O sucesso de uma empresa está intimamente ligado à sua capacidade de organização interna, boa gestão e integração. É preciso controle para que se cresça sobre bases sólidas, e para isso acontecer os sistemas de gerenciamento para empresas são constantemente melhorados, como o ERP via SaaS.

Continue a leitura para entender o que é ERP, como funciona e porque adotar um ERP via SaaS. 

O que é um sistema ERP SaaS?

O ERP via SaaS (Software as a Service), não requer um maquinário especial nem que o empresário disponha de alta tecnologia para armazenar o ERP. O gerenciador fica armazenado na nuvem, sob responsabilidade do fornecedor, sendo acessado por um simples navegador de internet.

Vantagens de utilizar um ERP SaaS

Entre as principais vantagens estão a mobilidade de acesso, e a possibilidade de concentrar todo o fluxo de informações em um só sistema: no ERP que é um gerenciador de recursos empresariais.

Esse gerenciador é pensando na empresa como um todo, abrangendo todos os setores e conectando-os. Sua principal qualidade reside no fato de ser feito para as necessidades específicas da empresa, não sendo um sistema genérico. Num e-commerce, por exemplo, o ERP pode ser utilizado com módulos de acordo com a área de atuação da loja virtual, a disposição dos setores e as particularidades daquela loja em especial.

Outras vantagens são:

  1. Baixo custo: a ferramenta pode ser contratada por um valor acessível a todo o tamanho de empresa, e o seu uso economiza tempo de trabalho dos colaboradores;
  2. Disponibilidade e flexibilidade: em tempos de trabalho híbrido, contar com um sistema em nuvem é fundamental para que ele seja acessado de qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo. 
  3. Facilidade de upgrades: O ERP é seguro e ganha upgrades frequentemente, melhorando o seu desempenho e agilidade. 

Seu negócio seguro por um preço justo

O fato de não precisar ser instalado nos computadores da empresa já diminui o custo do ERP consideravelmente. Estando hospedado nos servidores do fornecedor, a segurança aumenta, pois os investimentos nessa área são constantes e as tecnologias que protegem as informações da sua empresa estão sempre avançando.

É uma dor de cabeça que será evitada, pois um eventual problema será resolvido na hora, sem ter que esperar pela visita de um assistente técnico.

A empresa estará em harmonia

Como já dissemos, o sistema de gestão empresarial funciona sob a premissa de unir os setores. Isso quer dizer que nenhum setor agirá “às cegas”. As informações são partilhadas, facilitando a ação conjunta entre as diferentes frentes de trabalho. Tudo isso converge para uma comunicação eficiente e estratégias totalmente funcionais.

Nada de genéricos: o ERP é feito para você

Existem milhares de gerenciadores disponíveis no mercado. Eles são feitos para o público em geral, tentando abranger o maior número de funções e situações possíveis. No entanto, essa é justamente sua maior falha: ao buscar contemplar tudo, sempre deixará o específico de lado.

Como imaginar um e-commerce do setor de eletrônicos que não tem um gerenciador que lide com as peculiaridades da tecnologia? Ou um e-commerce de vestimentas que não consiga catalogar suas vendas de acordo com o tipo de roupa e tamanho? Por isso, o ERP oferece a melhor solução: exatamente a que você precisa. Levando em conta o ramo da empresa e a sua realidade, oferecerá um serviço de gerenciamento empresarial de excelência.

Conclusão 

As razões de se adotar um ERP via SaaS são bastante relevantes para que o negócio cresça de maneira organizada e segura. 

O futuro do negócio começa nas pequenas ações que facilitam o trabalho diário e fazem o gestor ter uma visão mais ampla sobre a empresa.