O início de todo negócio é um grande desafio e é preciso ter cuidado e sabedoria para passar pelos obstáculos e atingir estabilidade dentro de um mercado competitivo! E um grande passo para isso acontecer é traçar um bom planejamento financeiro e segui-lo.

E como organização financeira complica um pouco a cabeça de muitos empreendedores separamos 3 dicas essenciais para ter um planejamento financeiro eficaz para uma pequena empresa!

1. Fluxo de caixa é essencial

O fluxo de caixa tem extrema importância para o planejamento financeira da empresa, já que nele o empreendedor acompanha tudo que entra e saí de dinheiro do negócio.

A consequência do uso é conseguir enxergar a real situação financeira, facilitando tomada de decisão com dados de gastos de toda a movimentação da empresa.

2. Importância do capital de giro

Entender o que significa capital de giro e utilizar como peça fundamental no dia a dia da empresa é importante e obrigatório para qualquer empresa, inclusive para os pequenos empreendimentos.

O capital de giro é o capital de trabalho, ou seja, é tudo que é necessário para financiar a continuidade da empresa, recursos para vendas a prazo, para estoques, recursos para manter pagamento de fornecedores, pagamento de impostos, salários e todos os custos e despesas.

3. Se preocupe com reservas

Sabemos como é difícil economizar no início da jornada de uma empresa, mas é importante, sempre que possível, separar reservas e colocar como tarefa mensal e parte do planejamento financeiro do seu negócio.

Não importa se no momento não seja possível separar grandes quantias. Seja realista e coloque uma quantidade mensal para tornar essa ação natural e obrigatória.

LEIA TAMBÉM: Entenda a diferença entre e-commerce e marketplace!

Você vai perceber que depois de um tempo terá uma boa reserva para investir em soluções para a empresa crescer ainda mais.

Mais dicas

Para que o negócio cresça com eficiência é importante também separar as contas pessoais das contas empresariais. Um grande número de empresas que não evoluem são por motivos como este. Pois afeta diretamente o planejamento financeiro e a lucratividade, que pode nunca acontecer.  

Para isso profissionalize o seu negócio e aposte em um bom software de gestão empresarial. O Bling é especialista em micro e pequena empresa e oferece tudo o que falamos no texto. Além de integração com os maiores e-commerces do Brasil e os principais marketplaces do mercado!

Você ainda emite notas fiscais, gerencia e controla a gestão de estoque e logística! Ou seja, controla todas as operações desde o cadastro até a venda do produto, de forma rápida, prática e simples!

Saiba mais e teste a ferramenta por 30 dias grátis: https://goo.gl/WQPzGV

Agora que já aprendeu dicas importantes para ter um bom planejamento financeiro coloque em prática! E qualquer dúvida pode contar com a gente!

Posts Relacionados

Deixe um comentário