Dia 4 de dezembro é comemorado o dia da propaganda e nesta data queremos trazer uma grande reflexão, o que mudou durante os anos e como fazer propaganda nos tempos atuais?

LEIA TAMBÉM: Emitir notas fiscais em 40 segundos? Só com o Bling!

O que é propaganda?

Antes de falarmos o que mudou durante os anos precisamos entender o que ela é de fato!

Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, seu objetivo é promover ideias, princípios, uma causa ou prática.

Como fazemos isso? Por meio de recursos psicológicos que mexam com a emoção, opinião e sentimentos. O que gera ação a partir disso.

E vemos propaganda de todas as maneiras, em religião, na política, propaganda de guerra e por empresas – que vamos falar aqui!

Mas, antes disso veja algumas propagandas históricas:

Primeira Guerra Mundial

Quem nunca viu a imagem do Tio Sam apontando o dedo para frente? Pois é, essa imagem foi utilizada pelos Estados Unidos como forma de atrair os jovens a participarem da guerra. Uma bela campanha com um grande sentimento para os americanos, o patriotismo! Os cartazes foram espalhados por todos os lugares, inclusive nos países em guerra.

Cartaz Tio Sam Primeira Guerra

Propaganda Nazista

Durante a época nazista as técnicas propagandistas foram fortemente utilizadas! Dominaram os meios de comunicação da Alemanha, com o objetivo claro de doutrinar o povo com recursos psicológicos! E conseguiram né?!

Propaganda nazista

A propaganda mudou!

Agora que já conheceu um pouco sobre a história e também alguns exemplos vamos aos tempos atuais!

Hoje, a propaganda mudou não é mesmo? E isso é muito bom para as empresas! Há tempos atrás para fazer qualquer tipo de propaganda, seja por rádio, televisão, revista ou jornal o investimento era muito alto. E mesmo assim, não era possível saber ao certo quantas pessoas eram atingidas!

E isso mudou, hoje encontramos novas formas de colocar o nosso produto no mercado e, além disso, o pensamento do consumidor mudou! Ele não gosta de ser incomodado a todo o momento e muitas empresas são descartadas por isso! Fora que estão muito mais informados e pesquisam bastante antes de comprar! Portanto, a confiança é fundamental!

Dicas do Bling!

A primeira dica é: conheça o perfil do seu público! Faça uma pesquisa e saiba de fato com quem está falando! E meça isso através de ferramentas como o Google Analytics!

Outra grande dica é apostar em conteúdo para atrair o seu público e mostrar todas as qualidades do seu produto, assim como o nosso Blog faz com o Bling você deve fazer com a sua marca!

Você pode também apostar em estratégias digitais de promoção como o Google Adwords (um pouco mais caro) e Facebook Ads (mais em conta), todas as ferramentas digitais são ótimas para acertar na propaganda! Aposte em boas imagens e um ótimo texto!

Fora isso, aposte no crescimento do seu negócio, na gestão, em colocar ele no mercado e também em um bom atendimento! São passos simples que fazem a propaganda ser concluída com sucesso! Não dá para deixar entrar dez clientes e perder nove não é mesmo?

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo sobre o dia da Propaganda e coloque nossas dicas em prática! Aproveita para conhecer mais sobre os marketplaces e potencialize ainda mais suas vendas!