O processo de prestação de contas no Brasil tem passado por várias modernizações. A tendência é que, cada vez mais, os documentos impressos sejam substituídos por documentos eletrônicos, como acontece com os famosos cupons fiscais que serão substituídos gradativamente por documentos chamados de NFC-e.

Mas, afinal, o que é a NFC-e? O que irá mudar para os consumidores e estabelecimentos comerciais nesse processo? Confira quais são os efeitos da cada vez mais eminente implantação da NFC-e na sua empresa:

O que é a NFC-e?

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento totalmente eletrônico que irá substituir os Cupons Fiscais impressos em papel usados pelo varejo e a Nota Fiscal do Consumidor Modelo 2, possuindo as mesmas funções desses documentos.

O objetivo da NFC-e é atender às mesmas finalidades dos cupons fiscais. Nesse processo, ocorrerá uma melhora no armazenamento dos documentos fiscais, além do acesso dos consumidores aos mesmos.

Como irá funcionar o processo de emissão?

Assim que a venda for confirmada na loja, as informações da compra são transmitidas em tempo real para a SEFAZ, Secretaria da Fazenda. Na mesma hora, o consumidor recebe a NFC-e impressa na loja com fácil acesso aos dados resumidos ou detalhados da sua compra.

O grande diferencial da NFC-e é a possibilidade que o consumidor tem de acessar a Nota Fiscal remotamente, através de uma simples leitura de um QR-Code impresso no documento da compra. Se o cliente preferir, pode ainda receber a NFC-e via e-mail ou SMS.

Vantagens da implantação da NFC-e na sua loja

Redução de custos

A implantação do NFC-e acarretará em uma redução nos custos operacionais da loja, já que o documento completo, que contém todas as informações da compra, é acessado de forma online, reduzindo a quantidade de papel gasto.

Flexibilização de equipamentos e atendimento

Outro benefício da implantação é a questão da flexibilidade dos caixas das lojas. Será mais fácil adquirir equipamentos que emitem a NFC-e, já que, agora, eles não precisarão ser autorizados pela SEFAZ. Portanto, se precisar aumentar ou diminuir o número de caixas, a empresa terá menos gastos. Além disso, por ser eletrônica, a NFC-e favorece a instalação de sistemas móveis de pagamento, o que aumenta a comodidade e satisfação do cliente.

Desburocratização fiscal

A NFC-e simplifica o processo de prestação de contas, dando formas para que o estabelecimento trabalhe melhor, reduzindo também o Custo Brasil. Por outro lado, o Fisco também ganha, já que não há a necessidade do fiscal se dirigir até o estabelecimento comercial, uma vez que as informações são enviadas em tempo real à Secretaria da Fazenda.

Segurança ao consumidor

O consumidor também será beneficiado com mais comodidade e segurança, pois terá mais recursos para conferir validade e autenticidade da nota fiscal recebida.

O que irá mudar quando a NFC-e for implantada?

Vamos ver o que muda com a implantação da NFC-e para administração fiscal e comercial das empresas:

Para a gestão operacional

  • Dispensa o uso do Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF);
  • não precisará obter autorização prévia do equipamento a ser utilizado, possibilitando a utilização de qualquer impressora não fiscal, térmica ou laser, sem necessidade de autorização pela Receita Federal;
  • serão fornecidas informações em tempo real sobre as notas fiscais;
  • possibilitará o uso do atendimento móvel (como a emissão em tablets e smartphones);
  • dispensa a intervenção técnica e homologação de software pelo Fisco.

Para a gestão fiscal e contábil

  • Facilita a consulta e organização das notas fiscais;
  • possibilita o uso de softwares e tecnologias para escrituração e armazenamento em nuvem;
  • possibilita o monitoramento à distância, cruzamento de dados e auditoria eletrônica;
  • dispensa grandes volumes de documentos impressos.

Fique atento às novidades

A NFC-e traz uma simplificação nos processos e nos equipamentos que terá como consequência muitos benefícios para o consumidor, para as empresas e para o Fisco. No site da Receita Federal, é possível ter acesso a informações mais detalhadas, através de um guia que contempla perguntas e respostas sobre a NFC-e.

E você, está pronto para a implantação da NFC-e? Saiba que o Bling! já está preparado para sua emissão e, em alguns estados, já está até mesmo em funcionamento!