Você sabia que o business intelligence (BI) pode ser muito útil para a sua empresa? 

Há algumas décadas, era possível fazer sucesso apenas apresentando um produto/serviço de qualidade e contando com a divulgação dos seus clientes. No entanto, na era digital, essa realidade mudou completamente.

A concorrência é muito mais acirrada e o consumidor muito mais ativo no processo de compras. Por isso, qualquer diferencial é bem-vindo para melhorar seus processos e ganhar competitividade.

E o BI é o processo que pode te ajudar a descobrir os pontos positivos e negativos do seu negócio, para que você possa potencializar seus diferenciais e melhorar as falhas operacionais. 

Quer saber mais sobre isso? Então, continue lendo este artigo até o final para descobrir:

  • o que é business intelligence;
  • quais os pilares do BI;
  • principais vantagens para seu negócio;
  • como aplicar bi em uma empresa;
  • exemplos reais do uso de BI;
  • ferramenta de business intelligence;

O que é business intelligence?

Business Intelligence (BI), termo que pode ser traduzido como “inteligência de negócios” ou “inteligência empresarial”, é um processo que visa a coleta, organização e análise de dados relevantes para a gestão de uma empresa. 

Em resumo, as técnicas e ferramentas de BI trabalham com dados brutos e desestruturados para transformá-los em informações úteis para o negócio, ajudando a:

  • melhorar produtos e serviços;
  • realinhar as estratégias da empresa;
  • prever oportunidades do mercado;
  • identificar gargalos e melhorias;
  • entre outros. 

Quais são os pilares do business intelligence? 

O business intelligence é composto por três pilares: estratégia, análise e operação. Esses pilares consistem nas etapas para aplicar o BI nas empresas, que permite que o método seguido proporcione os melhores resultados possíveis para a organização. 

Abaixo, conheça, em detalhes, como cada um desses aspectos funciona. 

1. BI estratégico

O pilar da estratégia é a que permite otimizar a performance de uma empresa. Basicamente, a estratégia é observar todos os pontos relevantes desde o faturamento do negócio até a satisfação dos clientes. 

Aqui, o objetivo é impulsionar os resultados gerais da empresa. Nesse método, o segredo está em identificar pontos positivos e negativos, as forças e fraquezas da empresa, para potencializar o que é bom, e reestruturar o que não está de acordo com as metas do negócio.

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2. BI analítico

Nesse pilar, o objetivo é analisar os dados que foram coletados, principalmente em relação ao que não está bom, para identificar os problemas, falhas e erros e elaborar planos de melhorias. 

Por exemplo: se foi identificado que o nível de satisfação do cliente diminuiu devido a uma demora na entrega dos pedidos, o setor de BI estratégico irá investigar o cenário e elaborar estratégias para contornar a situação e melhorar a métrica de satisfação. 

3. BI operacional 

Para fechar com chave de ouro, o BI operacional é o pilar em que as estratégias definidas, com base nas análises, são aplicadas. Ou seja, é aqui que os problemas que foram identificados são solucionados

Principais vantagens do BI para os negócios 

Entre os principais benefícios da inteligência de negócios em uma empresa, estão:

  • análise realista do cenário atual do negócio;
  • tomada de decisão mais assertiva e estratégica;
  • maior eficiência operacional.

Análise do cenário atual do negócio

Uma das maiores vantagens de usar BI em uma empresa é conhecer melhor a realidade do seu negócio. 

Ou seja: você pode descobrir informações importantes de como está a sua operação no momento.

Essa análise constante permite que você saiba quais dos seus produtos ou serviços são mais pedidos/usados pelos clientes, como está o atendimento ao cliente, o nível de satisfação dos consumidores, entre outros. 

Dessa forma, você pode descobrir exatamente em quais pontos sua empresa se destaca e em que aspectos a concorrência ganha

Isso sem contar que essa análise é realizada pautada em dados, que são organizados de forma eficiente. Ou seja, mais uma vantagem! 

Leia também: Análise de concorrência: como fazer e a importância para seu negócio

Tomada de decisão mais assertiva e estratégica

Falando em dados, eles não ajudam apenas a entender melhor o negócio, mas também a descobrir o que pode ser mudado, descontinuado ou aprimorado para colocar uma empresa cada vez mais perto do seu objetivo. 

Assim, a tomada de decisão se torna uma tarefa mais fácil, afinal, estará embasada em dados reais e informações concretas (sem o risco de perder dados ou ter resultados imprecisos), o que permite uma maior assertividade. 

Maior eficiência operacional 

Lembra que o terceiro pilar do BI é justamente o operacional? A hora em que as estratégias definidas são colocadas em prática? 

Como essas estratégias são baseadas em análises de dados e informações, consequentemente o setor operacional consegue ser mais eficiente, mais assertivo e mais produtivo. 

Logo, a melhora na eficiência operacional é mais um dos benefícios do business intelligence.

Como aplicar business intelligence em uma empresa? 

Para utilizar o business intelligence em seu negócio, você precisa seguir alguns passos:

  • coleta e organização de dados;
  • análise e leitura dos dados;
  • aplicação das estratégias;
  • acompanhamento das ações.

Seguindo essas etapas, uma empresa pode definir estratégias mais assertivas e sólidas para o crescimento do negócio, baseado em informações concretas e úteis. 

A seguir, veja cada um desses passos em detalhes. 

1. Coleta de dados

Todos os dias, seu negócio gera diversos dados, seja sobre suas operações, produtos/serviços, transações comerciais, seus clientes e funcionários, dados financeiros e muito mais. 

Uma das finalidades o BI é não permitir que esses dados se percam, principalmente se eles podem contribuir para as novas decisões da empresa. Logo, o primeiro passo é coletar esses dados e agrupá-los. 

Esse levantamento de dados precisa ser eficiente, inteligente e preciso, por isso, é bastante comum que as empresas utilizem ferramentas de BI.

Esses sistemas permitem que as informações sejam coletadas de forma ágil e bem armazenadas, além de aumentar a segurança do processo ao evitar erros humanos que poderiam acontecer (duplicação de dados, informações despercebidas, etc). 

Um exemplo de ferramenta que pode contribuir para essa etapa é o ERP, um sistema que centraliza dados de diferentes áreas da empresa, como finanças, vendas, etc

Como o sistema centraliza essas informações em um único local, fica mais fácil analisar esses dados, que é a etapa seguinte. 

2. Análise e leitura dos dados

Depois que os dados são coletados e organizados, o passo seguinte é analisar cada um deles para transformá-los em insights úteis.

Aqui, o segredo é filtrar o que pode gerar informações relevantes para o negócio, e o que não faz tanta diferença nas tomadas de decisões. 

Essa é uma das partes mais importantes na aplicação de BI em uma empresa, pois dados irrelevantes podem tornar a leitura mais complexa, enquanto dados cruciais, caso esquecidos, podem prejudicar as escolhas futuras. 

Por isso, toda atenção ainda é pouca nessa etapa! 

Também é nessa fase em que a equipe começa a tirar insights dos dados e definir as estratégias que irão pautar as tomadas de decisão da empresa. 

E isso vale para qualquer área do negócio: atendimento ao cliente, vendas, suporte, gestão, entre outros. 

3. Aplicação das estratégias

Com as ações em mãos, é hora de implementar. 

Depois do estudo dos dados, é importante juntar todos os setores da empresa para definir quais estratégias podem ser colocadas em prática para solucionar problemas, falhas e melhorar os pontos positivos. 

Por exemplo: se as informações apresentaram uma demora no atendimento ao cliente que, consequentemente, afeta o nível de satisfação, você deve pensar em ações para melhorar o atendimento, tornando-o mais eficiente e rápido, de modo que o cliente fique mais feliz com o suporte recebido. 

E esse processo deve ser feito em todas as áreas que apresentaram índices baixos ou indesejados. Aqui, você e sua equipe precisam colocar a cabeça para pensar, e o foco é a solução! 

4. Acompanhamento das ações

Por fim, o ciclo do BI finaliza (e recomeça) no acompanhamento das ações. Nessa etapa, o objetivo é observar se as estratégias estão dando certo, proporcionando o resultado esperado. 

Se sim, a ideia é melhorá-las ainda mais. 

Senão, é hora de rever os dados, pensar em novas ações e colocá-las em prática. Ou seja: o ciclo começa de novo! 

Ou seja, o BI não se trata apenas de armazenamento de dados, mas também da análise das ações, que foram definidas baseadas nas informações obtidas, para entender se estão aproximando a empresa de seus objetivos. 

Esse é um processo cíclico e contínuo, um monitoramento diário que ajuda a melhorar estratégias, alinhar metas e otimizar as operações. 

Leia também: Conheça as 6 métricas de desempenho do seu negócio

Exemplos de business intelligence na prática 

Agora que você já sabe o que é e como aplicar business intelligence em uma empresa, que tal conhecer alguns exemplos práticos desse conceito? 

Abaixo, veja casos reais em que o uso do BI ajudou na conquista de objetivos. 

Seleção Alemã 

Se você acompanha futebol, deve se lembrar da vitória da última vitória da Alemanha na Copa do Mundo, que aconteceu em 2014. 

Agora, o que você provavelmente não sabe sobre esse assunto é que o business intelligence contribuiu muito para essa vitória.

Isso porque a comissão técnica da seleção utilizou a metodologia e ferramentas de BI para analisar o desempenho dos jogadores e decidir quais irão jogar em cada rodada, os esquemas táticos, etc.  

E mais: os auxiliares também utilizaram o BI para analisar os times adversários, o que permitiu uma previsibilidade maior de seus jogos e comportamentos

Essas escolhas mais assertivas do técnico permitiu que o time disputasse a final do torneio e levasse o troféu para casa. 

Fiat 

Outra empresa que já faz uso de BI há anos é a Fiat, que em 2011 conseguiu colocar seu lançamento na posição de “carro do ano” utilizando a organização e análise de dados a seu favor.

O carro Uno, um dos modelos mais famosos da marca, foi desenvolvido com base nas características que os consumidores mais desejavam/valorizavam. 

E isso foi possível porque a Fiat utilizou o conceito de BI para coletar dados sobre a preferência dos clientes e transformá-los em informações valiosas. 

Dessa forma, a empresa conseguiu criar um carro que atendesse às expectativas dos clientes, aumentou a satisfação dos consumidores e, claro, ganhou destaque como o melhor carro de 2011 — e segue sendo considerado um ótimo veículo! 

Ferramenta de business intelligence 

As ferramentas de business intelligence nada mais são que sistemas que coletam e processam uma grande quantidade de dados.

Esses sistemas ajudam a transformar os dados em informações, que podem ser convertidas em relatórios, painéis, gráficos e outras versões que facilitam a análise.

E quais são essas ferramentas? Bom, existem diversos softwares que podem ser usados para essa finalidade, e o ERP é um deles.

Basicamente, o ERP integra os dados e processos de qualquer empresa, deixando tudo organizado em uma única plataforma, possibilitando mais automação e rapidez na análise das informações.

Esse é o caso do sistema do Bling, que fornece dados valiosos para o seu negócio. Em nossa plataforma, você pode conferir:

  • informações de entrada e saída de mercadorias;
  • vendas realizadas em todos os marketplaces em que sua empresa está ativa;
  • registro de pagamentos realizados e recebidos;
  • dados sobre envio de produtos;
  • entre outros. 

Demais, não é? Se você quer conhecer o ERP Bling, na prática, faça um teste gratuito e entenda como o sistema pode te ajudar a implementar o BI em seu negócio!