Economizar com embalagens para e-commerce é positivo tanto para lojistas quanto para clientes. Pensar no material, no tamanho e no peso da embalagem pode reduzir custos que, quando somados, resultam em economia considerável.

Empacotamentos adequados agilizam o processo e diminuem o valor do frete. Claro que não basta apenas escolher o material mais barato: é fundamental entender quais são as necessidades que devem ser atendidas para encontrar o melhor custo-benefício.

A embalagem utilizada pelo seu concorrente não obrigatoriamente é a melhor opção para você. Avaliar suas características próprias é importante para a definição ideal. Veja em nosso post como reduzir seus custos relacionados a esse serviço!

Conheça os principais materiais utilizados para embalar

Para economizar com embalagens para e-commerce, é preciso ir além de uma caixa bonita. Existem também os materiais que protegem os produtos e precisam ser levados em consideração no empacotamento. Abaixo, listamos os principais itens usados e seus preços no varejo:

  • almofada de ar: são utilizadas para ocupar espaços vazios, evitando que o produto fique “sambando” durante o transporte. Não está disponível no varejo;
  • plástico-bolha: protege materiais sensíveis. Quanto mais frágil o item, menor deve ser o tamanho das bolhas. Preço no varejo: R$ 18,00 no tamanho de 50 x 0,5 m tamanho P;
  • papel fragmentado: serve para manter os produtos fixos dentro da caixa, evitando a movimentação no transporte. Não está disponível no varejo;
  • fita adesiva ou fita gomada: é usada para contornar a embalagem e a caixa. Preço no varejo: R$ 4,99 tamanho 45 x 45 mm de fita;
  • placas de isopor: protegem as laterais da caixa de batidas. São usadas principalmente em quadros e derivados. Preço no varejo: R$ 4,67 no tamanho 100 x 50 x 0,20 cm.
  • papel pardo/kraft: feito para empacotar roupas e objetos mais resistentes. Preço no varejo: R$ 33,30 no tamanho 80 g, 0,4 x 150 m.
  • caixa de papelão: válida para qualquer objeto, frágil ou não. Preço no varejo: R$ 3,60 com medidas de 34 x 24 x 27 cm.
  • envelope: serve para embalar itens pequenos como bijuterias, por exemplo. Preço no varejo: R$ 51,70 uma caixa com 250 unidades no tamanho 250 x 353 mm.

Foque no frete para economizar

Além de trabalhar o branding, o empacotamento ideal também reduz os custos com frete. Dependendo do seu produto, um envelope pode acomodar melhor o item e ainda ser esteticamente mais atraente

cálculo de preço do transporte leva em consideração o peso e o volume. Dessa forma, pacotes mais compactos, que utilizam apenas o espaço necessário, ajudam a economizar com embalagens para e-commerce. Um dos maiores erros é usar caixas com tamanhos desproporcionais.

Compre grandes quantidades

Ao comprar um volume maior de caixas e materiais, o seu fornecedor tende a oferecer descontos no atacado.

Para economizar na hora de embalar os materiais, é preciso conhecer o que é mais utilizado, para comprar quantidades ideais.

Evite a logística reversa

Lojas que comercializam produtos delicados de fácil quebra precisam se preocupar com embalagens que os mantenham bem protegidos.

Como é fácil que esses produtos quebrem no percurso, para economizar com embalagens para e-commerce no uso da logística reversa, nada melhor do que evitar que ela aconteça.

Terceirize para economizar tempo e dinheiro

Agilize esse processo para que sua equipe possa se ocupar com outras tarefas. Quanto mais simples for o manuseio dos pacotes, mais você vai poupar com embalagens para e-commerce.

Muitas empresas preferem terceirizar esse serviço, pois os gastos com infraestrutura não compensam. Além de prática, essa solução pode trazer economia, já que uma empresa grande consegue maiores descontos na compra do material necessário para evitar gastos exagerados.

E então, o que achou do material para economizar com embalagens para e-commerce? Que tal continuar avaliando qual a melhor solução para o seu negócio? Leia também nosso post sobre Picking e Packing!