Você tem um comércio online e lida frequentemente com dificuldades para controle e manutenção de estoque, bem como na distribuição logística de suas mercadorias? Está na hora de conhecer um pouco mais sobre duas estratégias que podem te ajudar: cross-docking e dropshipping

Neste artigo, você vai aprender tudo que precisa saber para identificar se uma das duas pode ajudá-lo em suas rotinas administrativas.

Continue a leitura e confira!

O que é cross-docking?

O cross-docking é uma operação logística de distribuição de mercadorias que dispensa o armazenamento prévio, ou seja, a criação de estoque tradicional como conhecemos. Sua empresa adquire os produtos, recebe, separa e envia, fazendo o giro de mercadorias conforme a demanda de vendas.

Ao optar pelo cross-docking, as mercadorias só chegam até sua loja mediante a venda concretizada e com destino certo — o cliente. 

Isso significa que em vez de ter os produtos para fazer a movimentação das vendas, eles só chegam no seu negócio quando estiverem prontamente direcionados.

Leia também >>> Tipos de estoque: descubra qual o mais indicado para o seu negócio.

Como é o processo de cross-docking?

O processo de venda por meio de cross-docking varia conforme a empresa. Em um aspecto mais geral, podemos dizer que ele funciona da seguinte forma:

  • O cliente faz a compra com a empresa. Essa, por sua vez, repassa o pedido para o fornecedor. Normalmente, as empresas têm um sistema integrado que facilita esse processo e resulta em mais agilidade assim que o pedido é confirmado.
  • Mediante a confirmação do pagamento, os produtos são enviados pelo fornecedor diretamente para o centro de distribuição da empresa.
  • Por fim, a otimização de todo o processo de envio fica por conta da empresa, que pode segmentar as atividades, visando a economia de tempo e maior eficiência nos procedimentos.

Ainda que o cross-docking seja um processo facilitador, é preciso tomar algumas providências para não haver falhas no decorrer do processo de logística para e-commerce, que inclui: o fornecedor, sua empresa, o operador logístico e, por fim, seu cliente.

Quando o cross-docking é recomendado?

O cross-docking é recomendado para donos de e-commerces ou vendedores de marketplaces que estão começando a vender pela internet e ainda não tem uma demanda de vendas sólida. Dessa forma, mesmo com espaço físico restrito, é possível armazenar e enviar produtos com mais agilidade.

Leia também >>> Treinamento para controle de estoque: como fazer? Tutorial

O que é dropshipping?

O dropshipping é uma forma de criar parcerias com fornecedores e catalogar seus produtos em sua loja virtual, sem a necessidade de ter um estoque próprio, sendo um modelo de operação logística otimizado. O fornecedor é quem recebe o pedido e o envia para o cliente.

A maioria das empresas que adotam o dropshipping são de pequeno a grande porte, especialmente quando o departamento de logística exige uma operação mais complexa e de custos altos conforme o segmento do negócio (como armazenagem, fretes, etc.).

O benefício de concentrar todo o estoque nas transações do próprio fornecedor é ter muito mais eficiência em cada etapa do procedimento.

Como é o processo de dropshipping?

Cada empresa define a melhor forma de negociação e logística com seu fornecedor. No entanto, o passo a passo básico do processo de dropshipping funciona da seguinte maneira:

  • O cliente faz sua compra com a empresa e, após a confirmação do pagamento, o pedido é liberado para o despacho.
  • Depois da validação, a empresa entra em contato com seu fornecedor e informa a compra que foi realizada, repassando os dados do cliente para que o processo de entrega comece.
  • Em seguida, o fornecedor faz a separação, embalagem e envio das mercadorias para o seu cliente.

Um processo bem simples, certo? Lembre-se, no entanto, que é fundamental contar com um prestador de serviços de sua confiança e que você saiba que não te abandonará.

Afinal, isso reflete diretamente na satisfação de seu cliente e você não quer que nada dê errado na experiência de compra no seu e-commerce.

Quais são as principais diferenças entre cross-docking e dropshipping?

Como é possível observar pela descrição dos processos, cross-docking e dropshipping possuem vantagens e desvantagens no processo de controle de estoque e distribuição logística.

Para escolher a mais adequada para o seu tipo de negócio, nós destacamos as principais diferenças entre cada um deles. Vamos conferir?

DIFERENÇASCross-dockingDropshipping
ArmazenamentoÉ nulo ou limitado, feito pelos centros de distribuiçãoNão há armazenamento de mercadorias
DistribuiçãoA entrega é feita pelo centro de distribuiçãoA distribuição é realizada pelo próprio fornecedor
Principais vantagensNão há custos com a compra de estoque, mas existem gastos com armazenagem e embalagem.Não há custos com compra de estoque, armazenagem e nem embalagem.
Principais desvantagensPode haver dificuldade de sincronia entre os envolvidos no processo geral.A lentidão no processo de despacho por parte do fornecedor.

Seja qual for sua escolha, o Bling pode te ajudar!

Agora que você já conhece as principais diferenças entre cross-docking e dropshipping, além das vantagens e desvantagens de cada estratégia de venda, ficou muito mais fácil escolher, não é mesmo?

Independentemente de qual processo você adote na sua loja virtual, o Bling pode te ajudar a otimizar: 

  • controle de estoque;
  • logística de distribuição;
  • emissão de notas fiscais; 
  • atualização de produtos em várias plataformas ao mesmo tempo; 
  • integração com +250 plataformas de venda e muito mais.

Comece a vender com o pé direito! Faça o teste gratuito da plataforma Bling por 30 dias e veja na prática como descomplicar a gestão do seu negócio!