Durante a navegação, seja em qual dispositivo for (computador, tablet, smartphone, etc.), o usuário precisa ter sempre à sua disposição o melhor dos mundos e, para isso, um site responsivo é muitas vezes a melhor  resposta, pois permite adaptar sua resolução a qualquer tamanho de tela. Então. Veja por que sua loja virtual deve ser responsiva, permitindo que seus clientes tenham uma ótima experiência.

O que é?

Um site responsivo é aquele que se adapta, ou seja, ajusta seu conteúdo visual aos diferentes tamanhos de tela de dispositivos eletrônicos, tais como desktop, tablet ou celular. Em outras palavras, o seu site se configura de uma determinada forma no desktop, onde a tela tem muito mais espaço. Porém ao ser carregado em um smartphone, por exemplo, ele poderá ter todos os recursos de interface ajustados para funcionar em uma tela sensível ao toque.

A diferença entre o site responsivo e o chamado site mobile é que este é feito exclusivamente para os dispositivos móveis, como tablets e smartphones, ou seja, você terá duas versões diferentes de um mesmo site. Necessitando sempre dar manutenção em ambas. É por isso que os desenvolvedores seguem cada vez mais o conceito de responsividade. Reduzindo os custos ao utilizar estruturas HTML e CSS dinâmicos.

Por que ser responsivo?

Atualmente, os smartphones estão dominando nossas vidas. Afinal, eles estão disponíveis para uso em qualquer lugar. Seja na fila do banco, na espera da consulta médica, em casa na frente da televisão… Enfim, a qualquer hora é possível acessar a internet e pesquisar o que bem desejar, inclusive para comprar em uma loja virtual. E queremos muito que nossos possíveis compradores façam isso, não? Portanto, temos que dar uma boa experiência quando estiverem comprando em dispositivos móveis ou em qualquer outro.

Com um site responsivo, sua loja fica à disposição desse público que usa o celular na maioria do seu tempo. Basicamente, um design responsivo vai identificar a largura de cada dispositivo, determinar o espaço disponível e mostrar o layout e o conteúdo para aproveitar a tela de forma plena. O mesmo acontece com as imagens, fontes e demais elementos da página. Que ficam proporcionais e harmônicas seja qual resolução você esteja.

É inegável que o smartphone é o queridinho da vez, e tudo indica que será por muito tempo. Para atingir o público que vive grudado no celular, sua loja precisa funcionar bem para esses dispositivos. E como fazer isso? Bom, lembre-se que seus possíveis compradores estarão em uma tela pequena. Seja no seu site institucional, no blog ou na sua loja . Então tenha o cuidado de exibir para esse usuário o que realmente importa. O que importa para ele, não o que importa para você lojista.

Mantenha-se atualizado(a)

No blog do nosso parceiro, minestore, há dois artigos muito interessantes sobre como “conversar” com seu público-alvo: “Por que criar um site institucional” e “Mídia para Loja Virtual”. Esses artigos falam sobre entender o que seu cliente quer e tratar de se comunicar com ele, aproveitar esse alinhamento de interesses de forma produtiva. E por forma produtiva assuma que não adianta encher a tela pequena de um celular com anúncios ou banners. Quem está no dispositivo móvel quer ir direto ao ponto.

Então você, lojista, precisa ter clareza que, nesse caso, menos é mais. Portanto você pode suprimir e ocultar alguns itens da versão desktop no celular. Em geral, menos sempre é melhor do que mais, mas no caso de sites responsivos, o funcionamento para dispositivos móveis sempre deve priorizar o conteúdo que realmente interessa. Ter um visual sempre o mais limpo possível, uma navegação direta, sem voltas e frufrus, entendeu?

Para se ter ideia da importância de uma loja responsiva, o Google incluiu em seu algoritmo de ranqueamento o fator responsividade. Ou seja, se sua loja virtual for responsiva, aumenta a chance de aparecer nos primeiros resultados de busca do Google.

Quando nada menos que o ranqueamento de pesquisa do Google passou a priorizar sites responsivos, pensamos “precisamos de um argumento mais forte que esse?”. Considerando a relevância absurda do Google, cremos que a resposta seja “não”. Mas mesmo assim resolvemos trazer alguns números. Esses são dados da pesquisa da E-bit de 2016, sobre e-commerce:

  • 61% dos brasileiros, de todas as classes sociais, têm smartphones
  • 37% dos acessos à páginas de e-commerce são feitos pelo celular

Números convidativos, não? Bom, nem tudo são flores, porque ainda existem muitos desafios a serem superados, mas não dá para ficar de fora, dá?

Vantagens de uma loja responsiva

  • Melhora a experiência do usuário com sua loja no ambiente móvel
  • Reduz a taxa de rejeição
  • Aumenta as vendas por meio de smartphones
  • Facilita o compartilhamento em redes sociais usando a mesma URL sem precisar redirecionar
  • Mantém o seu site atualizado e preparado para dispositivos futuros com diversas resoluções diferentes
  • O Google favorece sites adaptados para dispositivos móveis nos smartphones

Atenção: Os lojistas da minestore já possuem a facilidade de todos os temas serem responsivos, e isso é muito importante para que os clientes possam fazer as compras sem perder nada de bom que sua loja oferece.

Então…

Quer vender mais? É claro que sim, né! Então, tenha uma loja responsiva e atinja seus consumidores por meio de todos os dispositivos. Não dê espaço para que o seu cliente tenha desculpas de por que não comprou: no meu celular não consegui ver as informações sobre o produto; não gostei da aparência do site; o que eu vi na página no computador, não aparecia no celular. Adapte-se!

 

Loja virtual deve ser responsiva - Bling!

 

 

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