Implementar Nota Fiscal Eletrônica

A internet já é parte integrante do dia a dia das pessoas e empresas no Brasil e no mundo. Em função desse comportamento dos agentes econômicos, o governo brasileiro percebeu a necessidade de desenvolver uma forma mais eficiente para administrar a tributação do comércio de produtos e serviços.

O resultado desse trabalho foi a criação da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), um documento totalmente emitido e armazenado no ambiente digital, que veio para substituir as notas fiscais impressas dos modelos 1 e 1A.

Além de ser obrigatório para empresas de diversos segmentos, o uso da NFe traz diversas vantagens para os estabelecimentos que as emitem. Confira na lista que prepararmos, os prós e contras de implementar Nota Fiscal Eletrônica em seu negócio.

Custos de armazenamento

Tendo em vista que as notas fiscais são emitidas e armazenadas eletronicamente, as empresas não precisam mais armazenar documentos em armários, pastas ou outros tipos de arquivo.

Pode parecer um ganho marginal, mas as empresas que emitem centenas ou milhares de notas fiscais todos os meses ficam livres da obrigação de manter arquivos extensos, que ocupam grande espaço físico e podem consultar os documentos de forma mais simples e ágil por sistemas informatizados.

Ainda que muitas empresas tenham que emitir o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) para acompanhar o trânsito de mercadorias, a NFe pode usar apenas uma via e reduz o consumo de papel.

Facilidade para o e-commerce ao implementar Nota Fiscal Eletrônica

Quando a empresa implementa Nota Fiscal Eletrônica, ela pode enviá-la imediatamente ao comprador, antes mesmo que a mercadoria chegue ao destino ou o serviço seja concluído.

Isso permite que os compradores confirmem a entrega com base nas informações registradas na NFe, aumentando a confiabilidade em todo o processo, o que é especialmente vantajoso para as empresas que atuam no comércio eletrônico e se relacionam somente pelo meio virtual com seus clientes.

Quando associada a software de ERP como o Bling, desenvolvidos para facilitar a emissão de notas, a NFe também pode se integrar com plataformas de lojas virtuais, reduzindo o esforço necessário para o registro de pedido e as baixas de estoque.

Segurança para vendedor e comprador

Por possuir certificação digital, implementar Nota Fiscal Eletrônica dá mais conforto aos usuários em relação à segurança do processo, o que também é um ganho para as empresas que atuam no e-commerce.

Além disso, é importante lembrar que mesmo que a empresa utilize o sistema de um fornecedor particular para emitir as notas, ele precisará estar integrado ao sistema da Receita Federal, o que evita o surgimento de problemas durante a emissão.

Contabilidade simplificada

A implementação da NFe facilita, ainda, o trabalho dos contadores, que podem utilizar o mesmo documento emitido pela empresa cliente para fazer os registros e cálculos tributários necessários.

Isso reduz a necessidade de envios e consultas frequentes de documentos e a digitação de dados de forma duplicada, aumentando a produtividade.

Você já deve ter ouvido empresários pontuarem algumas desvantagens de implementar NFe, como a dificuldade de instalação e operação do sistema da Receita Federal ou a necessidade de se investir em equipamentos que suportem o software.

No entanto, quando a empresa leva em conta a redução de gastos com armazenamento e impressão, assim como o aumento da produtividade em alguns pontos do processo de contas a pagar e receber, o retorno financeiro pode ser obtido facilmente no médio ou longo prazo.

Você já implementou a Nota Fiscal Eletrônica em seu negócio? Acesse e conheça a Nota Fiscal Eletrônica do Bling e descubra como nossa solução pode te ajudar a cuidar desse processo de forma mais simples e prática. Utilize os comentários abaixo para deixar suas dúvidas ou sugestões de temas para os futuros posts.

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. monica de sousa pereira

    05/09/2017 at 07:12

    Bom dia! Preciso da nota fiscal do aparelho que foi comprado em julho,o celular é o samsung j7 O celular está bloqueado nao aceita comando nenhum,por isso não da pra mandar o email do aparelho

    1. Bling

      Bling

      05/09/2017 at 08:14

      Olá Monica, bom dia!! Você deverá entrar em contato com o suporte ou do aparelho ou do lugar onde comprou!!

      Abraços da equipe Bling 😉

Deixe um comentário