Enquanto em uma loja física há vendedores prontos para cativar o cliente e oferecer produtos até encontrar o que lhe agrade, na loja virtual esse processo acontece de outra forma, e uma boa descrição de produtos é indispensável nesse momento.

Afinal, nas compras online, o usuário não tem a possibilidade de pegar o item nas mãos e nem vê-lo de verdade. É como uma compra “às cegas”, mas que pode ser mais clara e assertiva se ele encontrar todas as informações que precisa.

Além do impacto na experiência do cliente, criar boas descrições de produtos para e-commerce é essencial para aumentar o tráfego no site, já que usando as técnicas de SEO sua loja virtual pode ficar melhor ranqueada nos mecanismos de busca.

Ou seja, se dedicar à etapa de cadastrar produtos é muito benéfico! E para te ajudar nessa tarefa, preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber para criar as melhores descrições. Quer aprender mais sobre isso? Então, confira! 

O que é descrição de produtos?

A descrição de produtos é um texto que aborda todas as informações sobre o item que está disponível para venda em sua loja virtual. É por meio dele que o usuário confere os detalhes do produto, e decide se vai adquiri-lo ou não.

Toda descrição deve responder perguntas como: o que é o produto, que problemas ele resolve, quais são os diferenciais para os outros, como ele é feito, cuidados, material, tamanho e como utilizar, por exemplo.

Por que fazer descrição de produtos para e-commerce?

Para entender a importância da descrição de produtos em uma loja virtual, basta pensar em como você se comporta ao fazer uma compra pela internet. Certamente, ao gostar de um item, você confere as informações disponíveis, certo? 

Por exemplo: se está comprando uma roupa, provavelmente analisa os tamanhos disponíveis, as cores e o tecido. Já se está buscando um móvel, precisa saber as dimensões para ter certeza de que cabe em sua casa.

Ou seja, essas informações disponíveis na descrição do produto são essenciais para que a compra seja a mais assertiva possível, uma vez que não conseguimos ver ou pegar o produto. 

Uma boa descrição evita até mesmo a desistência ou devolução de mercadorias, pois o usuário consegue analisar se o produto é como ele imagina ou não. 

Isso gera segurança para o cliente, aumenta o seu desejo pelo item e, claro, melhora a taxa de conversão. 

Além disso, fazer uma boa descrição é indispensável para o posicionamento da sua loja nos mecanismos de busca, como o Google. 

Para isso, é interessante usar as técnicas de SEO, como o uso correto das palavras-chave, e escrever textos originais e completos.  

O que é SEO e como usar?

Deu para entender que uma boa descrição de produtos para e-commerce precisa ser otimizada para SEO, não é? Porém, você sabe o que isso significa? Se não, fique tranquilo que nós vamos explicar agora! 

SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas e ações que afetam o posicionamento de um site nos mecanismos de buscas, como o Google e Bing. 

Essas técnicas ajudam os mecanismos a “ler” o seu site (nesse caso, a página do produto), entender do que se trata e começar a apresentá-la entre os resultados quando um usuário faz uma pesquisa. 

Por exemplo: imagine que você trabalhe com itens de decoração e tenha uma página em sua loja para vender um “kit de 4 almofadas coloridas”.

Você fez uma descrição completa e otimizada para SEO, e colocou boas fotos, certo?

Aí, uma pessoa que está em busca de almofadas para sua casa, pesquisa por “kit de 4 almofadas” no Google.

Se sua página estiver bem otimizada, há grandes chances dela aparecer para o usuário. Afinal, os bots do Google conseguem identificar que você tem a solução (resposta) para a pesquisa daquela pessoa

Por isso, é muito importante investir tempo na descrição de cada item da sua loja virtual, pois é por meio das informações que você disponibilizar, que os mecanismos de busca vão “encontrar seu site” e mostrá-lo para os usuários. 

Técnicas de SEO para descrição de produtos

  • Palavra-chave: identifique o termo mais relevante para seu produto (e os relacionados) e use-o no título, imagem, URL e descrição. 
  • Descrição original: escreva a descrição com suas palavras, sem copiar de outros e-commerces, e inclua a palavra-chave ao longo do texto.
  • Estrutura do texto: faça a descrição dentro de uma hierarquia de informação, com título, subtítulo, etc (H1, H2, H3). Além de organizar o conteúdo, essa estrutura facilita a leitura da página pelos mecanismos de busca.
  • Imagens otimizadas: use imagens de boa qualidade, mas que não sejam pesadas (ajuste o tamanho para não prejudicar o carregamento da página), coloque um título e um texto alternativo, de preferência usando a palavra-chave. 
  • URL amigável: use a palavra-chave na URL do produto para facilitar o entendimento do Google e deixá-la mais amigável para o usuário.

Essas são as principais dicas de SEO para e-commerce. Ficou alguma dúvida? Não se preocupe, vamos aprofundar nos tópicos a seguir. Vamos lá!

Como fazer uma boa descrição de um produto?

Uma descrição de produtos para e-commerce deve conter: imagens de diferentes ângulos para mostrar bem o produto, vídeos (se possível), um texto com todas as informações essenciais e decisivas para uma compra e uma URL amigável. Todos esses aspectos precisam estar otimizados para mecanismos de busca. 

A seguir, veja cada um desses aspectos com mais detalhes.

descrição de produtos no ecommerce

Imagens e vídeos

Na compra online, é impossível que seu cliente consiga pegar a mercadoria, tocar, conferir cada detalhe como provavelmente faria em uma loja física. 

Essa falta de “contato” com o produto pode ser uma objeção para adquirir o produto, afinal, ele não sabe se vai servir, ficar bom, se a qualidade é das melhores, e por aí vai. 

No entanto, com boas imagens e vídeos na página dos produtos, você pode cortar pela metade essas questões. Até porque, por mais que ele não consiga por as mãos no item, conferir tudo por fotos e vídeos já pode o satisfazer.

Por isso, quando se fala em descrição de produtos para loja virtual, esse ponto é um dos mais importantes. E é interessante que você forneça mais de uma imagem para que ele consiga ver o produto em totalidade.

Com certeza, você já passou pela experiência de acessar um e-commerce pronto para comprar, mas desistiu porque só tinha uma única foto do produto, de baixa qualidade, e sem as informações mais relevantes, não é? Pois bem, não deixe isso acontecer com seu cliente!

Fonte: Renner

Também é importante lembrar que as imagens e vídeos precisam estar otimizadas. Caso não, ficará mais difícil para os motores de busca identificá-los — e você pode perder a chance de aparecer entre os primeiros resultados da aba “Imagens”

Como otimizar imagens e vídeos para SEO?

  1. Faça a compressão das imagens para reduzir o tamanho sem perder a qualidade, isso ajuda a melhorar o tempo de carregamento da página, um fator importante para o ranqueamento;
  2. Nomeie a imagem ou vídeo com a palavra-chave antes de subir para o site, como “vestido-floral-azul” em vez de “IMG13.jpg”;
  3. Crie um texto alternativo (alt text) descritivo para a imagem. Use a palavra-chave, mas acrescente informações úteis, pois ele também é usado para facilitar o entendimento de usuários com deficiência visual;
  4. Use imagens que se adaptam aos diferentes dispositivos, ou seja, que sejam responsivas. Dessa forma, o usuário consegue vê-la completa, seja pelo desktop ou pelo celular.

Descrição

Quando falamos em descrição, nesse caso, nos referimos a parte textual da página de um produto. É onde o cliente encontra as especificações do item.

Esse texto precisa ser original, já que conteúdos duplicados são ruins para o ranqueamento da página. 

Isso porque o Google entende que não há nada relevante ou diferente ali, uma vez que é possível encontrar a mesma informação em diversos outros sites.

Também é importante usar a palavra-chave correspondente ao seu produto de forma natural durante a descrição, para ficar fácil identificar sobre o que se trata a página. 

Outra dica é apostar nos recursos como negrito e itálico para destacar informações importantes. Isso ajuda a melhorar a legibilidade e deixa o texto mais atrativo. 

Fonte: Camicado

Como encontrar a palavra-chave correta para o produto? 

Para encontrar as palavras-chave mais interessantes para seu e-commerce, você pode contar com ferramentas de SEO, como o SEMRush e Ubersuggest (são pagas). 

Essas ferramentas mostram o volume de busca de cada termo (quantas vezes eles são procurados por mês), e a dificuldade de ficar bem posicionado para aquela palavra. 

Dessa forma, você pode optar pelos termos com um número bom de pesquisas, mas que não tem uma dificuldade muito grande para ranquear. 

O próprio Google tem um Planejador de Palavras-Chave que pode te ajudar a começar a seleção. E o melhor: é gratuito! 

URL 

A URL do seu site é o link de acesso, seu endereço eletrônico. Dentro do seu site, terão as ramificações, como as URLs das seções do site e as URLs das páginas de produtos.

Em todas elas, é importante se preocupar com a otimização, deixando o link amigável, ou seja, fácil de entender.

Observe os dois endereços fictícios abaixo:

  • www.ecommerce.com.br/product-958745/?s3m
  • www.ecommerce.com.br/feminino/vestido/floral-azul

O segundo exemplo parece mais profissional e confiável, não é? Certamente, se você estivesse fazendo uma pesquisa e encontrasse os dois resultados, clicaria no segundo. Da mesma forma, faria o seu cliente.

Além disso, a otimização da URL ajuda o Google a identificar mais rápido do que se trata a página. E quanto mais fácil for para ele “ler” seu site, maiores são suas chances de ser bem ranqueado. 

Exemplo de descrição de um produto para e-commerce

Agora ficou mais fácil otimizar os itens da sua loja virtual, não é? Para garantir que não ficou nenhuma dúvida, vamos a um exemplo? Assim, você pode conferir como ficaria a descrição de um produto para e-commerce, na prática.

Para esse exemplo, vamos imaginar que você é dono de uma loja virtual que vende quadros e outras obras. A seguir, veja como ficaria uma boa descrição para um kit de 3 quadros decorativos. 

Kit de quadros abstratos minimalistas

Procurando uma decoração elegante e minimalista para sua casa? O Kit de quadros abstratos em tons neutros é composto por três obras e fica incrível em salas, quartos e escritórios.

Eles possuem moldura de madeira maciça, disponível na cor preta, branca e freijó. Com a impressão de alta tecnologia, os quadros possuem altíssima qualidade, dispensando o uso de vidro.

A impressão premium é aplicada diretamente no MDF, garantindo alta durabilidade. Para fazer a limpeza do quadro, você só precisa de uma flanela úmida. Evite o uso de produtos abrasivos para não danificar a tela.

Características do kit de quadros abstratos:

– Moldura em madeira maciça;

– Revestimento liso e fosco;

– Não possui vidro;

– Possui pendurador

– Cores branco, preto e freijó

– Espessura: 0,5 cm;

– Medidas: 20×30, 40×60. 

Seguindo nosso exemplo, a URL otimizada poderia ser:

  • www.ecommerce.com/composicoes/kit-3-quadros-abstratos

Conte com um ERP para gerenciar seu e-commerce!

Agora você já sabe como fazer uma descrição de produtos para loja virtual, certo? O próximo passo é separar uns dias para revisar as páginas do seu e-commerce e fazer os ajustes necessários. Sem dúvidas, após a otimização, seus resultados serão mais expressivos! 

E, claro, quando o tráfego de usuários aumentar em seu site, certamente o número de compras também irá subir. E é muito importante que você esteja preparado para quando isso acontecer. Afinal, você precisará separar, preparar e enviar vários pedidos.

Para te ajudar nessa tarefa e tornar sua rotina mais fácil, você pode contar com um ERP, um sistema de gestão integrada que permite a administração de vários setores do seu negócio em um único lugar. 

Uma boa opção para isso é o Bling. Com ele, você pode: 

  • cadastrar clientes e fornecedores;
  • emitir notas fiscais;
  • integrar sua loja virtual aos principais marketplaces do mercado;
  • organizar e administrar seu estoque;
  • controlar e gerenciar seus envios;
  • gerenciar as financeiras do seu negócio.

Além de diversas outras funcionalidades que vão tornar o seu dia a dia mais fácil. Demais, não é? Então, use o período de teste grátis para experimentar nosso ERP. Aproveite!