O crescimento de uma loja virtual na atualidade está diretamente relacionado ao cuidado do lojista com diferentes fatores que tornam a experiência do consumidor mais satisfatória. Entre esses elementos decisivos no momento da compra está a qualidade das fotos para e-commerce.

Como esse setor não proporciona um contato direto com os produtos, é ainda mais necessário adotar técnicas que permitam ao consumidor ver e, claro, desejar o que está sendo ofertado. Esse convencimento ocorre por meio de ótimas imagens somadas a descrições bem feitas.

Se você quer ver a sua loja virtual prosperar, saiba que é essencial promover esse sentimento de desejo pelo produto. Para ajudar nessa etapa da venda, apresentamos, a seguir, 7 dicas de como tirar ótimas fotos!

1. Use fundo infinito para dar destaque

A primeira dica para melhorar a qualidade das fotos para e-commerce é utilizar a técnica de fundo infinito, ou curva infinita. Ela consiste no uso de um fundo com cor única, normalmente branco, para dar destaque ao objeto que está na frente.

Para tal, coloque um pano ou papel branco e tire as fotos usando esse cenário como fundo, pois ele ajudará a dar mais visibilidade ao item fotografado e reduzir os erros, otimizando seu tempo.

2. Limpe e arrume o produto antes das fotos

As fotos de produto devem transmitir uma necessidade para o consumidor, mostrando as características da mercadoria e destacando as vantagens dela. Para isso é fundamental que o item a ser fotografado esteja limpo e arrumado.

Por exemplo, se for uma roupa é interessante colocar modelos com o item limpo e bem passado, o que oferece uma percepção melhor da vestimenta. O mesmo vale para todos os tipos de produtos.

3. Aproveite a luz natural

Ainda que tenha investido em equipamentos modernos de iluminação, nada substitui o bom uso da luz natural para ter fotos mais atraentes e de qualidade. Portanto, se puder tirar fotos ao ar livre, invista nessa alternativa.

Importante lembrar que logo pela manhã e no final da tarde a luz alaranjada natural proporciona uma iluminação diferenciada e única para as imagens.

4. Preste atenção às sombras

Quando bem utilizadas, as sombras podem enriquecer a imagem e ajudar a dar destaque. Entretanto, deve-se usar esse recurso com atenção. Quando mal posicionada, a sombra pode impedir de ver detalhes do produto, o que atrapalha a experiência do consumidor e prejudica a venda. Na dúvida, opte por posicionar a câmera em um ângulo no qual a sombra não incida sobre o próprio produto.

5. Tenha cuidado com a escala

Em alguns segmentos, utilizar corretamente a escala é fundamental para proporcionar uma percepção adequada sobre o tamanho do produto, como no caso de móveis ou roupas.

Quando esse recurso for necessário, organize bem os objetos para não confundir o consumidor em vez de ajudá-lo. Evite colocar outros itens em primeiro plano ou posicioná-los longe um do outro.

6. Use tripé e timer

Um problema a ser evitado no e-commerce são imagens desfocadas ou tremidas que prejudicam a decisão de compra do consumidor. Para não cometer esses deslizes, invista em um tripé que proporciona mais estabilidade para a câmera no momento da foto.

Também é interessante utilizar o recurso timer, a fim de garantir que a foto não vai tremer na hora do clique, já que ele dispensa o toque manual para fazer o disparo.

7. Seja profissional nas fotos para e-commerce

Ainda que o e-commerce não esteja consolidado é importante investir em profissionalismo nas fotos da loja virtual. Como vimos anteriormente, elas são decisivas no momento da compra e podem determinar o sucesso do negócio.

Investir em um mini estúdio com o cenário correto e uma câmera de qualidade são quesitos fundamentais. Se for viável, contratar um fotógrafo profissional pode sair mais em conta do que investir no equipamento logo de início, e garante fotos mais adequadas.

E aí, se empolgou para dar uma repaginada na sua loja virtual com imagens de qualidade? Agora você já sabe como tirar incríveis fotos para e-commerce. Então, mãos à obra para vender mais e consolidar o seu negócio!

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Categorias: E-commerce

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