece? A grande maioria dos casos são causados por problemas financeiros, o Serasa divulgou recentemente que quase 50% das empresas brasileiras sofrem com atraso de pagamentos, isso mostra a importância de controlar as contas e se planejar financeiramente.

LEIA TAMBÉM: Como dominar o capital de giro na sua empresa

Não se complique Pequeno Empreendedor

Para não se complicar, comece com o básico:

Contas a pagar:

  • Registre todas as despesas da empresa – Incluindo as despesas fixas e uma margem para as contas variáveis;
  • Nunca misture as contas pessoais com as empresariais – Passo fundamental para qualquer negócio prosperar e um dos principais problemas do início empresarial.

Contas a receber:

  • Faça o registro de todas as vendas e recebíveis com os prazos – É aqui que saberá quanto e quando receberá os pagamentos, permitindo tomar medidas importantes para que nada atrase;
  • Estimule pagamento antecipado – Importante para garantir saúde ao empreendimento, ofereça condições atrativas que faça o cliente pagar adiantado;
  • Tenha bom relacionamento com todos os clientes – Essa relação é fundamental para garantir o pagamento, confiança e crescimento de grandes parcerias;
  • Saiba todas as contas que serão recebidas – Assim, evitará divergências e surpresas que prejudicam o caixa da empresa.

Para facilitar, conte com o Bling!

O Bling é o software de Gestão Empresarial Online perfeito para o controle do setor financeiro, com ele controle de todos os pagamentos é facilitado.

Você gerencia contratos e cobranças sem precisar lembrar de todas as datas, pois o sistema automatiza as contas recorrentes, enviando boletos para os clientes, com informações claras e lembretes através de alertas.

E mais:

  • Notificações de vencimentos e atrasos – Informe aos clientes quando a conta está próxima do vencimento;
  • Boletos registrados – Gere boletos com valor fixo de R$ 1,98, economize e ganhe segurança no processo;
  • Integre compras, vendas e serviços – Automatize lançamentos financeiros a partir de transações comerciais;
  • Balancete gerencial – Tenha na palma da sua mão os resultados da empresa, com relatórios precisos da gestão empresarial.

A Pequena Empresa ganha a estrutura do Bling, grandes funcionalidades e integrações importantes com os maiores Marketplaces e as principais plataformas de E-commerce do país. Que garantem a simplificação dos processos internos e o seu controle para se colocar no mercado e aumentar suas vendas.

Confira também o Webinar que fizemos recentemente com o parceiro Preço Certo, sobre a maximização de Lucro com Precificação e Otimização de Fluxo de Caixa!

 

Essas foram algumas dicas importantes para uma Pequena Empresa controlar as contas e não complicar a sua existência! O que achou? Conta pra gente nos comentários!

Aproveite para testar o Bling na prática por 30 dias grátis: https://goo.gl/tXQy47