atendimento gratuito para MEI

As microempresas individuais (MEIs) têm se tornado responsáveis por boa parte do crescimento econômico e social do país, tendo melhorado assim a vida de muitos brasileiros.

Em troca, para ajudar esses microempreendedores, são disponibilizados vários canais online e por telefone para tirar todo tipo de dúvida que um MEI possa ter. E isso ainda de forma totalmente grátis! Confira aqui quais são os principais canais de atendimento gratuito para MEI:

Portal do Empreendedor

O Portal do Empreendedor procura ajudar na dinamização da atividade empresarial no país com atendimento gratuito e informações de qualidade e de credibilidade. Sobre os mais diversos assuntos que estão ligados direta ou indiretamente ao setor.

Se você ainda não é um MEI, é junto do Portal do Empreendedor que pode dar os seus primeiros passos para se tornar um microempreendedor individual. O Portal do Empreendedor te ajuda desde o comecinho, ainda no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Possibilitando assim facilidades como a abertura de conta bancária, emissão de notas fiscais e solicitação de empréstimo bancário para investir no seu negócio.

No portal, você ainda encontra informações detalhadas sobre os tipos de empresas de natureza jurídica aqui no Brasil como, por exemplo:

  • Os requisitos para abrir sua própria MEI;
  • quais os benefícios a que você, microempreendedor, tem direito;
  • e quais são os impedimentos para sua microempresa;
  • bem como informações sobre como abrir, alterar, dar baixa e como formalizar a sua microempresa individual

Tudo isso no intuito de criar um ambiente mais propício para negócios no Brasil.

Sebrae

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, também conhecido como Sebrae, é um órgão civil sem nenhum fim lucrativo que trabalha como um serviço social autônomo. Oferecendo atendimento gratuito.

O Sebrae, como instituição técnica, trabalha distribuindo conhecimento, experiência e treinamento para ajudar aos empreendedores, independentemente de sua posição no mercado. Ou seja, o Sebrae é voltado para o desenvolvimento de programas cujo objetivo é o fortalecimento das micro e pequenas empresas.

Empreendedores procuram o Sebrae para se informar sobre:

  • Que tipo de negócio abrir;
  • como escolher um bom ponto comercial;
  • quais são os riscos existentes naquele negócio;
  • e, ainda, para obter experiência.

O Sebrae também oferece cursos de especialização em diversas áreas para criar novos empreendedores e ainda ajuda oferecendo o acompanhamento de um consultor Sebrae.

Previdência Social

A Previdência Social é um seguro destinado aos contribuintes. A instituição é pública, fornece atendimento gratuito para MEI. Com o objetivo de reconhecer e garantir os direitos aos seus segurados.

A renda que fica acumulada lá pelo contribuinte pode ser usada para apoiá-lo caso se encontre incapacitado de trabalhar, seja devido a alguma doença, por uma invalidez, devido a idade avançada, morte, desemprego involuntário, reclusão e até mesmo em caso de maternidade, para as mulheres.

O empreendedor pode procurar a Previdência Social pessoalmente na sua cidade, através do portal online ou pela Central 135. Nesses canais, são atendidos os contribuintes individuais, facultativos, os segurados especiais e os empregados domésticos.

Já procurou ajuda em alguns desses canais de atendimento gratuito para MEI? Como foi a experiência? Conte para a gente nos comentários!