A precificação de produtos é um processo extremamente importante na vida de lojistas e empresários que desejam obter lucros de seus negócios e crescer de maneira sustentável. Saber o preço certo exige um estudo para aliar competitividade, atratividade e lucratividade para o seu negócio. Errar neste estudo de precificação de produtos ou mesmo não dar a devida importância poderá ser a diferença entre o crescimento ou queda financeira.

Nesse artigo especial, vamos ajudar você a entender o que é esse processo e como simplificar de maneira rápida e clara.

Por que é essencial precificação de produtos?

Antes de qualquer coisa deve-se entender que ela é realmente um dos itens mais importantes para seu negócio. E quanto isto for compreendido você dará o valor suficiente para esse processo.

Processo? Sim, a precificação para alcançar o preço certo é muito mais que simples operações matemáticas. Ela é um processo complexo e desta forma deve ser tratada com total atenção e cuidado. Gerenciar preços competitivos é o que seu concorrente com certeza está fazendo. E assim como você e sua empresa, o concorrente também está lidando com custos, comissões, impostos, taxas de cartão de crédito, débito, pagamentos que acontecem a vista e à prazo. Pois estes têm impacto direto na formação de preços.

De forma resumida o preço representa o financeiramente o valor que você deseja dar a seu produto. Englobando diversos itens como concorrência, impostos, despesas, custos, margem de contribuição, competitividade e etc. Caso imagine que o preço é a simples soma de lucro sobre o custo, você está enganado. Este engano pode sim levar a um saldo negativo no final do mês.

O que é precificação?

A precificação é manter-se na concorrência equilibrando crescimento através de uma simples rotina estratégica.Mas o que devo levar em consideração para fazer uma precificação eficiente de produtos?

Custo

Engloba os diversos pontos para a produção ou compra de produtos, embalagens, matéria prima, frete, mão de obra direta ou indireta, brindes e impostos. Para isto criamos uma planilha que poderá ser de grande auxílio. Baixe nossa planilha de Custos de Produto e certifique-se que está com o custo correto.

Impostos e Comissões

Outros fatores de suma importância são os impostos, taxas e encargos governamentais, marketplaces, canais de venda, comissões e premiações de nossa equipe de venda. Que jamais devem ser esquecidos para que tenhamos o preço certo. Já que estão ligados a boa parte da porcentagem em nossos produtos.

Taxa de Cartão de Crédito/Débito/Antecipação de Recebíveis

Além das comissões, é muito importante levar em consideração o quanto de taxa pagamos para as administradoras de cartão e métodos de pagamento.

Concorrência

O preço é uma análise estruturada de custos e lucro, juntamente com atenção ao mercado e a concorrência. Desta forma manter preços competitivos é de suma importância para sua saúde financeira e por consequência permanência no mercado. E com o consumidor cada vez mais conectados a aplicativos e a internet nossa atenção deve ser redobrada. Pois qualquer pesquisa de preço está a poucos cliques ou deslizes de tela.

Precificação de produtos

Posso tornar esse processo simplificado?

Há diferentes estratégias interessantes de precificação de produtos que merecem ser citadas. A técnica de precificação muda conforme fatores como necessidade do negócio, sazonalidade, estoque, fatores climáticos, estação do ano, datas comemorativas, preços da concorrência, etc.

Agir com estratégia é parte importante e algumas merecem sua atenção. Afinal a precificação deve ser ajustada conforme algumas características importantes como o tipo de negócio, preços da concorrência, estoque, sazonalidade, estação do ano, datas comemorativas, e outras mais.

Para tornar mais simples seu entendimento, separamos algumas técnicas diferentes:

Markup

Consiste na análise dos custos relacionados a produção, venda, atendimento, distribuição e publicidade de um produto acrescido da margem de lucro que se deseja obter. É a mais simples técnica. Alternativa para falta de conhecimento de gestão gerencial, e representa um grande risco ao empresário, pois não necessariamente um produto com um markup de 2x representa 50% de lucro no fim da venda. Muitas vezes é bem menos que isso.

Valor percebido

Nesse modelo de precificação de produtos, apelamos para precificar mediante ao PREÇO que o cliente vê baseado no valor que agregamos no produto comercializado. Quando um produto ou serviço atende as expectativas e necessidades do consumidor, ao satisfazê-lo é possível estabelecer um elo de confiança e uma maior valorização do preço de venda. Existem diversas formas que o valor percebido pode impactar diretamente o preço de seu produto como: marca, atendimento, bom design, embalagem diferenciada. Muitas vezes é arriscado pois não necessariamente seu cliente pode aceitar o preço fornecido sem antes sua marca ter a devida notoriedade para justificar o mesmo.

Análise da Concorrência

Um modelo muito usado por muitos lojistas é a precificação baseada em concorrência. Identificar e analisar o preço do concorrente, equiparar ou praticar um preço inferior. De todas as práticas de precificação é a mais arriscada, pois você pode acabar vendendo produtos com prejuízo. É extremamente importante, não só na análise de concorrência, mas no markup e valor percebido, a aplicação do conceito da próxima técnica: a margem de contribuição.

precificação de produtos

Margem de contribuição

A margem de contribuição é a mais recomendada técnica para formação de preço. Ela determina o quanto “sobra”, dentro do custo de venda, após serem descontados custos e despesas variáveis.

Mas como se calcula? A fórmula básica é Margem de contribuição = Valor de venda – Custos e Despesas variáveis diretas do produto (impostos, comissões, taxas). Ou seja, o lucro real da venda do produto.

É o melhor método flexível para formação de preços, pois permite que altere sua margem em períodos competitivos. Mas que ainda cobre custos. Caso queira conhecer melhor essa fórmula, desenvolvemos o Guia Completo de Formação de Preços no Varejo que você pode baixar gratuitamente.

Como simplificar a precificação de produtos?

Boa parte das empresas faz esse processo de precificação de produtos em planilhas e escolhe uma das técnicas como padrão. O Preço Certo é uma plataforma de formação de preços e análise de indicadores financeiros para seu negócio. Descubra e defina seus preços de maneira competitiva e lucrativa, analisando o impacto deles nos principais indicadores financeiros da sua empresa com nossa plataforma: www.precocerto.co

E a precificação de produtos pode ser ainda mais simples quando o Preço Certo é integrado a um ERP como o Bling. O sistema pega informações de produtos e notas fiscais eletrônicas via API. Assim, fica muito mais fácil e rápido gerir a parte financeira da sua empresa. Isso tudo com apenas alguns cliques!

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