Em outro post, publicamos a primeira parte de nossa entrevista com Marcio Eugênio, sócio da D Loja Virtual, parceira do Bling, na qual ele apresentou algumas de suas percepções sobre o e-commerce brasileiro e deu dicas valiosas de posicionamento e marketing para lojas virtuais.

Leia a primeira parte da entrevista aqui

Agora publicamos a segunda parte dessa conversal, em que o Marcio dá algumas dicas para os empreendedores que desejam repaginar sua loja virtual ou se inserir nesse setor. Confira:

De uma maneira geral, como impulsionar as vendas no e-commerce?

Marcio: Saber quem é o seu cliente, qual é o seu “produto estrela” e fazer marketing para o cliente certo com o seu melhor produto.

defina-o-nicho-de-mercado-no-qual-atuara

O e-commerce envolve estratégias como marketing digital, mídias sociais e SEO, por exemplo. Como administrar todas essas ferramentas?

Marcio: Um coisa que sempre falo para os meus clientes e alunos é para manterem todos os processos do modo mais simples possível, principalmente no começo. Por isso, falo para eles começarem trabalhando sempre com duas estratégias de divulgação para fazer a aquisição de clientes, sendo que uma delas é sempre SEO.

A outra estratégia que recomendo é uma escolha paga, como Facebook Ads, Instagram Ads, Buscapé ou Google Adwords e daí trabalhar durante o tempo necessário para fazer essa estratégia de marketing funcionar. Depois de domina-la com um produto, o empreendedor deve decidir se vai para outra estratégia paga ou se faz o mesmo caminho com outro produto. E dessa forma ele vai dando um passo de cada vez.

E como um ERP integrado à plataforma de loja virtual pode auxiliar a empresa a vender mais?

Marcio: Ter um ERP integrado é fundamental, porque vai permitir ao empreendedor economizar tempo em rotinas administrativas e operacionais enquanto consegue reduzir erros e otimizar processos, ganhando tempo para se dedicar ao que mais importa: marketing e divulgação.

Aposte na inteligência de dados

Qual o melhor caminho para o lojista virtual alcançar o sucesso?

Marcio: Escolher um nicho de mercado específico, começar com poucos produtos e deixar a operação o mais simples possível para que no início ele possa dedicar 90% do seu tempo na parte de divulgação.

Sobre Marcio Eugênio

Formado em Administração de Empresas com especialização em Marketing Digital e Gestão de Vendas, além de um confesso apaixonado por comércio eletrônico, Marcio Eugênio atua no mercado de tecnologia desde 1997. Um dos sócios da D Loja Virtual, é responsável pela área comercial e pelo marketing da empresa, além de dividir o que sabe sobre e-commerce e orientar milhares de empreendedores por meio de seminários e palestras.