Para ter sucesso, um negócio precisa manter um controle estrito sobre as suas finanças e seus resultados financeiros em geral. Mais do que isso, esses resultados podem se tornar motivadores de ações que gerem resultados cada vez mais positivos. Nesse sentido, o uso de indicadores financeiros se torna indispensável, se o objetivo é fazer uma análise estruturada e que corresponda à realidade.

Pensando nisso, veja a seguir o que são esses indicadores e aprenda a utilizá-los nos negócios.

O que são indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros nada mais são do que métricas e mecanismos para coletar e gerar informações financeiras sobre uma determinada situação. No caso de um negócio, os indicadores financeiros servem para demonstrar quão saudável é um determinado empreendimento.

Índice de liquidez, margem de contribuição e os consagrados fluxo de caixa e regime de competência (ou Demonstrativo de Resultado do Exercício) são exemplos de indicadores financeiros para negócios.

importancia dos indicadores financeiros

Qual é a sua importância?

Esses indicadores têm um papel principal e fundamental: fornecer informação. Dizer que um negócio vendeu uma determinada quantidade de itens não significa, necessariamente, alguma coisa — a menos que sejam utilizados os indicadores financeiros.

Se eles demonstram que essas vendas resultaram em lucro e liquidez, então a empresa está saudável. Por outro lado, se as vendas foram a prazo ou fazem parte de um quadro de inadimplência, o resultado é que a empresa precisa de mudanças urgentes.

Com isso, os indicadores financeiros são importantes, porque permitem que o negócio atinja seus objetivos estratégicos e também que realize as mudanças necessárias para chegar até lá. Além disso, permitem o acompanhamento de uma situação de maneira relevante e precisa.

Como utilizar indicadores financeiros?

Para que os indicadores financeiros sejam realmente úteis é necessário traçar uma estratégia de utilização. Nesse sentido, o primeiro passo é avaliar o planejamento estratégico do negócio e reconhecer quais são as necessidades do empreendimento. Ao partir disso, é possível identificar quais são os indicadores mais relevantes para o negócio.

Depois, é necessário determinar uma forma de realizar o acompanhamento. O uso de relatórios financeiros, por exemplo, é uma forma de acompanhar esses indicadores. Definir um período de avaliação para cada indicador e mesmo utilizar softwares de gestão, como um ERP, também estão entre as possibilidades.

analise os resultados dos indicadores financeiros

Diante dos resultados, é necessário interpretá-los. O que os indicadores financeiros demonstram sobre o seu negócio? Qual é o impacto desses resultados? Está dentro do esperado para o planejamento estratégico?

Fazer — e responder — essas perguntas é importante, porque nem sempre a mesma margem de contribuição é positiva para negócios diferentes, por exemplo.

Feita a análise, é hora de falar sobre os resultados. Discutir com a gestão do negócio quais são as medidas a serem tomadas para consertar ou impulsionar resultados é fundamental para colocar em prática medidas que reflitam o que disseram os indicadores financeiros.

Os indicadores financeiros também podem ser utilizados para tomar decisões a respeito de investimentos, por exemplo. Dependendo dos dados apresentados, por exemplo, alocar recursos em um investimento pode ou não ser viável.

Agora que você já sabe o que são indicadores financeiros, considere utilizá-los na tomada de decisão do negócio, o que é possível mediante definição, acompanhamento e análise dos resultados. Este post foi útil para você? Então compartilhe-o nas redes sociais para que mais gente possa ler sobre o assunto!

Leia também:
– O que é KPI e qual sua importância
– Capital de giro: como definir o financiamento
– Funil de vendas: o que é e como utilizar

Posts Relacionados

6 Comentários

  1. Julia

    09/10/2017 at 18:17

    quem escreveu o artigo?

    1. Bling

      Bling

      10/10/2017 at 08:07

      Oi Julia bom dia!
      Foi a equipe do Bling =D

  2. Naldo

    18/01/2018 at 15:59

    Bling possui alguma opção de gerar DRE e Balanço Patrimonial?

    1. Bling

      Bling

      26/01/2018 at 10:13

      Oi Naldo, bom dia! No momento não temos essas opções, temos relatórios de entradas e saídas, mas não temos DRE!

      Abraços da equipe Bling e sucesso nos negócios! 😉

  3. Henrique

    25/03/2018 at 19:08

    Implementar DRE, Balanço Patrimonial, Ponto de Equilíbrio, CMV, etc… seria um diferencial excepcional.

    1. Bling

      Bling

      26/03/2018 at 15:16

      Agradecemos o comentário Henrique! 😉

      Abraços

Deixe um comentário