Escrito por Flávio Augusto, da Bertholdo, empresa especialista em e-commerce Magento.

O e-commerce amplia seus limites com grande velocidade no Brasil e no Mundo. Segundo o E-Commerce Brasil, o faturamento será em torno de R$ 69 bilhões em 2018. Nesse cenário, uma das plataformas que mais se destaca é o Magento, sendo considerado lider de mercado pelo Gartner.

Magento é lider devido à sua ampla utilização por grandes empresas no Brasil e no mundo. Mas também por ser uma plataforma de e-commerce customizável, robusta e de fácil integração com outros sistemas.

Para obter maior controle, simplificar a execução de tarefas rotineiras e agilizar a tomada de decisões é altamente recomendável integrar a loja Magento com um sistema ERP.

Neste post, você vai conhecer as vantagens da integração entre o ERP Bling e Magento e conferir dicas de um especialista Magento com mais de 10 anos de experiência. Confira!

Magento sem ERP Integrado

Muitas lojistas perguntam: é possível gerenciar uma loja Magento sem utilizar um ERP? A reposta é sim. Porém, é preciso entender melhor essa situação.

O Magento possui todas as funcionalidades básicas para realizar a gestão de uma loja virtual. Ou seja, faz controle de vendas, estoques e possui relatórios básicos. Talvez para alguns isso seja suficiente (pelo menos no início).

Com o passar do tempo, as vendas crescem, o lojista decide utilizar outros canais de vendas (loja física, marketplace, entre outros), a operação logística fica mais sofisticada e exigências fiscais e contábeis tornam-se obrigatórias. Nesse cenário, a utilização de um ERP torna-se essencial.

Então, o que leva as pessoas a desejarem trabalhar com Magento sem ERP integrado?

Alguns ainda trazem mitos de um passado recente. Basicamente acreditam que integrar um ERP ao Magento é muito complexo, caro e demorado.

Quando começamos a trabalhar com Magento em 2008, realmente a integração entre ERP e Magento era bastante complexa. Em geral, podia significar o maior valor em um projeto de e-commerce.

Mas a tecnologia evolui rápido e temos alternativas muito interessantes de integração. Em especial, utilizar um ERP Online integrado à loja virtual apresenta grandes vantagens. Ao escolher o Bling como ERP, as vantagens podem ser ainda maiores.

Atenção: alguns ERP´s ficaram no passado e ainda apresentam grandes dificuldades para integrar com plataformas de e-commerce. Então, muito cuidado no momento de escolher um ERP para integrar com sua loja virtual.    

Vantagens da Integração Bling e Magento

Na Bertholdo, já realizamos dezenas de projetos de implementação de Magento com integração com Bling. Devido à nossa experiência e aos ótimos resultados obtidos, hoje, nossa recomendação oficial de ERP é o BLING.

Vou apresentar para você a mesma lista de vantagens que enviamos para nossos clientes. Confira as principais vantagens da Integração Magento e Bling:

  1. O módulo Magento para integração com o Bling já está pronto. Ou seja, não existe esforço adicional para desenvolver essa funcionalidade (seu projeto fica pronto mais rápido). E melhor ainda: o módulo é gratuito e com suporte das equipes do Bling e da Bertholdo (caso você seja cliente);
  2. Como o Bling é um  ERP online com armazenamento em nuvem, temos duas vantagens adicionais. O custo para implantar o sistema é muito baixo e acessível. Além disso, você não precisa se preocupar com infraestrutura de TI e nem mesmo com atualizações do sistema.    
  3. Além das vantagens financeiras, o Bling adiciona diversas funcionalidades essenciais ao e-commerce Magento. Acredito que a principal delas é a emissão de Nota Fiscal totalmente automatizada e integrada ao processo de vendas.
  4. A integração com o Magento funciona de forma fluída e totalmente automatizada. Dessa forma, dados são enviados do ERP para a plataforma de e-commerce e vice-versa. Essa comunicação bidirecional é essencial para o sucesso da integração. A Integração Bling e Magento permite que todos os dados sejam gerenciados de forma centralizada, facilitando a gestão de estoque em diversos canais de vendas (loja virtual, loja física, marketplace, etc).
  5. Os relatórios gerenciais do Bling são de fácil entendimento e permitem uma avaliação centralizada do negócio, tornando a tomada de decisão mais ágil.

Dicas do especialista Magento

Para finalizar, gostaria de deixar algumas dicas que podem fazer diferença se você planeja utilizar Bling e Magento integrados.

Dica #1

Caso esteja planejando abrir uma loja virtual Magento, não deixe para pensar no ERP somente depois do e-commerce pronto. Sugiro avaliar e contratar o ERP ainda na fase de projeto da loja virtual. Isso pode evitar muitos problemas e atrasos.

Dica #2

Se a sua loja virtual for utilizar produtos configuráveis, então cadastre-os primeiro no Magento. Depois faça a atualização no Bling. Seguindo essa sequencia, tudo irá funcionar corretamente (principalmente o gerenciamento de estoques).

Dica #3

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual a melhor escolha: Marketplace ou Loja Virtual? Se você decidiu vender em ambos, então sugiro utilizar o Bling para fazer a integração com todos esses sistemas. Dessa forma, você pode fazer a gestão de estoques totalmente integrada. Lembre-se: Bling faz integração nativa com diversos marketplaces, isso pode reduzir custos no seu projeto de e-commerce.

Dica #4

O Bling já é integrado com diversas soluções de logística, como Correios e Mandaê. Logo, para alguns clientes (principalmente aqueles que também vendem em marketplace) fazer o processo de envio direto no ERP pode trazer alguns ganhos. Mas não fique preocupado! O Bling envia para o Magento o número da NF emitida, números de rastreio e outras informações logísticas relevantes.

Dica #5

Em algumas situações específicas, os módulos Magento podem apresentar conflitos. Infelizmente, esses conflitos também podem afetar o módulo de integração com o Bling, resultando em falhas ou comportamentos não planejados. Nessa situação, não fique quebrando a cabeça, solicite o apoio de uma empresa especializada em Magento. Isso irá encurtar o caminho e poupar muito tempo!   

Ficou empolgado e também quer experimentar os benefícios em integrar sua loja virtual Magento ao Bling?

Espero que tenha gostado desse post. Em caso afirmativo, curta e compartilhe.

 

Esse conteúdo foi escrito pela equipe da Bertholdo, uma empresa especialista em Magento com mais de 10 anos de experiência. Acesse nosso site e solicite um check-up gratuito da sua loja virtual.