Muitos empreendedores acabam esquecendo a importância que cada área tem dentro do e-commerce. Por menor que seja o negócio é crucial pensar no backoffice e compreender que cada parte é importante para o crescimento da loja virtual.

Para você compreender com maior facilidade vamos por partes, entenda:

O que é backoffice?

Backoffice é todo o processo interno que a empresa faz para que um pedido seja realizado. Os profissionais que atuam no backoffice são os que ficam na retaguarda, diferente dos que estão no frontoffice, que pode ser traduzido para linha de frente.

Este processo pode incluir:

  • Logística;
  • Gerenciamento de pedidos, estoque, clientes;
  • Relatórios;
  • Planejamento;
  • Financeiro;
  • Compras;
  • Outros;

LEIA TAMBÉM: Principais impostos para empreendedores de e-commerce

Qual a sua importância?

Dentro de um e-commerce, independente do seu tamanho, é fundamental que todas as áreas trabalhem em conjunto para que seja feita a melhor venda possível. Ou seja, nenhuma empresa sobrevive apenas de sua operação principal, pois depende da sua retaguarda.

Veja um exemplo: a loja virtual efetivou uma compra e por um descuido não deu baixa no produto, que já havia acabado no estoque. Essa compra terá sua entrega atrasada, isso se não for cancelada. Por isso, é importante que a estratégia de backoffice no e-commerce seja traçada para que todas as áreas caminhem juntas e que estejam alinhadas para evitar esse tipo de problema.

Invista na gestão e melhore o seu backoffice:

Como foi citado no tópico anterior, para que o backoffice no e-commerce funcione da maneira correta é importante que as áreas trabalhem em conjunto. Para isso, existem alternativas que vão te ajudar a manter o controle do seu negócio.

Os dados fornecidos ajudam no controle de relacionamento com o cliente, desde a fase inicial, até a pós venda. Assim, você consegue manter um histórico dessa relação de uma forma organização para ações futuras.

Outra grande sacada que vai ajudar a melhorar o backoffice no e-commerce é contar com um ERP, software de gestão empresarial, que integra todas as áreas do negócio em um único sistema. Ele concentra as informações de todos os departamentos, assegurando o compartilhamento e diminuindo as chances de acontecer erros em algum dos processos de venda.

Cuidar do backoffice é importante para manter o crescimento estruturado da loja virtual. Por isso, não deixe de olhar para cada detalhe da empresa.

Agora que você já sabe a importância do backoffice para o e-commerce, saiba como o marketplace pode te ajudar a crescer!

Posts Relacionados

Deixe um comentário