Internet de melhor qualidade, smartphones, tablets, troca de mensagens instantâneas, mas tempo curto, medo de perder tempo, dificuldade para se organizar, preocupação com a segurança física e na troca de informações. Bem-vindo ao século XXI! São tantas mudanças que se fez necessário uma modernização em vários processos. Inclusive na emissão de nossos documentos fiscais. Atualmente presenciamos a mudança gradual no processo da emissão de nossos cupons fiscais, deixando de ser cupom fiscal físico. Saiba a importância da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conheça a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

O processo, por ser mais moderno, também é bem simples. No momento da compra de um produto ou prestação de serviço, há ou não a emissão de um comprovante (Danfe NFCe) físico para ser entregue em mãos e, imediatamente, há emissão do cupom fiscal virtual, a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Sendo disponibilizado por e-mail para o cliente. O acesso poderá ser feito também utilizando smartphones e tablets, por meio do código QRcode, código 2D, que estará impresso no comprovante (Danfe NFCe).

Benefícios ao consumidor

Esta Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), ao ser emitida. Além de ser encaminhada ao consumidor, também é reportada à Secretaria Estadual da Fazenda. Já com informações tributárias, otimizando assim o cálculo contábil do comerciante. Com isso, há uma economia de papel, tornando assim uma decisão sustentável, pois não há mais a necessidade de um cupom fiscal físico, com papel especial e outros processos envolvidos na manipulação de uma impressora fiscal.

Esta economia pode ser revertida ao cliente. Além de uma maior confiabilidade nos documentos emitidos, garantias e risco mínimo de ausência do documento fiscal para atender as necessidades posteriores do cliente. Assim, não há mais necessidades de algumas burocracias que retardavam alguns processos no atendimento da necessidade do consumidor.

Benefícios para o comerciante

Para o comerciante a importância da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica também para facilitar a transmissão de informações e estoques, entrada e saída de nota, diminuição de falhas nas informações que transitam no software de controle, acompanhamento dos dados empresariais por meio de uma base atualizada para decisões por meio de indicadores estratégicos, tranquilidade de não ter a dependência de um hardware, como a impressora fiscal, para faturamento de sua empresa. Que havia até mesmo um limite de quantidade de informações armazenadas, redução de custos operacionais. Já que o comerciante poderá analisar a demanda e remanejar a qualquer momento a quantidade de caixas de atendimento ou necessidade em outros processos dentro da loja.

Estamos falando em transações endossadas em tempo real, há maior velocidade do que isso?!

Na verdade, a importância da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é enorme. Ela vem para marcar uma relação de maior confiabilidade nas transações comerciais e traz um novo perfil de consumo: a independência do usuário final. Este é o primeiro passo para novos modelos de negócios. Como cartão fidelidade inteligente com marketing interativo, e vem reafirmar o costume da troca de contatos para comunicação imediata com seu fornecedor, garantia da legalidade e regularidade dos impostos do produto adquirido.

E você, consegue notar mais vantagens com esta mudança? Quer conferir a lista de estados que possuem a NFCe? Comente aqui então!