A plataforma Magento é muito usada por lojas virtuais no Brasil, principalmente aquelas com um grande nível de acesso mensal. Visto que o Magento é robusto, torna-se uma escolha favorável aos grandes lojistas.

Escolher trabalhar ou não com o Magento ainda é um assunto muito debatido na internet. Como a plataforma consome muitos recursos, diversas pessoas ainda se perguntam se realmente vale a pena.

Posso dizer com certeza que a plataforma Magento é recomendada para qualquer tipo de loja virtual, e não importa se tem muitos ou poucos acessos. A questão é que você deve aproveitar o potencial da plataforma.

Para começar a usar 100% do Magento você deve levar algumas coisas em consideração e eu vou te ajudar com isso.

Desenvolvimento

É fundamental que você desenvolva a loja Magento com muito cuidado e dedicação. Qualquer etapa que for pulada ou feita com pouca atenção pode gerar problemas para você no futuro.

Não estou dizendo que você precisa criar um tema do zero, logicamente já existe muita coisa boa pronta. Como já era de se esperar, os melhores temas são pagos (você pode ver muitos deles no Template Monster e Themeforest).

Mesmo assim, os valores não são absurdos, na verdade são bem acessíveis. Por esse motivo, torna-se muito mais barato trabalhar com um tema pronto do que desenvolver do zero.

Além de reduzir custos, o projeto será entregue muito mais rápido, visto que poucos elementos do site serão modificados. O que mais vai tomar tempo será criar o conteúdo de cada página e descrição dos produtos.

Mesmo que o tema pronto facilite o trabalho de desenvolver a loja, não há como prosseguir sem um desenvolvedor de confiança. Existem alterações que só podem ser feitas manualmente por um profissional qualificado para não haver contratempos.

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Atualização da plataforma

Assim como qualquer plataforma de e-commerce ou blog, é de extrema importância que as atualizações de recursos e de segurança sejam instaladas regularmente.

Pode parecer que as atualizações não surtem efeito nenhum quando não surgem novos recursos dentro da interface. Porém, qualquer nova versão lançada tem correções de funcionalidade e segurança. Você deve entender que se uma atualização foi lançada é porque alguém já descobriu brechas no sistema e ele não está mais seguro.

No caso de não ser uma atualização de segurança e sim de recursos, não é obrigatório que algo novo apareça para você. Muito provável que a atualização seja apenas para corrigir bugs de funções já existentes.

Mas como toda regra tem uma exceção, existem casos que a atualização pode ser adiada. Um deles é quando a plataforma muda sua versão base, como aconteceu com o Magento em novembro de 2015.

Segurança

Além das atualizações que a própria Magento oferece, há outros recursos que não podem faltar para tornar a loja mais segura.

Existem ferramentas que auxiliam na segurança da plataforma e de quebra ainda oferecem selos de confiança para gerar mais credibilidade. Consequentemente as vendas do seu negócio também crescem.

Este é o caso do SiteLock, um recurso de varredura de Malware capaz de prevenir que trechos de código malicioso afetem as páginas ou consumidores da loja.seguranca-magento

Outro recurso indispensável para o Magento é o Certificado SSL, garantindo que a troca de dados entre o servidor e o cliente seja totalmente segura. Assim não é possível capturar informações como usuário e senha.

Sem falar que nenhum gateway de pagamento funciona sem SSL, então se você pretende disponibilizar pagamento através de cartão de crédito e débito vai precisar de um Certificado SSL.

E para fechar com chave de ouro você pode adicionar uma CDN (Content Delivery Network) na frente do site para aumentar ainda mais o nível de segurança.

Uma CDN além de entregar o conteúdo do site mais rápido, conta com um sistema de segurança que suporta ataques de grande escala. E também fica mais difícil saber onde sua página realmente está hospedada, atrapalhando a vida dos cibercriminosos.

Módulos de integração

Um dos maiores benefícios de trabalhar com uma plataforma Open Source é a comunidade de desenvolvedores. Esta massa de pessoas que desenvolvem integrações para Magento facilitam muito a vida do lojista. Nem sempre os módulos são gratuitos, mas com certeza vale muito a pena pagar um preço simbólico para facilitar o processo de integração com algum recurso exclusivo.

O simples fato de adicionar recursos ao Magento instalando um módulo diminui consideravelmente o custo com desenvolvimento da loja. Você ainda vai economizar tempo que seria gasto para desenvolver essa integração do zero.

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Apesar disso, o fato de trabalhar com um desenvolvedor de sua confiança não está fora de cogitação. Sempre que um template ou módulo é adquirido, existe a chance de não ser exatamente do jeito que você quer.

Nesses momentos o seu desenvolvedor entra em ação. E digo para você ter um desenvolvedor de confiança porque as alterações devem ser feitas corretamente, caso contrário é mais uma chance de você ter grandes problemas futuramente.

Se você usa a versão 1.x do Magento, pode ver os módulos de integração disponíveis no Magento Connect. Agora se está com a versão 2.x acesse o Magento Marketplace e escolha o módulo que você precisa.

Hospedagem Magento

Como a plataforma Magento é robusta, você precisa de um serviço de hospedagem capaz de suportá-la sem gerar lentidão. Isso não quer dizer que será preciso contratar uma hospedagem de alto custo.

Dica: Provavelmente você já leu muito sobre isso, mas a velocidade do site é um influenciador direto de vendas (saiba mais aqui).

Obviamente o Magento não vai rodar bem em uma hospedagem compartilhada, pois precisa de bastantes recursos para ficar utilizável. Em um plano como esse o desempenho seria baixo e provavelmente afetaria os outros sites hospedados no servidor. Mas um plano cloud server dedicado inicial e bem otimizado vai garantir que você não se incomode por um bom tempo.

Não só de recursos se faz uma Hospedagem Magento, as otimizações possibilitam manter o bom desempenho da plataforma e reduzir os custos com o servidor.

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Existe outra forma de aumentar ainda mais a velocidade do Magento, que é inserindo uma CDN na frente do site. Eu já comentei sobre esse recurso na categoria de segurança, mas também traz muito benefícios no desempenho.

Basicamente os blocos estáticos da loja ficam hospedados em diversos servidores ao redor do mundo, como se fosse um sistema de cache mundial. Quando alguém acessa a página o conteúdo é entregue do servidor mais próximo.

Além de gerar o máximo de performance possível, será necessário uma equipe de suporte capaz de atender os chamados rapidamente. Assim como qualquer outra plataforma o Magento também pode gerar instabilidades.

Nessas horas é importantíssimo que a situação seja resolvida o mais rápido possível, afinal tempo é dinheiro. Imagine o quanto isso impactaria nas vendas se a loja ficasse fora do ar por 24h.

O apoio do ERP

O gerenciamento de qualquer negócio, online ou offline, precisa ser feito com precisão e clareza, de modo que você possa identificar novas oportunidades para a loja Magento com facilidade.

Fazer todo esse processo manualmente é complicado e leva muito tempo, por isso é importante usar um software que automatize isso. É nessa hora que entra o ERP, trazendo agilidade ao seu negócio.

Gerenciamento

O ERP ajuda a simplificar a gestão do negócio, tornando o dia a dia da empresa mais organizado. O sistema permite cadastro de clientes, mercadorias e fornecedores, assim os gestores podem acompanhar o andamento das operações de forma clara e precisa.

Com as informações de cadastro pré-estabelecidas, tarefas como emissão de Nota Fiscal eletrônica se tornam mais rápidas, pois não é necessário perder tempo reescrevendo dados.

Outra vantagem importante para a gestão é a elaboração de relatórios gerenciais, item importante para a tomada de decisões. Contadores também se beneficiam, porque recebem as informações sistematizadas.

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Segurança na troca de dados

O ERP em nuvem possui recursos que, além de evitarem falhas, oferecem proteção contra crimes como sabotagem, ação de hackers e utilização indevida de informações.

Para evitar surpresas negativas, um dos mecanismos oferecidos pelo Bling é o uso de criptografia para comunicação com os servidores, com armazenamento seguro de senhas.

Além disso, o software trabalha com redundância, mantendo servidores em datacenters geograficamente separados como um plano de contingência, bem como backups diários.

Agilidade na logística

Um bom ERP deve estar integrado às principais empresas de logística, como os Correios. E o Bling, por exemplo, está integrado ao serviço Sigep Web oferecido pelos Correios.

Com essa solução, os empresários não precisam enfrentar longas filas de espera nas agências para postagem, pois até mesmo a geração de etiquetas é feita dentro do Bling. Desse modo, o usuário vai à agência apenas para despachar as encomendas.

Explore o potencial do Magento

Se você ainda não usa todos esses recursos na sua loja Magento é melhor considerar a implementação logo. Não é preciso colocar tudo de uma vez, faça a implementação aos poucos.

Desse modo você pode testar como cada uma das alterações gera impacto no negócio. Crie relatórios de todas as métricas importantes antes de fazer qualquer alteração. Aquilo que não se pode medir também não se pode melhorar.

Leia: 5 motivos para desenvolver seu e-commerce utilizando a plataforma Magento

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a aproveitarem todo o potencial da plataforma Magento, compartilhando este artigo com seus amigos.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão sobre este assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.

Um grande abraço e até a próxima!

luan-kohl-secnetLuan Kohl é Analista de Marketing na SECNET, apaixonado por tecnologia e aprendizado constante. Conheceu o mundo Marketing em 2012 e se especializa na área desde então. Escreveu este artigo a convite do Bling.
Luan Ramon Kohl
(luan@secnet.com.br)

Categorias: E-commerce

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2 Comentários

  1. Fabiola Gai

    23/03/2017 at 10:58

    OI Luan,

    Usamos o bling já há quase 2 anos e gostamos muito. Temos uma fabrica de sucos e vendemos também por internet. O Bling nos ajuda praticamente em tudo, só não na parte da produção. Temos que fazer todo o planejamento de compras dos insumos em tabelas excel. Por exemplo: vamos fabricar 100 garrafas do nosso suco Força. Os ingredientes dele são: beterraba, maçã, limão e gengibre. Qto preciso comprar de insumos? Tem rotulo e garradas suficientes pra fazer essa produção? Tudo isso precisamos que esteja no Bling.
    Haveria alguma maneira de vcs nos ajudarem com isso?

    1. Bling

      Bling

      23/03/2017 at 13:58

      Oi, Fabíola!
      Você deve entrar em contato com nosso time de suporte para te auxiliar no uso do sistema – será um prazer ajuda-la. Pode ser por registro de ticket ou pelos telefones (54) 3449 0294 / (54) 3055 0479, das 8h15min às 11h45min e das 13h15min às 17h, de segunda a sexta-feira.
      Em tempo: o Bling não tem foco em produção, mas talvez o produto com composição seja uma opção. Confirme sua dúvida com o suporte, que poderá orientar melhor.
      Abraço da equipe! :)

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