Para que as decisões do negócio como investimentos, promoções, ações de marketing ou mesmo cortar gastos, é importante ter a clareza do cenário financeiro do seu negócio.E para isso acontecer, é preciso fazer um planejamento financeiro para alinhar custos, investimentos e alcançar as metas desejadas. 

Mais do que saber sobre o lucro, é preciso identificar de onde o dinheiro vem e para onde o dinheiro vai. Para fazer isso, anote todas as receitas e todas as despesas. Identifique o destino de cada gasto, e coloque inclusive a data de cada pagamento.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre como fazer um planejamento financeiro, e estipular os seus custos fixos e variáveis.

O que é um planejamento financeiro?

O planejamento financeiro nada mais é do que fazer a organização dos recursos financeiros e distribuir conforme as necessidades do negócio. 

Pode parecer um processo simples, mas leva em consideração os fatores como tipo de despesas e divisão através de custos fixos e variáveis.

Para que serve o planejamento financeiro?

Para atingir os objetivos da empresa, o planejamento financeiro é um dos processos mais importantes, pois dá ao negócio uma visão mais abrangente sobre os recursos para serem investidos ou destinados. O planejamento também traça metas a serem alcançadas e delimita prazos para que o faturamento seja alcançado ou determinada dívida seja paga. De certa forma um bom planejamento financeiro ajuda a formar e proteger o Patrimônio de uma empresa.

Como fazer o planejamento financeiro da sua empresa?

Os negócios acabam tendo diferentes métodos para seguir os seus planejamentos financeiros. Seguem algumas diretrizes que podem auxiliar no planejamento da sua empresa: 

  • Avalie o cenário atual: Antes de começar a definir objetivos, é preciso entender o cenário atual do negócio: fazer um levantamento de saldos, despesas e também previsões de entradas. Com os dados em mãos é possível verificar a situação e avaliar o contexto. 
  • Faça um diagnóstico financeiro: fazer um diagnóstico consiste em entender as entradas, as saídas, e quanto do valor da empresa pode estar comprometido com dívidas, investimentos ou pagamento de pessoal. 
  • Defina objetivos e metas: para que o planejamento seja efetivo, é importante determinar metas e objetivos a serem cumpridos. Desta forma, o negócio ganha impulso para fazer o direcionamento correto das verbas e crescer com segurança financeira. 
  • Mantenha uma gestão integrada: Quando a gestão é feita através de um sistema ERP, toda a organização financeira passa a ser mais facilitada e integrada. O gestor poderá se livrar das planilhas e manter toda a gestão de entradas e saídas automatizadas através de um ERP como o Bling!.

Custos Fixos

Os custos fixos são aqueles menos suscetíveis às situações externas do mercado e da empresa. Eles dificilmente sofrem alteração, independentemente do número de vendas. Alguns exemplos são:

  • aluguel;
  • salários;
  • impostos;
  • limpeza e manutenção.

Para calculá-los, é simples: basta anotar mensalmente os gastos com essas despesas fixas e você terá um valor que provavelmente vai se repetir todo mês. Assim, você saberá de quanto, em média, precisará para manter o negócio funcionando.

Custos Variáveis

Os custos variáveis são aqueles que sofrem alteração de acordo com as vendas e demandas de clientes. De acordo com a produtividade, esse valor aumenta ou diminui. Geralmente, os custos variáveis de um negócio são gastos com

  • suprimentos e matéria prima;
  • estoque;
  • mão de obra temporária;
  • e logística de distribuição.

As contas de água e luz podem ser consideradas fixas ou variáveis de acordo com a natureza do negócio. Caso alterem muito conforme o ritmo de produção ou utilização do espaço e dos equipamentos, elas serão variáveis.

O cálculo dos custos variáveis depende, ainda, da periodicidade que você definir. Lembre-se de que, ao fazer esses cálculos, é possível fazer uma correspondência direta com a quantidade de vendas do seu empreendimento e avaliar se o ritmo está crescente, estável ou em queda.

Qual a importância do planejamento financeiro pessoal?

O empreendedor precisa entender a diferença entre o planejamento pessoal e empresarial, e o melhor caminho é sim dividir as contas para não misturar os valores que dizem respeito ao negócio e os da vida pessoal. Isso é bastante comum principalmente em casos de MEI (Microempreendedor Individual). 

O planejamento financeiro pessoal, assim como o empresarial proporciona uma visão mais equilibrada, ajuda a conquistar os objetivos e gera menos estresse para o gestor.

Existe um limite para o planejamento financeiro?

Não, manter um planejamento financeiro é indicado para todos os tipos de negócios, mesmo quando a empresa já estiver em um nível de bastante lucratividade. Como falamos, o planejamento financeiro não é somente relativo a economia de recursos, mas também de estabelecimento de metas. 

Como manter a disciplina na organização financeira?

O planejamento ajuda a visualizar e por consequência a manter a organização financeira.

Solução automatizada com ERP

Para tomar as decisões corretas para o seu negócio, como fazer promoções, estabelecer o preço final, cortar gastos ou realizar ações de marketing, é imprescindível ter clareza de como andam as contas do seu empreendimento.

Não basta saber apenas se há ou não lucro. É preciso identificar de onde o dinheiro vem e para onde o dinheiro vai. Para fazer isso, anote todas as receitas e todas as despesas. Identifique o destino de cada gasto, e coloque inclusive a data de cada pagamento.

Por mais simples que esse processo possa parecer, ele precisa levar em consideração alguns fatores, como o tipo de despesas, que devem ser divididas entre custos fixos e variáveis.