Ano novo, novas oportunidades. Como aproveitar as vantagens sazonais para o crescimento do seu negócio?

Antes de tudo: você já ouviu falar em marketing sazonal? O termo está ligado ao aproveitamento de datas especiais para impulsionar vendas em épocas e datas especiais do ano, aproveitando os ensejos para não manter mercadorias paradas e promover movimentação no estoque.

No e-commerce, acompanhar a sazonalidade é fundamental para se destacar, já que as datas comemorativas são responsáveis por grande parte das vendas e lucros do comércio físico e também eletrônico.

Mas é importante atentar que nem todas as datas comemorativas vão fazer sentido no seu nicho de negócio, por isso considere estratégias e ações para serem tomadas a cada data, algumas com maior ênfase, e outras – que talvez não conversem com o seu público – mais comedidas ou de forma indireta.

Um exemplo, é pensar no próprio público: quem trabalha com produtos infantis deve estar sempre conversando com os pais da criança, que são os responsáveis para efetuar as compras.

Vender um produto no dia das mães para este público talvez não faça sentido, por serem produtos ou serviços para crianças, mas lembrar da data, através de banners especiais, e mensagens, ajuda a promover a marca e fidelizar clientes.

Como a sazonalidade afeta o seu negócio?

A sazonalidade sempre representa a ideia de que algo é temporário, e é essencial entender que certas épocas do ano são propícias para vender mais o seu produto, e saber aproveitar isso através de estratégias de marketing.

Roupas de moda praia, por exemplo, não devem ter crescimento exponencial de vendas no inverno, mas sim quando se inicia o verão e o público busca esse tipo de artigo.

As principais datas para vender

Após entender o seu negócio, e em quais datas especiais ele merece destaque, é preciso planejar as ações para cada data, a fim de trazer melhores resultados.

Para o comércio eletrônico, as datas que mais representaram vendas nos últimos anos foram:

  • Páscoa (varia entre março e abril).
  • Dia do Consumidor (15 de março).
  • Dia das Mães (Maio).
  • Dia dos Namorados (12 de junho).
  • Dia dos Pais (agosto).
  • Dia das Crianças (outubro).
  • Black Friday (novembro).
  • Natal (25 de dezembro).

Porém é interessante ressaltar que a estratégia de venda deve vir antecipadamente a essas datas, pois o consumidor busca, principalmente no e-commerce, antecipar a compra para dar tempo de receber e poder presentear ou usufruir na data especial. Além disso, lembre-se que o público que consome a data é diverso, pois quem presenteia é quem faz a compra.

Potencializando as vendas

Depois de planejar quais datas são importantes para o seu e-commerce, planeje algumas ações através de recursos práticos para aumentar as vendas sazonais.

Algumas opções são: vale-presentes, ofertas e promoções, cupons de desconto, produtos personalizados, kits em valores interessantes, frete grátis. Isso também pode ser uma estratégia em épocas de baixa venda, incentivando o consumidor a finalizar a compra.

Para divulgar essas ações, estratégias como e-mail marketing, anúncios no Google e redes sociais são interessantes. Antes de pensar em potencializar as vendas, confira o estoque para que as operações fiquem de acordo e não demorem para serem entregues ao consumidor. A experiência do consumidor naquela compra é o que fideliza o cliente ao negócio.

Para visualizar os esforços e resultados, faça um planejamento anual neste início de ano para poder analisar resultados e evoluir sempre.

Planejamento é tudo!

Primeiro liste as datas e períodos relacionados ao seu negócio, e a partir disso, trace metas com relação ao que deseja: vender mais, ter maior reconhecimento de marca. Insira os meios de comunicação que utilizará na divulgação e os formatos (vídeo, texto, postagens, etc), para então pensar nos benefícios e resultados almejados.

Antecipar as adversidades também é um plano, para poder mudar de estratégia se for necessário, e lembre-se que cada rede social tem uma abordagem diferente. Seja criativo!

E por fim, aproveite as parcerias

Trabalhar em conjunto sempre é uma boa ideia para disseminar campanhas e promoções sazonais. Se deseja aumentar seguidores e ter mais visibilidade, aposte em uma parceria com um digital influencer que tenha a ver com o seu negócio e seja representativo na sua região.

Conforme estudo da Agência eMarketer, o Brasil é um dos países com maior número de usuários em redes sociais, ou seja, tem muita gente consumindo conteúdo por esses canais, e vale aproveitar esse nicho para vender. Outra solução que melhorar a vida do usuário é dispor de um aplicativo de vendas, tornando a experiência ainda melhor e interativa.

O marketing sazonal é uma ferramenta interessante para vender mais e melhor durante o ano inteiro, mas é preciso analisar as variações e produzir conteúdo de qualidade para estar alinhado com a linguagem do seu público alvo.

Comece o ano planejando as vendas sazonais para obter os resultados desejados.