Para ter sucesso, um negócio precisa manter um controle estrito sobre as suas finanças e seus resultados financeiros em geral. Mais do que isso, esses resultados podem se tornar motivadores de ações que gerem resultados cada vez mais positivos. 

Nesse sentido, o uso de indicadores financeiros se torna indispensável, se o objetivo é fazer uma análise estruturada e que corresponda à realidade.

Ainda não é muito comum empresas de pequeno e médio porte fazerem o controle de indicadores financeiros, mas é importantíssimo definir, coletar e analisar os dados para entender se a gestão do seu negócio está realmente sendo efetiva e se as ações que estão sendo tomadas estão trazendo ou não resultados. 

Quando a empresa olha para seus indicadores, ela toma por base o cenário atual e passa a pensar no negócio de forma mais dinâmica e com maior alcance de assertividade.

Pensando nisso, veja a seguir o que são esses indicadores e aprenda a utilizá-los nos negócios. Continue a leitura!

O que são indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros nada mais são do que métricas e mecanismos para coletar e gerar informações financeiras sobre uma determinada situação. No caso de um negócio, os indicadores financeiros servem para demonstrar quão saudável é um determinado empreendimento.

Índice de liquidez, margem de contribuição e os consagrados fluxo de caixa e regime de competência ou Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), são exemplos de indicadores financeiros para negócios.

Eles são fundamentais para que o gestor tenha em mãos números para análise de desempenho das atividades e possa pensar em estratégias futuras que possam aumentar e potencializar os resultados ou no caso de não estar satisfeito com os resultados, trocar de estratégias e focar em um novo plano de ação.

Qual é a sua importância dos índices financeiros?

Esses indicadores têm um papel principal e fundamental: fornecer informação. Dizer que um negócio vendeu uma determinada quantidade de itens não significa, necessariamente, alguma coisa — a menos que sejam utilizados os indicadores financeiros.

Se eles demonstram que essas vendas resultaram em lucro e liquidez, então a empresa está saudável. Por outro lado, se as vendas foram a prazo ou fazem parte de um quadro de inadimplência, o resultado é que a empresa precisa de mudanças urgentes.

Com isso, os indicadores financeiros são importantes, porque permitem que o negócio atinja seus objetivos estratégicos e também que realize as mudanças necessárias para chegar até lá. Além disso, permitem o acompanhamento de uma situação de maneira relevante e precisa.

No e-commerce, principalmente, não basta apenas cadastrar os produtos e iniciar as vendas sem olhar para os resultados, sejam eles positivos ou negativos. Os índices sempre vão demonstrar a situação do negócio e eles devem ser analisados periodicamente. 

Existe uma infinidade de indicadores financeiros que uma empresa pode vir a controlar. Os principais a serem destacados são: 

  • Margem Bruta: indica qual é a porcentagem de ganho que a empresa incorpora a cada venda realizada.
  • Margem EBITDA: é o resultado exclusivo da operação da empresa, e nos indica o quanto ela é rentável. 
  • Margem Líquida: é a porcentagem de lucro líquido obtido pela empresa em relação à receita total.
  • Margem de custos: representa os custos totais da estrutura, desde insumos, embalagens, estrutura, etc. 
  • Ponto de equilíbrio: indica o valor mínimo que a empresa precisa faturar para cobrir todos os seus custos e despesas. 
  • Liquidez corrente: mede a capacidade de pagamento da empresa a curto prazo.
  • Cobertura de Juros: mede a capacidade de pagamento dos juros advindos de empréstimos e dívidas adquiridas pela empresa.
  • ROI:  é o retorno sobre o investimento e mede o ganho obtido em relação ao investimento realizado.

Como utilizar indicadores financeiros?

Para que os indicadores financeiros sejam realmente úteis é necessário traçar uma estratégia de utilização. Nesse sentido, o primeiro passo é avaliar o planejamento estratégico do negócio e reconhecer quais são as necessidades do empreendimento. 

A partir disso, é possível identificar quais são os indicadores mais relevantes para o negócio. Depois, é necessário determinar uma forma de realizar o acompanhamento. O uso de relatórios financeiros, por exemplo, é uma forma de acompanhar esses indicadores. 

Definir um período de avaliação para cada indicador e mesmo utilizar softwares de gestão, como um sistema ERP, também estão entre as possibilidades.

Diante dos resultados, é necessário interpretá-los. E algumas perguntas são importantes de serem questionadas: 

  • O que os indicadores financeiros demonstram sobre o seu negócio? 
  • Qual é o impacto desses resultados? 
  • Está dentro do esperado para o planejamento estratégico?

Fazer — e responder — essas perguntas é importante, porque nem sempre a mesma margem de contribuição é positiva para negócios diferentes, por exemplo.

Feita a análise, é hora de falar sobre os resultados. Discutir com a gestão do negócio quais são as medidas a serem tomadas para consertar ou impulsionar resultados é fundamental para colocar em prática medidas que reflitam o que disseram os indicadores financeiros.

Os indicadores financeiros também podem ser utilizados para tomar decisões a respeito de investimentos, por exemplo. Dependendo dos dados apresentados, por exemplo, alocar recursos em um investimento pode ou não ser viável.

Agora que você já sabe o que são indicadores financeiros, considere utilizá-los na tomada de decisão do negócio, o que é possível mediante a definição, acompanhamento e análise dos resultados.

Gestão integrada

Todo o negócio exige um olhar do gestor para as ações, estratégias e claro, resultados. 

Após o empreendedor entender o que é ERP e como ele pode pode aplicar no seu negócio de forma prática, sincronizando os setores e fazendo integrações importantes que fazem o negócio crescer cada vez mais, tudo fará sentido.

Na gestão financeira, o ERP é um grande aliado, organizando todos os seus pagamentos em um só lugar, sem precisar sair do sistema, e ainda dispõe de relatórios para analisar períodos determinados de vendas, estoque, produtos, etc. 

Os relatórios são gerados automaticamente pelo sistema de gestão ERP e auxiliam o gestor a ter uma visão mais ampla sobre o negócio. A partir deles, é possível pensar em caminhos possíveis para vender mais, atender melhor o cliente e gerar melhores resultados para a empresa.