Não interessa o tamanho da empresa, a importância do controle de estoque é evidente para todas elas. Esse é um setor que permite, e exige, aperfeiçoamentos constantes em logística e redução de custos, caso contrário pode causar prejuízos e danificar profundamente a saúde do negócio.

Quando falamos de um ambiente virtual, como o e-commerce, é preciso tomar ainda mais cuidado. A desorganização na gestão do estoque, falhas no controle de entrada e saída de produtos, além de gerar custos diretos, pode indiretamente prejudicar a reputação do seu site.

Um bom controle é capaz de mostrar com nitidez os produtos campeões de vendas e o seu giro e, dessa forma, entender a rotatividade do seu estoque, evitando perder dinheiro desnecessariamente.

Quer saber mais sobre controle de estoque? Leia este artigo até o fim!

Otimização de recursos com controle de estoque

Um estoque precisa ter a quantidade de produtos ideal para que não sobrem ou faltem mercadorias. Quando se excede o número ideal, seu orçamento é comprometido, deixando de ser investido de forma mais eficiente. Quando faltam produtos e existe demanda, você perde vendas.

Com gastos bem direcionados sua empresa ganha vantagem competitiva, seus recursos não são comprometidos sem necessidade. Estoques grandes precisam de supervisão equivalente ao seu porte. Produtos encalhados significam dinheiro parado e comprometem o fluxo de caixa da empresa.

Portanto ter essa visão completa e detalhada sobre o estoque permite uma análise mais precisa e eficiente no processo de tomada de decisão. Com investimento nos produtos certos, o dinheiro rende mais e abre-se espaço para novas oportunidades de venda.

Redução de desperdícios e prejuízos

O controle de estoque também permite investigar possíveis desperdícios de materiais e prejuízos causados pela simples falta de organização. Manter seus produtos dispostos em um ambiente organizado e limpo evita potenciais quebras, defeitos e até mesmo furtos

Além disso, a quantidade adequada de estoque melhora a logística e o atendimento. Quando o cliente realiza uma compra e, por má gestão de estoque, o produto não existe mais, gera frustração para o comprador e uma dor de cabeça para a empresa.

Integração com a gestão financeira

O estoque é muito mais do que um local onde seus produtos são armazenados. É preciso enxergá-lo como a aplicação do dinheiro do e-commerce. Gerenciar entradas e saídas é uma indicação para o setor financeiro das demandas internas que, por sua vez, direciona toda a produção.

A falta do controle de estoque pode gerar uma reação em cadeia e prejudicar diversos processos. As falhas podem comprometer desde entrega e lucros até a reputação da sua loja.

Softwares para melhorar controle de estoque

O atraso na entrega é um dos principais problemas resolvidos com um controle de estoque. Vender um produto que já está esgotado é um erro grave que pode ser evitado com aperfeiçoamento do processo de vendas.

Para lojas virtuais, uma solução é dispor de plataformas que registram esse fluxo de mercadorias, os ERPs. São sistemas que apresentam indicadores que acompanham o desempenho dos produtos e possibilitam repor o estoque no momento certo.

A integração dos e-commerces com um sistema ERP traz aos lojistas vantagens competitivas tanto para o controle de estoque, quando para o atendimento ao cliente.

Gostou deste post? Entre em contato conosco para continuarmos essa conversa.

Posts Relacionados

Deixe um comentário