Quando organizado de modo simples, objetivo e eficiente, o relatório gerencial é uma importante ferramenta de gestão. Infelizmente, em muitos casos gasta-se muito tempo na reunião e construção do documento sem o aprofundamento necessário na análise dos dados. Comprometendo a interpretação das informações e as possibilidades de melhoria e crescimento indicadas pelo relatório gerencial. Conheça as melhores práticas para elaborar relatórios gerenciais de sucesso e não perca nenhuma oportunidade!

Passo a passo para elaborar relatório gerencial

Os relatórios gerenciais de sucesso obedecem a uma ordem básica de produção. Isso ajuda a reduzir o tempo de elaboração. Facilitando também o momento de análise dos dados. Destacamos aqui os elementos mais importantes a serem considerados durante a produção de relatórios gerenciais! Seleção de destinatários, definição dos objetivos e expectativas, apresentação do conteúdo e forma.

Seleção de destinatários

Antes de iniciar a elaboração do relatório gerencial, o responsável pela elaboração do documento precisa ter em mente quais serão as pessoas que terão acesso a esse material. Isso vai determinar o tipo de informação a ser utilizado e também a linguagem do relatório.

relatório gerencial contém informações relevantes para a gestão do negócio

Definição dos objetivos e expectativas

Em tese, um relatório gerencial é todo documento escrito que contenha informações relevantes para a gestão do seu negócio. O que o diferencia de outro relatório é a definição do tipo de informação que você pretende acompanhar e a relevância dessas informações para a gestão do seu negócio.

Por isso, ao elaborar seus relatórios gerenciais, tenha em mente o que você espera dele e quais as informações que você pretende obter. O relatório pode ser elaborado como planejamento de gestão. Análise de um determinado momento do negócio e até mesmo análise de desempenho da própria equipe.

Seleção do conteúdo

Quando elaborar relatórios gerenciais, esteja atento à essa etapa do processo. Imagine que você apresente a despesa mensal sem ter em mente qual é a tendência de gastos ou mesmo os valores obtidos em meses anteriores. Por isso, a seleção das informações a serem apresentadas no relatório devem se relacionar com os objetivos gerais e específicos previstos na etapa anterior.

Também é importante pensar no modo como esse conteúdo será apresentado. Dependendo do tipo e da quantidade de informação trabalhada no relatório gerencial. Pode ser necessária a organização do conteúdo em seções como sumário, introdução, objetivos, conclusão, glossário e anexos.

Apresentação prática e comunicativa

Tão importante quanto a seleção do conteúdo a ser incluso no relatório gerencial é fazer com que essas informações sejam claras, práticas e objetivas. Um erro comum nos relatórios gerenciais é conter informações sem a devida interpretação dos dados. Dificultando o entendimento dos dados fornecidos no relatório.

O uso de ilustrações, tabelas, gráficos e demais recursos visuais é de extrema importância para a produção dos relatórios gerenciais. Estes artifícios podem ser usados para simplificar a interpretação de dados. Por último, não se esqueça de numerar seu relatório gerencial para facilitar o arquivamento, pesquisas e referências ao documento no futuro.

faca relatorios gerenciais pelo bling

Sistema de gestão: ferramenta prática e eficaz na elaboração de relatórios gerenciais

Uma solução prática, segura e eficiente para elaborar relatórios gerenciais é o uso de um sistema de gestão empresarial. Com os dados armazenados no sistema é possível a criação dos relatórios com precisão e rapidez que incluem  dados de estoque, financeiro e de vendas. É possível incluir em um mesmo relatório informações sobre a compra e venda de produtos e serviços, produtos ainda disponíveis no estoque, produtos que não tiveram uma boa saída.

Em relação às informações financeiras e de vendas, o sistema de gestão inclui dados sobre o fluxo de caixa, balancete e ainda informações específicas sobre os clientes. Esse tipo de relatório gerencial obtido a partir dessas ferramentas de gestão são de fundamental importância para a tomada de decisões gerenciais.

Gostou das nossas dicas para elaborar relatórios gerenciais de sucesso? Confira também 5 hábitos do empreendedor de sucesso que você precisa cultivar.