Qualquer pessoa pode ser um empreendedor? Teoricamente, sim. Afinal, vivemos em uma economia baseada na livre iniciativa. Os negócios de sucesso, no entanto, geralmente são geridos por pessoas com perfil empreendedor.

Esse tipo de perfil consiste em características comportamentais bem definidas quanto à forma de se relacionar com os outros, com as circunstâncias e com o mundo. São habilidades que ajudam a começar, enfrentar crises e liderar.

É possível identificar e analisar algumas dessas competências a fim de extrair lições que podem ajudar a empreender com mais garantia de êxito. Se bem analisado, todos podem, com maior ou menor esforço, desenvolver habilidades semelhantes a essas.

Quer saber quais são essas características? Acompanhe o post!

1. Excelente comunicação e argumentação

Não serão poucas as vezes em que o empreendedor terá de vender suas ideias, utilizando discursos bem preparados e argumentos precisos. Desde o começo, ele deve alinhar e ganhar a confiança de investidores, fornecedores e colaboradores em prol de estruturar seu negócio e impulsioná-lo para fora do papel.

Depois, já no mercado de trabalho, a manutenção e ampliação de redes de contatos e a conquista de clientes exige habilidades parecidas: boa argumentação, capacidade de convencimento, aptidão para negociações etc.

Tudo gira em torno da comunicação: fazer-se entender com clareza e convicção.

persistencia-faz-parte-do-perfil-empreendedor

2. Persistência e resiliência

Todos podem enfrentar dificuldades quando buscam seus sonhos. A persistência é importante, mas ela não pode fechá-lo para novas ideias. Às vezes, se o plano original não está dando certo, é preciso olhar para o contexto e se adaptar, sem perder o ânimo – isso é ser resiliente.

Por exemplo, se seus recursos se provaram insuficientes para abrir uma empresa de médio porte, a persistência o ajudará a não desistir da ideia, enquanto que a resiliência permitirá que você mantenha a calma e se adapte ao orçamento real. Seu negócio vai começar menor, mas vai crescer com o passar do tempo e muito trabalho.

3. Comprometimento

Empreender exige sacrifícios pessoais e investimentos significativos de tempo, energia, empenho e recursos. Por mais que pareça difícil, o bom empreendedor sabe que essa dedicação valerá a pena no futuro. Estar 100% comprometido com o negócio é o que vai fazê-lo enxergar motivações, mesmo quando muito esforço estiver envolvido, e a não desistir até atingir seus objetivos.

O comprometimento existe quando você acredita em si e em suas ideias. Uma boa dose de autoestima vai bem!

4. Visão de mercado

Para além do âmbito pessoal, a capacidade e vontade do empreendedor de se inteirar dos acontecimentos econômicos globais e locais é fundamental. Ele vai utilizar essas informações para gerir sua empresa de acordo com o mercado no qual ela se insere.

Saber quando e quanto investir, qual a hora de ampliar ou segurar recursos e como reagir em meio a crises são noções essenciais de timing que você deve usar a seu favor.

perfil-empreendedor

Desenvolva um perfil empreendedor

Algumas pessoas têm naturalmente aptidão para negócios. Mas essa habilidade pode também ser aprendida por meio da leitura de jornais, notícias e bolsa de valores, e por meio de boas fontes que possam orientá-lo a antecipar cenários.

Leia também: Sistema de gestão é aposta de empresários para crescer

Sempre há coisas novas a serem aprendidas e aptidões a serem melhoradas constantemente. A lista das principais habilidades de um perfil empreendedor é um guia para que você possa trabalhar sua personalidade em prol de seus objetivos. Se você não possui alguma dessas características, procure trabalhar nela, mas não deixe isso ser um impedimento para empreender!

Gostou dessas dicas? Nos siga nas redes sociais — Facebook e Instagram — e tenha sempre informações sobre gestão, empreendedorismo e inovação!

Posts Relacionados

Deixe um comentário