Os empreendedores que desejam expandir e melhorar seus negócios também precisam reservar um pouco de tempo para ler livros sobre empreendedorismo. Muitos gestores passam pelos mesmos problemas que você e algumas soluções estão nos livros. Portanto, ler é uma boa estratégia para investir na sua formação, aprender com erros e acertos e ter novas ideias.

Reunimos alguns títulos para você desacelerar, fugir da rotina e aprender um pouco mais sobre empreendedorismo de sucesso. Confira!

“Criatividade S.A.”, de Ed Catmullcriatividade-sa

Na obra “Criatividade S.A.”, Ed Catmull conta a trajetória de sucesso da Pixar, o mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade. O autor relata como fundou a companhia ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. Cabe lembrar que o estúdio está por trás de animações consagradas. Como Toy Story, Monstros S.A. e Procurando Nemo.

As páginas do livro rememoram encontros da equipe e sessões de brainstorm que formaram a história da empresa responsável por revolucionar a indústria de animação cinematográfica. Além disso, o autor divide sua experiência na gestão de uma das mais bem-sucedidas companhias de criação do mundo. Obra essencial para quem deseja valorizar a criatividade nos negócios.

o-ponto-da-virada“O Ponto da Virada”, de Malcolm Gladwell

Você já se questionou sobre como um produto, serviço ou atitude se torna tendência rapidamente? Ou de que modo livros desconhecidos se transformam em best-sellers e cantores locais ganham o país?

No livro “O Ponto da Virada”, com mais de 5 milhões de exemplares vendidos no mundo, Malcolm Gladwell apresenta uma abordagem instigante e original para se entender esses fenômenos sociais que são como ‘epidemias’. O momento em que essas novidades se espalham ou terminam é o que o autor chama de “ponto da virada”.

 

rapido-e-devagar-duas-formas-de-pensar“Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar”, de Daniel Kahneman

Daniel Kahneman indica formas que controlam a mente: o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. A mostra o potencial do pensamento rápido, com influência persuasiva nas decisões e seus limites (até onde se pode confiar nele). A leitura permite entender como esses dois modos de pensar funcionam e como utiliza-los para as tomadas de decisões pessoais e profissionais.

girl-boss-livro“Girl Boss”, de Sophia Amoruso

Você já deve ter ouvido falar sobre esse título ou sobre a autora. Principalmente depois que a Netflix adaptou a obra para uma série disponibilizada no serviço de streaming. Este livro é inspirador para quem deseja guiar seu próprio negócio. Especialmente se busca uma oportunidade no e-commerce.

Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos, com um emprego “normal”, continuava com pouco dinheiro, sem rumo e insatisfeita. Pois só aceitou o trabalho por causa do seguro-saúde. Então a jovem decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay.

Oito anos depois, Sophia é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Nos anos seguintes, a empresa passou por muitas dificuldades financeiras. Por isso é interessante que o leitor avalie as experiências da jovem e entenda o que pode ou não ser benéfico para o negócio.

Além da história ousada de Sophia, o livro prova que ser popular não é pré-requisito para ser bem-sucedido. Para atingir o sucesso, é preciso confiar nos seus instintos e seguir sua intuição.

disney“O Jeito Disney de Encantar Clientes”, do Disney Institute

As empresas têm (ou deveriam ter) uma meta em comum: atender os clientes que consomem seus produtos e serviços com qualidade, preferencialmente os fidelizando. Este livro leva você aos bastidores da Disney para mostrar as melhores práticas e filosofias seguidas pela empresa. Apresentando os princípios de atendimento tanto no Walt Disney World, de acordo com o ponto de vista do elenco, quanto em outras organizações, segundo executivos que já participaram do Disney Institute.

Leia também: dicas valiosas para fidelizar clientes e crescer

a-loja-de-tudo“A Loja de Tudo: Jeff Bezos e A Era da Amazon”, de Brad Stone

Um livro para se inspirar! Você já deve saber que a Amazon é um e-commerce bastante robusto. Mas este livro apresenta o caminho seguido pelo dono da empresa, Jeff Bezos, que inovou na forma de vender, oferecendo muitos produtos a preços baixos. Poderia ser um sonho distante, talvez inalcançável, mas aconteceu e virou um sucesso mundial.

A obra reúne entrevistas realizadas pelo jornalista Brad Stone, autor da obra, que conversou com funcionários e familiares de Jeff para organizar as principais ações do empresário.

E aí, gostou das nossas indicações? Se tiver outras dicas, deixe nos comentários! Aproveite para conferir cinco filmes sobre empreendedorismo para você se inspirar.