Deixar as contas a pagar desorganizadas geram grandes problemas para os gestores. Só de pensar as multas e juros que isso resulta já é desesperador.

E a maneira mais simples disso não acontecer é manter sempre muito bem organizada e não deixar tudo em cima da hora.

Para te ajudar preparamos esse conteúdo especial. Ele vai mostrar as melhores maneiras de não comer bola e esquecer-se de pagar alguma conta.

Continue lendo e saiba como não deixar as contas a pagar assustar as despesas da sua empresa.

A sua empresa amadureceu

O financeiro é um dos principais setores da empresa, isso se não for o principal. No início do negócio é comum que ele cresça desorganizado, muitas vezes os empreendedores nem separam o que é gasto pessoal e o que é da empresa.

Mas, conforme ele vai ganhando gás e as contas a pagar vão aumentando é quando surge a atenção para conseguir controlar tudo o que é preciso pagar.

Nesta etapa começam a utilização de planilhas, que é eficiente em questão de organização, até que chega o dia em que uma conta é esquecida e as multas e juros chegam. E como chegam, não é mesmo? Esquecer qualquer que seja a conta é um gasto desnecessário que acaba dificultando o crescimento saudável do negócio.

Organize as contas a pagar

O primeiro passo para organizar as contas é saber quais são elas. Por isso, registre todos os seus compromissos, desde as contas mais simples até os serviços contratados, empréstimos, etc. O importante é não deixar passar nenhuma delas.

Com tudo definido é mais fácil realizar os pagamentos e até verificar se existe descontos especiais quando são feitos antecipadamente.

Outra dica importante é buscar auxílio de um contador, ele irá mostrar os melhores caminhos para administrar as contas da empresa.

Invista na gestão da empresa

Para ser certeiro, preciso e não deixar as contas a pagar desorganizada é preciso investir no controle da gestão da empresa. Por isso é indicado contar com um bom sistema de gestão online (ERP), como o Bling.

Além de manter o controle das contas a pagar organizado, você pode criar categorias de despesas e importar o XML das notas de compra para entrada no contas a pagar. O sistema ainda confirma quando ela for realizada, proporciona relatórios das datas, valores de todos os pagamentos e dos fornecedores. Permitindo assim, organização e relatórios detalhados da movimentação financeira da empresa.

Saiba mais: Controle suas finanças com o Bling.

Agora que você já sabe como organizar as contas a pagar do seu negócio, saiba também 6 fatores que desequilibram o fluxo de caixa das empresas.