Se você está montando uma empresa ou tem uma nova ideia de produto ou serviço, mas tem medo de que o empreendimento não dê certo, uma solução é criar um plano de negócios. Isso porque ele vai te ajudar a avaliar a viabilidade e o potencial de sucesso

Além disso, as análises feitas para criar esse documento contribuem para que você:

  • identifique oportunidades que ainda não tinha percebido;
  • se prepare para desafios que não havia considerado;
  • encontre o melhor caminho para passar pela concorrência e conquistar os clientes.

Diante de tantos benefícios e de tamanha importância, as perguntas que surgem são:

  • o que é um plano de negócios;
  • como montar.

A partir da resposta a esses dois questionamentos você, empreendedor, dará passos mais seguros rumo à abertura ou expansão da organização.

É por isso que, mesmo que você queira iniciar uma micro ou pequena empresa, esse estudo também deve ser feito. 

Afinal, vai te ajudar a preservar a sua capacidade financeira, com a redução dos riscos comuns do caminho de quem decide empreender.  

O que é plano de negócios?

Um plano de negócios é um documento que inclui informações sobre a criação de uma empresa, um produto ou serviço. Ele oferece análises sobre mercado, público, previsão de lucro e despesas, pontos fracos e fortes, concorrência, modelo de receita, estrutura organizacional, marketing e projeções financeiras.

Logo, um material bem estruturado é fundamental para aumentar as chances de um empreendimento dar certo. 

Isso porque o planejamento funciona como um guia que te ajuda a conhecer as características do ramo em que cogita atuar, facilitando a sua preparação para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios.

Além disso, ele indica os meios de evitar a perda de recursos e os desperdícios, bem como para ampliar sua competitividade no mercado. 

Na prática, um bom plano de negócio também contribui para definir objetivos e estabelecer o caminho certo para alcançá-los. 

Com o estudo, é possível avaliar a melhor maneira de tirar a ideia do papel, seja por meio do aporte financeiro dos sócios, pela atração de investidores ou busca de outros tipos de financiamento.

Quando bem elaborado, ele é  realista, detalhado e específico. Além disso, considera os desafios e as oportunidades do mercado-alvo.

Como fazer um plano de negócios? 9 passos

Fazer um plano de negócios inclui:

como fazer um plano de negócios
  1. Sumário executivo
  2. Apresente a sua ideia
  3. Analise o mercado e a concorrência
  4. Defina o seu público-alvo
  5. Organize a estrutura da sua empresa
  6. Descreva seu produto ou serviço
  7. Defina um projeto de logística e operações
  8. Crie uma estratégia de marketing
  9. Estabeleça um programa financeiro

Entenda cada etapa, a seguir.

1. Sumário executivo

Ao montar um plano de negócios você terá muitas informações que precisam ser facilmente acessadas, por isso, organizar um sumário executivo é uma ótima opção. Com ele você terá uma visão geral da empresa e de seus objetivos. 

Se esse projeto for apresentado para investidores em potencial, nessa área você pode elaborar um sumário um pouco mais longo, com uma apresentação que inclui informações, como:

  • resumo da descrição do negócio;
  • diferencial; 
  • missão;
  • a descrição do perfil dos empreendedores; 
  • produtos;
  • serviços;
  • potenciais clientes; 
  • localização e mais. 

2. Apresente a sua ideia

O próximo passo é apresentar o que é a empresa, o produto ou serviço, e para isso você precisa:

  • descrever a ideia central;
  • apresentar como ela funciona;
  • explicar qual problema ela resolve;
  • qual é o mercado que atende;
  • como é possível monetizar a solução. 

Por exemplo, se você deseja criar um aplicativo para avaliar a qualidade dos alimentos a partir da leitura do código de barras dos produtos, essa é a área do seu plano de negócio em que você deve descrever todo esse funcionamento. 

Também é essencial que você apresente a forma de geração de lucros.Por exemplo, seguindo a ideia do app, é possível oferecer ao mercado uma versão paga que indique  aos usuários substitutos para produtos identificados como “não saudáveis”. 

3. Analise o mercado e a concorrência

Aqui é hora de entender o mercado em que você está entrando. Comece identificando os seus concorrentes diretos e indiretos. 

Para efetuar uma avaliação como essa, alguns passos são importantes:

  • defina o setor que será observado;
  • liste seus concorrentes; 
  • pesquise o tamanho do mercado;
  • procure por tendências da área;
  • verifique se há demanda dos consumidores por sua solução.

Em seguida, com essas informações em mãos, compare sua empresa com os concorrentes a partir de fatores como:

  • preços;
  • qualidade;
  • atendimento ao cliente;
  • marketing;
  • estratégia de produtos, etc.

Em seguida, é hora de organizar o que você encontra em quatro grupos:

  • forças;
  • fraquezas; 
  • oportunidades;
  • ameaças.

Essa é uma forma de análise clássica do mercado, e por ser muito importante indicamos que antes de aplicar, você acesse o artigo: Análise SWOT ou Análise FOFA: o que é e como fazer”. 

Com as informações separadas nesses quadrantes, desenvolva uma estratégia para se destacar no mercado e competir com sucesso, a partir do aproveitamento das oportunidades e das suas forças. 

Liste também algumas alternativas para que as ameaças e as fraquezas não atrapalhem o andamento do seu trabalho. 

4. Defina o seu público-alvo

Você pode ter começado o plano de negócios com um tipo de público em mente, mas ao fazer a análise de mercado notou que existe a oportunidade de atendimento a um diferente grupo de consumidores. 

Considere, por exemplo, que você deseja criar um clube de assinaturas de produtos de beleza, entretanto, ao estudar o mercado, percebe que a concorrência é grande 

Contudo, observa também que a procura por itens de cuidado de beleza masculina está em amplo crescimento e que não há muitas soluções voltadas para atender esse segmento. 

Esse conjunto de informações te ajudam a mudar o público que você tinha em mente, aproveitando as oportunidades (crescimento do setor de cosméticos masculinos) e fugindo das ameaças (alta concorrência). 

Perceba como a análise de mercado e de concorrência te ajudou a tomar as melhores decisões.

Contudo, independentemente de qual seja o seu público, é essencial que o descreva com o máximo de detalhes possível, incluindo informações, como: 

  • região onde moram;
  • faixa etária;
  • gêneros;
  • comportamento;
  • interesses;
  • como passam o tempo livre;
  • onde trabalham;
  • quais tecnologias usam;
  • em quais redes sociais estão;
  • quanto ganham;
  • valores, crenças ou opiniões.

5. Organize a estrutura da sua empresa

Decida qual será a estrutura legal e como será a organização interna, incluindo:

  • cargos;
  • responsabilidades;
  • hierarquia.

Defina processos que serão seguidos para uma venda acontecer, por exemplo:

  • quais são os envolvidos no atendimento ao cliente;
  • a empresa terá estoque (ou trabalhará por meio de dropshipping);
  • por quais canais os clientes poderão efetuar a compra ou contratações;
  • quais as formas de pagamento serão oferecidas. 

Defina fluxos de trabalho e também informações, como:

Leia também: Guia rápido: primeiros passos para abrir uma empresa

6. Descreva seu produto ou serviço

A venda do seu produto ou serviço é o que faz você ganhar dinheiro com a sua empresa, então é muito importante que você descreva detalhadamente:

  • o que você oferece (tipo de produto ou serviço);
  • como funciona;
  • qual preço;
  • qualidade;
  • diferenciais em relação aos concorrentes.

Seja o mais detalhista possível, descrevendo tudo o que seu produto ou serviço faz, seus atributos e mais. 

7. Defina um plano de logística e operações

Depois, é imprescindível definir como você planeja entregar seus produtos e serviços para clientes. 

Vamos a mais um exemplo: imagine que você seja um arquiteto que resolveu abrir o próprio escritório e quer democratizar o acesso das pessoas a projetos de qualidade, levando a beleza e o conforto de ter uma casa planejada por um profissional para mais famílias. 

Nesse cenário, você pode criar um escritório 100% on-line, que entrega projetos à distância, fazendo tudo por meio de dispositivos on-line, desde reunião até a criação de projetos, contato com fornecedores e mais. 

O formato exige que você pense em toda a logística em torno disso, por exemplo, existem fornecedores confiáveis para esse tipo de trabalho? 

Como você tira as medidas dos cômodos? Já existe tecnologia para que isso possa ser conduzido a distância? 

Tudo deve ser considerado para que o trabalho aconteça da melhor maneira possível quando tudo estiver funcionando. 

Essa também é uma etapa importante para encontrar desafios e solucioná-los antes que eles se tornem problemas reais. 

Nessa etapa do seu plano de negócios, organize as informações sobre:

  • fornecedores;
  • produção;
  • instalações;
  • equipamento;
  • envio e frete;
  • inventário e estoque.

8. Crie um plano de marketing

Com todas as informações sobre produto ou serviço definidas, é hora de apresentar a sua solução para o mercado e atrair os clientes.

Afinal, sem  marketing, dificilmente o mercado vai saber que você existe e quais são os seus diferenciais. 

Logo, um bom planejamento deve incluir:

  • estratégias de publicidade;
  • ações de marketing digital;
  • campanhas mídias sociais;
  • identidade visual do produto e da empresa;
  • tom da comunicação e mais.

Aqui você pode usar os 4 Ps do marketing para englobar em seu business plan: 

  • Preço: quanto e como será cobrado do cliente; 
  • Praça: local onde o produto será disponibilizado;
  • Produto: quais são as características do produto ou serviço;
  • Promoção: quais as estratégias de divulgação.

Todas essas informações são fundamentais para uma empresa conseguir se posicionar e atingir seu público-alvo.

Para entender como colocar tudo isso em prática, acesse nosso artigo, Como elaborar um plano de marketing eficiente para PMEs”. 

9. Estabeleça um plano financeiro

O planejamento financeiro  te ajuda a ver quanto de dinheiro você precisa para tirar a sua ideia do papel e manter o negócio em funcionamento por algum tempo. Afinal, dificilmente você terá muito lucro já no primeiro mês.

Isso significa que você precisa considerar o capital de giro necessário para manter a operação funcionando por pelo menos 3 meses.

Considerando isso, faça projeções financeiras realistas, incluindo:

  • gastos para abertura (capital indicia necessário para dar o primeiro passo, incluindo reformas, estoque, produção, aluguel e mais);
  • projeções de receita;
  • previsão de custos fixos e variáveis;
  • despesas;
  • fluxo de caixa. 

Caso o custo seja maior do que o esperado, pondere sobre as opções de financiamento disponíveis, entre elas:

  • empréstimos;
  • financiamento coletivo;
  • investidores anjos, entre outros.

Avalie os custos e benefícios de cada opção e escolha a mais adequada para sua empresa.

Conforme as receitas e despesas acontecerem, mantenha um acompanhamento regular do desempenho financeiro, comparando-o com os objetivos estabelecidos. 

Identifique possíveis desvios e tome medidas corretivas para alcançar suas metas financeiras.

Quando criar um plano de negócios?

O plano de negócio deve ser desenvolvido antes da abertura da empresa, enquanto está amadurecendo a ideia.   

O processo de criar um comércio virtual é aparentemente fácil. Porém, assim como um empreendimento tradicional, ele precisa de um plano de negócios claro e bem elaborado.

Quer ajuda para criar um planejamento da sua loja virtual? Em outro texto apresentamos “3 dicas para definir um modelo de negócios para o seu e-commerce”.

É importante seguir as diretrizes do seu plano de negócios para identificar o desenvolvimento do seu empreendimento, avaliando novas possibilidades e pontos que podem ser melhorados. Portanto, não abandone o seu projeto.

Tudo pode se tornar muito mais fácil quando você tem ao seu lado uma ferramenta completa, fácil de usar e pensada no pequeno empreendedor. 

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