Para que serve a nota fiscal

O tempo de emissão de notas em papel está com os dias contados. Aquela história de ter um bloco de notas e vias coloridas foi substituída com a criação da NFS-e, a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Todos os micro e pequenos empreendedores agora trabalham com esse dispositivo fiscal. Enviado diretamente para clientes e a Secretaria da Fazenda da municipalidade onde a empresa está inscrita. Mas você sabe para que serve a nota fiscal?

A NFS-e é um documento digital que registra a prestação de serviços nos quais incide o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Sua emissão é de responsabilidade do prestador, a micro ou pequena empresa. O processamento é feito por interface oferecida pelas prefeituras.

Benefícios para as empresas e sistema fiscal

Para as empresas, o uso da NFS-e fez reduzir os documentos fiscais de papel e seu armazenamento. Além de facilitar a pesquisa. Elas foram incentivadas a entrar no comércio eletrônico e a realizar transações on-line.

A fiscalização tributária ganhou agilidade. O sistema eletrônico inibe as fraudes, mais fáceis de serem cometidas nas notas de papel.

A NFS-e deve conter os dados de tomadores e intermediários dos serviços e de seus prestadores. Com esse modelo de nota, o prestador terá acesso a todas as funcionalidades fiscais: guia de recolhimento, consultas e emissão de documentos. Já a pessoa jurídica poderá emitir o guia de pagamento do ISSQN. Cuja alíquota é definida por legislação municipal.

Vantagens da nota fiscal eletrônica

A criação da NFS-e visou unificar os diversos modelos de nota e criou vantagens aos envolvidos no processo. Além da economia de papel e da facilidade de acesso aos documentos fiscais.

Empresas, prestadores de serviço e órgãos fiscais experimentaram a redução de custos e de burocracia. A segurança aumentou, assim como a economia de tempo nas transações. A nota fiscal é enviada imediatamente ao tomador de serviço, logo após a sua geração. Ela chega no e-mail da empresa, enquanto antes havia a necessidade de envio por correio ou entregar pessoalmente.

O gerenciamento dos documentos fiscais ficou mais fácil. Sem necessidade de arquivamento físico, as empresas podem acessar notas de forma mais simples. Por busca em computadores.

A NFS-e também incentivou o uso do documento. Ao facilitar o processo de emissão e envio, as prefeituras fizeram com que muitos começassem a tirar seus negócios da informalidade e assim aprendessem para que serve a nota fiscal.

Como emitir NFS-e

Para que uma empresa ou prestador de serviço possa expedir a NFS-e, é preciso ter um certificado digital, normalmente oferecido pela prefeitura onde a empresa está inscrita. Pode também ser adquirido em qualquer unidade certificadora. É um tipo de arquivo que contém todas as informações referentes ao prestador de serviço, seja pessoa física ou jurídica. Ele deverá ser usado sempre que for emitir uma nota.

O micro e pequeno empreendedor pode emitir a nota nos portais das Secretarias da Fazenda municipais. Para isso, terá que fazer um cadastro no sistema e fornecer CNPJ e a inscrição municipal.

Agora que você já sabe para que serve a nota fiscal é momento de você saber que o Bling oferece, entre outras opções, o serviço de emissão de NFS-e via web service para as principais prefeituras. Para as cidades que o Bling não possui integração via web service, é possível realizar a emissão de Notas de Serviço realizando a exportação do lote RPS xml no padrão Abrasf das notas para importação no sistema de sua prefeitura.

O cliente encontrará uma interface simples e que irá resolver todos os cálculos para ele. Quer saber como funciona esse serviço? Conheça o Bling NFe!