Gerenciar o estoque da sua loja para as datas comemorativas do segundo semestre pode ser um desafio, caso você não tenha um bom planejamento. Por isso, alguns métodos precisam ser criados a fim de evitar prejuízos e atender adequadamente os consumidores que chegam até o seu negócio.

Considerando o atual cenário econômico do país, em que as compras sugerem mais controle, é possível que parte do seu estoque fique estacionado. Separamos algumas dicas para evitar esse e outros problemas na sua loja — e garantir mais vendas. Acompanhe!

Quais são as principais datas comemorativas do segundo semestre?

Para que você e o seu negócio estejam melhor organizados, listamos as principais datas comemorativas a partir de julho. Confira a seguir e programe-se!

Julho

  • 20 — Dia do Amigo
  • 26 — Dia dos Avós

Agosto

  • 11 — Dia do Estudante
  • 13 — Dia dos Pais

Setembro

  • 30 — Dia da Secretária

Outubro

  • 12 — Dia das Crianças
  • 15 — Dia do Professor
  • 31 — Halloween

Novembro

  • 24 — Black Friday
  • 27 — Cyber Monday

Dezembro

  • 24 — Natal
  • 31 — Ano Novo

datas comemorativas

Como é o comportamento dos consumidores nesses períodos?

É notório que os consumidores não trazem manual de instruções, mas alguns padrões podem se repetir em determinadas épocas do ano e datas comemorativas. A melhor análise desses cenários ajuda você a preparar a sua loja e evitar eventuais prejuízos.

Em uma época como o Dia dos Pais, a busca de itens masculinos obviamente cresce. Mais da metade dos compradores pode se voltar para a aquisição de itens pessoais, como roupas, perfumes, sapatos e relógios. O intuito, no entanto, não é gastar muito. E o planejamento de compra não costuma ser muito prévio.

Em épocas de menor movimentação, como o Dia do Amigo e o Dia da Secretária, as ideias para as consideradas “lembrancinhas” ou itens de papelaria ganham maior proporção. É importante cativar o consumidor e lembrá-lo dessas datas, as quais muitos até desconhecem. Sempre há alguém para presentear, e a decisão de compra pode ser impulsiva.

Em datas de grande volume de compras, como o Natal, a preparação da loja deve ser feita com bastante antecedência. Se possível, logo após ou já durante a Black Friday. Essa antecedência é importante, pois as lojas virtuais podem sair na frente no momento de compras de presentes para a época e acirrar a concorrência.

Leia também: Dicas valiosas para participar da Black Friday

O Natal é uma oportunidade em que o consumidor faz diversas compras, de vários segmentos. E é preferível que o gasto não seja acumulado. Se a loja estiver preparada, e anunciando a data com antecedência, ele poderá iniciar as compras o quanto antes, em vez de concentrá-las na reta final do período natalino.

datas comemorativas

Como aumentar vendas e fortalecer o back office?

Toda ação de vendas requer um bom planejamento. No período de datas comemorativas, isso não é diferente. Para que a sua loja esteja com o estoque preparado para atender às demandas e evitar que produtos sazonais fiquem parados, é preciso pensar em ações diferenciadas.

Para uma gestão de estoque prática e eficiente, o estudo deve ser constante. Dessa forma, é possível “prever o futuro” em alguns episódios.

Tenha como base os históricos dos anos anteriores e esteja atento às mudanças do mercado, para equilibrar seus custos de aquisição de material e fazer com que tenham mais saída. A organização evita (ou, pelo menos, atenua) os prejuízos.

Foque em ofertas, abatimentos bem pensados de preços e ocasionais brindes. A promoção é uma forma incrível de aproveitar as datas comemorativas, destacando-se entre as outras opções no mercado.

Lembre-se de que ações promocionais só funcionam se a clientela souber que elas existem, então se comunique mais e melhor. Enviar e-mails e compartilhar nas redes sociais podem ser ótimas ideias.

Um bom software de gerenciamento de estoque pode ajudar nas atividades de back office (ou equipe de retaguarda). O programa auxilia em todo o controle de compras e vendas, gerenciando o setor financeiro de maneira muito mais prática do que depender de inventários à moda antiga.

Ciente de toda essa informação, é chegada a hora de se preparar! As datas comemorativas do segundo semestre estão batendo à porta. Que tal aproveitar para conhecer as soluções da Bling! para gerenciamento de estoque?